02 de Dezembro de 2019, atualizado ás 19:12

7 alimentos ladrões de energia e que atrapalham a emagrecer



Por: | Saúde

Compartilhar:
         

Na hora de montar nosso plano alimentar muitas vezes não sabemos que determinados alimentos são ladrões de energia e que, ao contrário do que pensamentos, atrapalham a emagrecer.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE NEWS

Por essa razão resolvemos elucidar essa dúvida e trazer 7 tipos de alimentos que são ladrões de energia, roubam a disposição diária, deixando-nos com sono, lentos e sem vontade de trabalhar e/ou estudar.

Calma que a culpa não é sua, isso acontece com frequência, devido a popularidade que certos tipos de alimentos possuem.

Ao longo dos anos as pesquisas e os profissionais da saúde buscam esclarecer a fisiologia dos alimentos e, claro, durante essa história acontece muitas vezes de se contradizerem.

7 alimentos ladrões de energia e que atrapalham a emagrecer
(vidasaude.digisa.com.br)

Acabando no limbo de: sim, pode comer. Não, não pode. É o que aconteceu com o ovo e com o café.

Mas a verdade é que esses estudos são feitos com base em pessoas específicas que possuem um biotipo específico e que não podemos abranger efeitos fisiológicos para uma população inteira.

Sendo assim, viemos mostrar esses 7 alimentos ladrões de energia e frisar que nem sempre o efeito aqui citado pode acontecer.

Vai depender da sua alimentação como um todo, do seu biotipo, do seu metabolismo, da quantidade de água ingerida ao dia e da sua rotina como um todo.

Lembrando que é sempre ESSENCIAL buscar um PROSSIONAL para você saber suas taxas metabólicas e que tipo de organismo possui.

Não assuma estratégias alimentares malucas e nem se diagnostique. Pois, pode prejudicar sua saúde!

Alimentos ladrões de energia

1 – Carboidratos simples

7 alimentos ladrões de energia e que atrapalham a emagrecer
(blog.gsuplementos.com.br)

Os carboidratos simples são aqueles que possuem um pico de glicose maior e que elevam a insulina quando ingeridos.

E esse pico acaba por ser uma fonte inicial de energia, mas logo se esgota e gera cansaço.

Alimentos com farinha branca, por exemplo, vão roubar sua energia se consumidos em excesso.

Esse tipo de alimento só é preferível quando colocado em pré-treino, que seu corpo precisa de uma energia inicial grande para uma atividade física posterior.

Mas quando o assunto é consumir diariamente sem o exercício físico o açúcar no sangue fica muito elevado e o pâncreas libera mais insulina para quebrar todo esse açúcar.

Sendo assim, como a insulina está eleva e seu objetivo é quebrar o açúcar do sangue, ela acaba deixando menos açúcar disponível para energia.

Gerando a consequente fadiga e falta de energia.

2 – Doces

7 alimentos ladrões de energia e que atrapalham a emagrecer
(elo7.com.br)

Seguindo a linha de raciocínio dos carboidratos simples, os doces são ricos em açúcares e dão pico de energia no primeiro momento, então a glicose elevada do sangue é quebrada pela insulina.

Novamente essa quebra gera fadiga e cansaço após esse estado inicial de energia.

É o mesmo pensamento do carboidrato simples.

3 – Sal

7 alimentos ladrões de energia e que atrapalham a emagrecer
(selecoes.com.br)

O sal pode ser um bom aliado e amigo, é um evidenciador do sabor e com certeza necessário no preparo de muitos alimentos.

Mas aquela pitada extra, aquele punhado a mais de sal, pode gerar cansaço e ser o responsável pela sua falta de energia.

VEJA TAMBÉM:

+5 alimentos que atrapalham a emagrecer
+Como manter o foco na dieta e emagrecer durante o Natal

Isso acontece porque o sal aumenta a pressão arterial, gerando uma necessidade de líquido maior e desidratando o organismo.

Como nosso corpo busca a homeostasia, o sal extra bagunça esse equilíbrio e enquanto nosso corpo tenta retomá-lo ele gasta bastante energia e esse gasto gera cansaço e fadiga.

4 – Alimentos gordurosos e frituras

7 alimentos ladrões de energia e que atrapalham a emagrecer
(uol.com.br)

A gordura é uma molécula de difícil quebra e não é ingerida do jeito que é pelo nosso organismo, ela precisa ser quebrada e compactada para ser absorvida pelas células.

Esse processo por si só já gera bastante gasto energético, imagina se você consome muitos alimentos gordurosos e muita fritura diariamente?

Pois é! Vai se sentir fadigado e indisposto.

Isso acontece principalmente pela digestão lenta da gordura, que leva a sensação de sonolência e cansaço.

5 – Café

7 alimentos ladrões de energia e que atrapalham a emagrecer
(blog.chefsclub.com.br)

Agora vai ficar polemico, pois o café é conhecido como estimulante natural e esse efeito funciona no primeiro instante, mas depois leva a sensação de fadiga.

Esse é mais complicadinho de se explicar, pois recruta neurofisiologia e receptores cerebrais.

Vamos lá, nosso cérebro possui vários receptores, que são como comunicadores, que recebem e mandam mensagens para o funcionamento de todo o nosso corpo.

Esses receptores são ativados dependendo do tipo de neurotransmissor se acopla nele.

E a cafeína acaba por obstruir o receptor da adenosina, que é uma substância que ajuda na transferência de energia e na promoção do sono, resultando no efeito estimulante.

Porém, ao mesmo tempo, inibe o efeito da acetilcolina, que aumenta o estímulo muscular e é essencial para a atividade física. Gerando cansaço e debilidade.

Basicamente ele é excelente para o trabalho, manter o foco e a atenção, mas pode atrapalhar a atividade física em certo grau.

6 – Corantes e conservantes

7 alimentos ladrões de energia e que atrapalham a emagrecer
(sabervivermais.com)

Presentes em muitos produtos industrializados, como nuggets, embutidos (salame, presunto, mortadela, peito de peru) e salsichas, eles modificam o funcionamento adequado do organismo, que tenta repor o que os corantes “tiram” no processo de digestão.

É uma cadeia em cascata de processos inflamatórios e oxidantes causados pelo consumo de corantes e conservantes.

Para reverter essa situação, disponibilizamos muitas vitaminas e minerais, fazendo com que o restante do organismo não funcione adequadamente.

Ou seja, estamos ferindo nosso organismo ao ingerir esses alimentos e ele tenta se recuperar desse dano, levando ao cansaço e fadiga.

7 – Refrigerantes

7 alimentos ladrões de energia e que atrapalham a emagrecer
(noticias.uol.com.br)

O refrigerante é um dos ladrões de energia mais temidos.

Alguns maratonistas e ultramaratonistas o utilizam durante provas quando já estão acostumados a seus efeitos, inclusive psicológicos, mas, para o organismo, eles não são bons.

Isso porque o refrigerante, em geral, tem tudo em excesso: açúcar, sódio e corantes. Assim, desencadeia todos os processos já descritos de uma só vez.

Além disso, estudos apontam que o refrigerante ainda pode atrapalhar o padrão de sono, prejudicando o descanso e interferindo na disposição.

Ou seja, o efeito adverso da cafeína também está presente.

É como se você consumisse em uma tigela, açúcar, sal, corantes, conservantes e cafeína.

Então, vai acontecer todos os efeitos em cascata já descritos e por isso atrapalham na disposição e a emagrecer.

Então, o que acharam?

Espero ter ajudado!




G M Rhaekyrion

Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

  

4 Comentários

  1. Edivânia disse:

    Venha fazer parte do time de mulheres que estão emagrecendo até 10kg em 21 dias

    Conheça o método revolucionário que faz perder gordura corporal mais RÁPIDO do que qualquer outro método que Você já tentou.

  2. Alexandre Tiago Schumann disse:

    Muito bom o conteúdo
    Para que procura bom método de emagrecer de forma natural veja isso : EMAGREÇA DE FORMA RÁPIDA E DEFINITIVA !
    CONQUISTE O CORPO QUE SEMPRE SONHOU

  3. Bruna disse:

    Ótima matéria! Show! Deixar um link aqui também pro pessoal que quiser conferir essas cápsulas naturais. Achei super bacana! Sensacional mesmo.