Você deve ter notado que a prática de atividade física é comum por jovens e adultos, com o intuito de perder peso, entrar nos padrões de beleza, sentir-se bem e melhorar os níveis de saúde.

A caminhada é o exercício mais comum, entre quem deseja iniciar os exercícios físicos levemente, com variação ao nível de intensidade essa atividade física pode ser um aquecimento para exercícios musculares ou pode ser feita exclusivamente com os cuidados com a sua saúde.


RELACIONADAS



É de grande importância ir ao médico antes de qualquer atividade física, assim como nutrólogo ou nutricionista para melhorar o seu quadro alimentar e instruções de profissionais de educação física, para que sua atividade esteja padronizada as tuas necessidades e limitações.

Antes de iniciar, é indicado faça o alongamento muscular, logo após comece sua caminhada lentamente, em ritmo leve em média cerca de 5 minutos, mantenha-se hidratado. Aumente o ritmo progressivamente e nos últimos 10 minutos reduza o ritmo até parar, não pare bruscamente.

Dicas Para Você Manter O Foco!

5 Motivos Para Fazer Caminhada Sem Perder O Foco - Reprodução-- Internet-
5 Motivos Para Fazer Caminhada Sem Perder O Foco. Reprodução: Internet
  • Como iniciar o foco

Estabeleça o dia de iniciar atividade física, não se cobre pela famosa segunda feira, basta decidir o dia, cumprir uma sequência de 5/6 dias semanais e horários, sem esquecer que o seu corpo necessita de descanso, então ao definir os dias de exercícios não esqueça jamais do descanso.

  • Procure caminhar em locais tranquilos

Se você se sente bem fazendo caminhada na esteira é ótimo, mas se você consegue se sentir melhor ao ar livre, tudo bem também. O que importa é que você pratique sua atividade física em ambiente satisfatório, que te provoque sensação de prazer após o exercício.

  • Celebre pequenas conquistas

Determine uma distância para atingir ou determine um tempo, como por exemplo 45min de caminhada, ao atingir comemore por atingir o objetivo e aumente a meta. Mantenha consistência e a atividade em um breve período será rotina.

  • Pense sempre nos resultados
    Alguns dias são inevitáveis os pensamentos negativos, afinal todos temos dias difíceis e não dá para fugir deles, então a opção é enfrentá-los e começar a pôr as ações do dia em execução. Quando parecer difícil, foque no resultado, você é capaz de conquistar o que quiser, basta agir e não desistir.
  • Tenha Day Off

Tenha um dia semanal para descanso, você pode fazer coisas que te façam ter um momento de lazer, ouça músicas relaxantes. Procure ter uma programação evitando estresse para que você inicie a semana de forma produtiva.  

Benefícios para a saúde com a caminhada

5 Motivos Para Fazer Caminhada Sem Perder O Foco - Reprodução- Internet
5 Motivos Para Fazer Caminhada Sem Perder O Foco! Reprodução: Internet

O maior beneficiado com a prática da caminhada é você, a caminhada é excelente para a prevenção de obesidade, isso ocorre quando o peso do seu corpo está desproporcional à sua altura, ou seja, excesso de gordura provocando aumento do peso.

Atua ainda como fator preventivo a aterosclerose, doença em que ocorre acúmulo de gordura no sangue, impedindo que o sangue chegue corretamente ao seu destino.

Com a caminhada você estará melhorando o fluxo sanguíneo e evitando que as placas se acumulem nas paredes sanguíneas.

Uma terceira prevenção é diante a hipertensão, você já deve ter ouvido falar sobre famosa pressão alta, em que é tratada clinicamente com medicação oral.

O ato de praticar a caminhada ajuda a melhorar o nível circulatório, evitando que os níveis sanguíneos se elevem tornando-o hipertenso e dependente de medicações.

E além disso, essa pratica física pode lhe beneficiar com o aumento da densidade óssea, evitando o desgaste ósseo ao longo dos anos. Esse desgaste é conhecido como osteoporose, mas você pode até evitar com a pratica de um exercício simples como a caminhada.

Jamais esqueça de alongar-se ao concluir sua caminhada, assim você estará evitando lesões e ameniza o leve dolorido que a atividade física iniciante provoca ao corpo, saiba mais sobre como fazer o alongamento perfeito, sem medo de errar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui