5 dicas infalíveis para manter o cabelo brilhoso e bonito no verão
Chega o verão, calor aumenta e as idas à praia se tornam frequentes, mas quem acaba sofrendo é o cabelo e para mantê-lo brilhoso e bonito é preciso conhecer 5 dicas valiosas.
G M Rhaekyrion - 15 de Janeiro de 2020 às 16:12:18

Chega o verão, calor aumenta e as idas à praia se tornam frequentes, mas quem acaba sofrendo é o cabelo e para mantê-lo brilhoso e bonito é preciso conhecer 5 dicas valiosas.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE NEWS

Independente do tipo de fio que possua, seja liso, cacheado, ou crespo, o cabelo sofre com uma série de ações ambientais do dia-a-dia e quando chega o verão algumas dessas ações podem acabar prejudicando a estrutura do seu cabelo.


RELACIONADAS



Primeiro pelos raios solares, que danificam as cutículas da fibra capilar, aumentando a sua exposição e reduzindo a proteção natural.

5 dicas infalíveis para manter o cabelo brilhoso e bonito no verão
(maxima.uol.com.br)

Sendo assim, o cabelo perde hidratação e os pigmentos oxidam, deixando com aspecto mais claro, mas ressecado.

Depois vem a ação dos ventos, que acumulam resíduos no cabelo e embaraçam os fios. Então vem o mar ou a piscina, que podem desnutrir, quebrar e desidratar os fios.

Mas não é apenas para quem vai para a praia, quem trabalha em lugares com ar-condicionado e saem do ambiente frio para o exterior mais quente, também passa por todos esses efeitos.

Além de que o ar-condicionado também resseca bastante o cabelo.

Sendo assim, separamos as 5 dicas infalíveis para mante o cabelo brilho o bonito no verão, indo ou não para a praia.

1 – Use protetor UV
5 dicas infalíveis para manter o cabelo brilhoso e bonito no verão
(carolsouza.com.br)

Do mesmo modo que você passa protetor solar na pele, deve passar protetores contra raios UV no cabelo.

Existem vários cremes para pentear e óleos reparadores de ponta que contém proteção UV. Indico que use o creme de pentear, pois ele também mantém a hidratação do fio.

Usar produtos com proteção UV reduz os danos causados pelos raios solares e mantém a cutícula do seu fio mais protegida.

Além disso, você pode usar de óleos vegetais para umectar o cabelo antes de ir para a praia. Como o óleo de rícino com óleo de coco, por exemplo.

Eles vão zelar a estrutura do seu fio, proteger do ressecamento, dos raios solares e ainda trabalham alimentando seu folículo piloso.

Então, aposte em uma boa umectação antes de ir a praia.

2 – Shampoo e condicionador hidratantes
5 dicas infalíveis para manter o cabelo brilhoso e bonito no verão
(youtube.com)

Mesmo para quem já faz um cronograma capilar bacana e usa suas máscaras, o ideal para quem está abusando do sol é usar shampoos e condicionadores que tenham potencial hidratante.

Isso ajuda a restaurar a fibra capilar e ainda sela as cutículas abertas.

Agora, tome cuidado para verificar se os produtos são 100% liberados e orgânicos. Produtos que contém sulfato e parabenos danificam o fio.

Outro detalhe é: não exagere na lavagem e não use demasiadamente shampoo anti-resíduos, eles tendem a “limpar” até os nutrientes importantes para a saúde do seu fio e só são indicados para quem tem problemas graves com caspas e oleosidade intensa no cabelo.

3 – Aposte em hidratação e nutrição no mesmo dia
5 dicas infalíveis para manter o cabelo brilhoso e bonito no verão
(vix.com)

Após sua ida a praia ou seu dia de sol, faça uma misturinha com sua máscara de hidratação e a de nutrição juntas.

Unir as duas etapas do cronograma capilar vai revitalizar seus fios, oferecer mais vitaminas e recuperar as cutículas que foram lesadas durante a exposição solar.

Veja Também:

+Tendências de corte para cabelo cacheado curto em 2020
+Hidratação caseira de mel para cabelo cacheado ressecado

Então, se está naquela temporada de praia, faça essa mistura e aplique no cabelo ao menos duas vezes na semana, deixe agir por 30 minutos e finalize como preferir.

É muito importante que tenha essa atenção redobrada na hora de reaver a hidratação e os nutrientes do cabelo e juntar as duas etapas é um segredo infalíveis para conferir brilho e deixar o cabelo sedoso.

4 – Não abuse do chapéu
(elo7.com.br)

Chapéu é excelente para proteger o rosto do sol, também proteger o couro cabeludo, mas não abuse dele.

Pois abafar a raiz do cabelo pode aumentar a oleosidade, acumular resíduos indesejados e ressecar a base do fio.

De tempos em tempos tire o chapéu, deixe seu couro cabeludo respirar, então torne a usar.

Mas, lembrando, o uso de chapéu não exclui a necessidade de proteção UV no cabelo. E não se deve usar chapéu com o cabelo molhado, pode dar caspa e dermatites, além de aumentar a queda capilar.

5 – Não prenda o cabelo molhado
(mundo-de-carla.webnode.com)

Se você é daqueles que vai tomar banho de mar ou piscina com o cabelo preso, ou prende depois do banho, não faça mais isso.

Quando se está exposto ao sol e aos banhos de mar ou piscina seus fios ficam mais frágeis e a tendência é quebrar quando repuxado e preso.

Solte suas mechas, tome seu banho em paz, então, vá cuidar dos fios em casa. Não faz mal deixar os fios soltos.

Uma dica brinde é: após o seu mergulho no mar ou piscina passe um creme de pentear hidratante no cabelo inteiro, enluve bem e pronto. Seus fios ficam protegidos da ação danosa do mar.

Espero ter ajudado!

Siga nas redes sociais:

Instagram: @afolhahoje

Página do facebook: @afolhahoje

Grupo do facebook: A Folha Hoje – Beleza

VEJA TAMBÉM



Postado por: G M Rhaekyrion
Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.