Cerca de 10 pessoas foram contaminadas com a Doença de Chagas após consumir a açaí, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Cametá, nordeste do Pará.
Siga => A Folha Hoje no Google News
RELACIONADAS
Esses 10 casos foram identificados no último final de semana, e os paciente contaminados com Doença de Chagas estão recebendo acompanhamento médico.
Após a constatação da contaminação por meio do açaí, a Divisão de Vigilância Sanitária da cidade fez a interdição de diversos estabelecimentos que vendiam a fruta na cidade, e foram coletadas algumas amostras para saber a procedência do produto e a a origem da doença.
Assim, devido o perigo eminente, a prefeitura da cidade pede que a população faça o consumo de açaí apenas em estabelecimentos com certificado pela Vigilância Sanitária.
Quais os sintomas da Doença de Chagas?
Saiba quais os sintomas da Doença de Chagas:
- Dor de cabeça;
- Febre prolongada por mais de sete dias
- Mal-estar;
- Náuseas;
- Suspeita da doença por consumo de açaí de procedência duvidosa.
Conheça mais sobre a Doença de Chagas
A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.
Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
As principais formas de transmissão da doença de chagas são:
- Vetorial: contato com fezes de triatomíneos infectados, após picada/repasto (os triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo).
- Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados.
- Vertical: ocorre pela passagem de parasitos de mulheres infectadas por T. cruzi para seus bebês durante a gravidez ou o parto.
- Transfusão de sangue.
- Acidental: pelo contato da pele ferida ou de mucosas com material contaminado durante manipulação em laboratório ou na manipulação de caça.