7 erros graves que você deve evitar se quer emagrecer
Por: G M Rhaekyrion / 26 de Janeiro de 2020 às 20:02:34

Looks like you have blocked notifications!

Buscando emagrecer rápido e perder peso, é recorrente as pessoas cometerem erros que acabam atrapalhando esse objetivo, acarretando resultados demorados e, muitas vezes, inexistentes.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE

Mesmo com a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, as mudanças significativas tardam a chegar e muitas vezes o erro está na prática de alguns hábitos, que atrapalham o processo de emagrecimento.

7 erros graves que você deve evitar se quer emagrecer. (Imagem: cescogas.com)

Então vem conferir conosco os 7 erros graves que você deve evitar se quer emagrecer.

1 – Eliminar os carboidratos

Existe uma imagem extremamente negativa a respeito dos carboidratos. Considerados vilões para quem deseja emagrecer, são geralmente eliminados das dietas e planos alimentares.

Mas os carboidratos são a fonte de energia preferida do nosso cérebro e a mais eficiente para manter nosso organismo. São os carboidratos que conferem combustível aos músculos. Precisando estar presente em 2 das 3 principais refeições do dia, sendo essenciais na alimentação.

O que engorda é o excesso da ingestão de carboidratos e a preferência por carboidratos simples. Como as massas de macarrão e pães sem fibra.

Trocar o consumo desses alimentos por raízes (batata doce, inhame, macaxeira) e alimentos mais ricos nutricionalmente (cuscuz, tapioca) é o ideal.

7 erros graves que você deve evitar se quer emagrecer (Imagem: uol.com)

2 – Dietas muito restritivas

Quem nunca resolveu cortar TUDO com a esperança de emagrecer rápido e em pouco tempo? Acho que a maioria das pessoas já apostaram em dietas extremamente restritivas, apegadas a ideia do resultado desejado.

Mas a verdade é que esses planos alimentares muito restritos não garantem resultados duradouros, principalmente por impedirem a ingestão de nutrientes importantes para o funcionamento corporal.

O segredo para emagrecer rápido de verdade é ter uma alimentação balanceada e equilibrada, apostando em alimentos naturais e mais ricos nutricionalmente.

Essas dietas muito restritas não funcionam a longo prazo, acarretando no “efeito sanfona”, que significa engordar todos os quilos perdidos após o encerramento daquele período de restrição.

Aposte em reeducação alimentar, em comer com qualidade.

3 – Pular refeições

A moda do jejum intermitente tem levado as pessoas a passarem horas sem comer, pulando as principais refeições do dia.

Novamente a ideia de que comer menos emagrece é usada de forma errada. Passar horas demais sem comer reduz a quantidade de energia e nutrientes corporal, deixando o metabolismo lento.



Como não tem energia suficiente para se manter, o corpo começa a usar a segunda maior fonte: as proteínas. Pois as gorduras são a última opção que o organismo usa, devido a complexidade da molécula para ser quebrada e transformada em energia.

Então, você pode estar perdendo peso, mas não é aquela gordura indesejada, são seus músculos que estão indo embora.

Além de atrapalhar no funcionamento adequado do intestino, prejudicar o estômago e estressar seu corpo pela falta de energia, que começará a armazenar mais e mais reservas – gorduras – para suprir os períodos em jejum.

VEJA TAMBÉM:

+5 exercícios em casa para emagrecer rápido e queimar gordura
+5 alimentos para emagrecer que não passam de uma mentira

4 – Dormir com fome

A famosa ceia, última refeição do dia, que é extremamente importante para a manutenção do metabolismo elevado e acelerado.

Mesmo que tenha jantado, se sente fome antes de dormir o ideal é que se alimente para sanar essa necessidade. Como tomar um chá, por exemplo, ou um suco, são opções excelentes para esse fim.

Além de prejudicar o sono, levando você a se acordar diversas vezes a noite, e aumenta as chances de exageros no café-da-manhã e demais refeições.

5 – Dispensar acompanhamento profissional

Seja por falta de dinheiro, por falta de tempo, ou por vergonha, as pessoas tendem a buscar receitas e planos alimentares online; profissionais também tentam fazer acompanhamento online.

7 erros graves que você deve evitar se quer emagrecer. (Imagem: prodiet.com)

Mas o que ocorre, na maioria das vezes, é que você não consegue atingir os resultados ideais, uma vez que não está seguindo um plano adequado para o seu organismo. Podendo prejudicar a saúde e alimentar hábitos ruins.

Portanto, seja consciente, busque acompanhamento profissional.

Siga A Folha Hoje nas Redes Sociais:

Instagram: @afolhahoje;

Página do facebook: A Folha Hoje;

Grupo do facebook: A Folha Hoje – Beleza


Postado por: G M Rhaekyrion
Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

Load more

Notícias relacionadas

Receba nossas notícias NO CELULAR

Receba nossas NEWSLETTER

Futebol ao Vivo Receita Notícias Futebol ao Vivo