6 Dicas para Manter o Controle do Cartão de Crédito – Confira Aqui
O uso do cartão de crédito já é habitual entre a maioria dos brasileiros, no entanto, deve-se ter cuidado para não exceder os débitos e perder o controle.
Joey Phillipe - 28 de Junho de 2020 às 14:37:07

É evidente que o cartão de crédito tornou-se um item essencial no cotidiano de muitas pessoas. Visto que são práticos, seguros e muito convenientes, além de oferecerem aos usuários inúmeras vantagens. Entretanto, podem ocasionar muitas desvantagens também, quando utilizados inadequadamente.

Assim, embora o cartão de crédito possibilite muitas facilidades, a exemplo dos programas de benefícios, concessão de descontos em lojas parceiras e/ou até a devolução de parte do valor pago na fatura mensal, é necessário atentar-se para não perder de vista o seu planejamento financeiro.


RELACIONADAS



Mas, este artigo foi idealizado com o objetivo de, justamente, auxiliar você na utilização do seu cartão de crédito de forma mais correta, contribuindo para que possua um maior controle sobre o seu uso. Fique com a gente, aqui na Folha Hoje, e confira as nossas dicas a seguir.

6 dicas para manter o controle do seu Cartão de Crédito
6 Dicas para Manter o Controle do Cartão de Crédito – Confira Aqui – Foto: Flua

Mas antes de conferir a primeira dica, recomendamos que acesse a guia de cartões e clique no botão azul Criar alerta. Assim você ficará informado sobre os melhores cartões. Depois não esqueça de voltar aqui para conferir as 6 para manter o controle do cartão de crédito.

Dica 1: Organização Financeira

Para manter o controle do seu cartão de crédito em dia, deve-se manter a organização das finanças. Portanto, cultive o hábito de anotar todas as suas despesas e receitas, inclusive as compras com o cartão. Ou seja, todo dinheiro que entra e que sai deve compor suas anotações.

Por meio destas anotações você poderá visualizar um quadro geral das suas finanças e, aí sim, observar onde precisa de alguma ação para que se mantenha o controle financeiro. Além disso, não perderá de vista o quanto está gastando com o cartão de crédito, o que contribuirá para não utilize além do que pode.

Dica 2: Acompanhe as compras com o cartão

O seu planejamento financeiro deve incluir um controle frequente do cartão de crédito, objetivando que se evite as compras por impulso e o consequente endividamento por comprar além da conta.

Então, para evitar apuros, analise o melhor momento para realizar uma compra no cartão, independente de ser para pagamento à visa ou em parcelas, visando o não comprometimento das suas finanças.

Dica 3: Pague à vista

Na maioria das vezes o pagamento à vista é a melhor escolha para quem quer manter o controle financeiro, visto que a dívida é quitada imediatamente após o pagamento da fatura. Além disso, em determinadas situações podem ser concedidos descontos para essa opção de pagamento.

Não significa dizer que o pagamento parcelado não tenha suas vantagens também, mas o pagamento á vista, na maioria das vezes, possui algum benefício extra. Entretanto, deve-se avaliar a situação do seu planejamento financeiro e o limite do cartão para verificar a situação que melhor se aplica.

Dica 4: Evite compras por impulso

Para os usuários de cartão de crédito as compras por impulso são o pior mal, portanto deve-se sempre estar alerta nas situações impulsivas. O ideal é que seja realizada uma análise sobre a referida compra, se vale a pena realmente, se é o melhor momento, se é necessária de fato.

Vale a pena também verificar se não tem uma opção mais barata para adquirir o produto ou serviço desejado. Bem como, se não vale a pena aguardar o momento em que haja uma oferta melhor. Essas medidas podem ajudar a manter o controle com seu cartão.

Dica 5: Negocie a anuidade do seu cartão

Você sabia que é possível negociar a anuidade do seu cartão de crédito? Pois é, basta entrar em contato com a administradora e solicitar o desconto ou até isenção.

Vale destacar, que a fidelidade enquanto cliente e o pagamento das faturas em dia aumentam as chances de maiores descontos. A ação de solicitar desconto da anuidade pode gerar uma boa economia, se pensada a longo prazo.

Dica 6: Tenha uma reserva financeira

Uma reserva financeira costuma salvar muita gente de apuros com o cartão de crédito. Imagine-se programado para pagar a sua fatura mensal, mas inesperadamente surgem despesas ligadas a saúde ou ao seu veículo. Então, a sua reserva age neste momento, salvando o seu planejamento financeiro.

O não pagamento de uma fatura pode resultar em um estrago enorme na sua vida financeira, com a inclusão juros exorbitantes ligados as dívidas do cartão. Portanto, ter uma reserva financeira é essencial para manter o controle com o cartão de crédito, visto que é possível suprir alguma eventualidade relacionada ao pagamento da fatura.

VEJA TAMBÉM



Postado por: Joey Phillipe
Sou redator, curto a área de informática, gosto de games e esportes.