Cartão de Crédito é um vilão no seu orçamento? Calma lá, estar afundado em dívidas de cartão significa que você é o vilão das seu financeiro e não o seu cartão. Vamos te provar que isso é verdade dando algumas dicas de como tirar vantagem dos cartões de créditos.

É bem comum ouvirmos que cartão de crédito é um vilão, mas em geral esses comentários vêm de pessoas que não sabem gerir muito bem seu orçamento pessoal ou acabam se descontrolando com as compras. Tudo bem é fácil falar, manter o controle quando o impulso de comprar vem é mais difícil, mas é tema para um outro artigo.


RELACIONADAS



O que eu quero dizer é que existem algumas vantagens que pode ter ao fazer compras com o cartão de crédito, além de algumas estratégias que se pode assumir em relação a descontos e pagamentos que são bem úteis no dia-a-dia da sua vida financeira.

Então se você está pensando em cancelar seu cartão de crédito ou está pensando em fazer um segue com A Folha Hoje que vamos te falar 3 dicas para tirar vantagens dos cartões.

Busque cartões de crédito que não cobre anuidade

Dicas para tirar vantagens dos cartões de créditos. (Foto: melhoresdestinos.com)
Dicas para tirar vantagens dos cartões de crédito. (Foto: melhoresdestinos.com)

Sabe aquela taxinha mínima que você paga todos os meses no cartão, pois é a tal da anuidade, ela é uma pedra no sapato que você pode se livrar facilmente ligando para o seu banco e pedindo para cancelar.

Hoje com tantas opções de cartões de crédito disponíveis no mercado, todas as instituições financeiras estão se matando para conseguir o cliente. Entre tantas vantagens que elas oferecem uma das mais comuns é o não pagamento de anuidade.

A anuidade é uma taxa de uso e manutenção do cartão de crédito, por assim dizer, e fica a cargo da instituição financeira decidir pelo valor e se será cobrada. Acontece que quando você passa o seu cartão de crédito, é cobrada uma taxa ao dono da maquineta também, ou seja, o banco está ganhando em dobro, de você e do vendedor.

Além do mais você já paga diversas outras taxas, então não é uma anuidade a menos que vai fazer o banco quebrar. Caso seu cartão de crédito possua anuidade ou dispõe de um valor mínimo para ficar isento da anuidade entre em contato e peça para cancelar. Se eles negarem, cancele o cartão de crédito e faça outro, como eu disse existem diversas opções no mercado.

Vantagens de pontos, milhas e cashback

Certamente você já ouviu falar de pessoas que simplesmente não pagam mais por passagens aéreas. Isso é um fato. Cartões de crédito oferecem algumas vantagens e a possibilidade de receber milhas e pontos é uma das melhores delas.

Quando você faz compras em determinados cartões de crédito, eles dão de volta uma pontuação que pode ser trocada por milhas, que por sua vez são usadas para comprar passagens áreas. Se viajar é algo que faz parte dos planos ou rotina essa é uma ótima opção. Aliás tem pessoas que vendem suas milhas, e ganham dinheiro com isso.

Outros cartões oferecem a troca de pontos por programas de produtos, mas esses já não valem tanto a pena, uma vez que para obter algum produto você precisa de uma pontuação muito alta. Então se seus custos no cartão de crédito são baixos, não vale a pena tentar trocar pontuação por produtos.

Talvez nessa caso seja mais interessante pensar em cartões com programas de cashback, ou seja, do valor da sua fatura uma pequena porcentagem do dinheiro retorna para você. Mas fique atento sempre observe se você está recebendo esses pontos ou o cashback, se seu banco parar de dar essas vantagens entre em contato e exija seu direito.

Cartões de crédito com desconto na primeira compra

Você já entrou em alguma loja que te ofereceu um cartão de crédito com desconto na primeira compra? Esse é uma ótima oportunidade! Compras com desconto são sempre uma vantagem para o comprador e algumas lojas usam desse artificio para capturar um cliente para o cartão.

Então sim, se alguém te oferecer um cartão de crédito com desconto na primeira compra aceite, faça a compra e depois cancele. Isso mesmo cancele. A única vantagem que você iria receber era o desconto na primeira compra, você ganhou: pague a fatura e depois cancele.

O principal motivo é que provavelmente esse cartão vai te cobrar alguma anuidade ou seguro que ficará se acumulando. Como você não fará mais que uma compra nele não irá gerar fatura e certamente esquecerá de pagar essa taxa chatinha. Ela irá cumular juros e você já sabe da bola de neve.

Uma dica extra para fechar com chave de ouro é: nunca compre no cartão de crédito sem ter o dinheiro. Utilize o cartão sempre para tirar vantagens, mas nunca faça compras sem ter o dinheiro para pagar, porque uma hora de comprinha em comprinha, parcelamento em parcelamento você perde o controle e aí sim o cartão de crédito será seu vilão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui