03 de Fevereiro de 2020, atualizado ás 10:02

7 Motivos Para Você Investir Nos Exercícios Físicos

Por: | Saúde


Ter uma vida saudável é essencial para o bem-estar e reflete positivamente em diversos aspectos da vida cotidiana, como na relação com a família, trabalho e relações sociais. Além de fazer emagrecer com saúde.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE

A tarefa de cuidar do corpo e da mente junto à nossa rotina de trabalho, doméstica ou de estudo pode parecer impossível, não é mesmo?

Porém, hábitos e atitudes saudáveis simples melhoram a saúde, o bem-estar e a autoestima e são fundamentais para uma boa qualidade de vida!

7 Motivos Para Você Investir Nos Exercícios Físicos
(miguellucas.com.br)

Praticar exercícios físicos regularmente, controlar o peso, visitar o médico periodicamente, diminuir o estresse, manter bons hábitos sociais e familiares, incluindo hobbies e atividades de lazer.

Assim como evitar o tabagismo e moderar o consumo de bebidas alcoólicas são ações simples que promovem a saúde e garantem a qualidade de vida.

Outro passo mais importante para manter uma vida saudável é se alimentar corretamente.

É preciso ter em mente que a alimentação deve ser equilibrada. Buscar comer alimentos nutritivos, não exagerar durante as refeições. Aliado, é claro, ao consumo de bastante água durante o dia.

Essas são as melhores dicas para emagrecer com saúde.

Aliás, alimentação e exercícios físicos formam uma dupla imbatível. As calorias extras que você consome são gastas durante os exercícios e, por outro lado, a energia e os nutrientes que utiliza nas atividades físicas são repostos com a alimentação.

Ou seja, um compensa o outro, encontrando o balanço energético ideal para uma vida saudável e fazer emagrecer com saúde.

E com o aporte nutricional adequado, listo a seguir 7 bons motivos para você investir mais nos exercícios físicos. Então, se anime e se cuide!

  1. Funciona mais que somente a dieta quando o assunto é perda de peso, porque a atividade física promove aceleração do metabolismo, que consome calorias até em repouso;
  2. Regula o sono, pois a prática de exercícios libera endorfina, uma enzima que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse;
  3.  Aumenta a libido e a performance sexual, pois melhora a autoestima e o condicionamento físico;
  4.  Reduz o colesterol ruim, pois cataboliza gorduras que circulam pelo organismo;
  5. Controla a hipertensão, pois libera substâncias que causam a dilatação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos;
  6. Melhora a postura, pois, através de exercícios localizados, os músculos das costas e do abdome reeducam o corpo, prevenindo contra dores musculares;
  7. Inibe os resfriados, pois a prática de atividade física fortalece o sistema imunológico.

A prática de exercícios físicos envolve muito mais que estética, uma vez que são inúmeros os benefícios proporcionados a quem pratica algum tipo de atividade. Não é só pensar em emagrecer.

Por exemplo, a prevenção de muitas doenças, agora está ao alcance de nossas mãos, por intermédio de ações bem simples como prática regular de exercícios físicos e uma alimentação saudável.

E as mudanças, na mente e no corpo, podem melhorar a ansiedade, depressão, nervosismo e autoconfiança, melhorando assim o humor.

4 Dicas De Exercícios Físicos Para Você Começar A Praticar

Começar a praticar exercícios físicos pode ser um grande desafio para muitas pessoas.

E os motivos são mais variados possível, e vão desde de uma agenda lotada de compromissos, jornada dupla ou tripla de trabalho, estudos etc.

Reunião com a equipe, replanejamento de metas, almoço, mais trabalho, atividades extracurriculares dos pequenos, trânsito na saída do expediente, ajudar os filhos com as tarefas, jantar, outras responsabilidades antes de se preparar para dormir.

Todas essas obrigações ajudam com o peso na consciência de que é preciso dar conta de tudo, o tempo todo. Haja fôlego! Realmente não é fácil.

Veja Também:

+Emagrecer rápido: conheça 5 aplicativos que ajudam a manter o foco

+Entenda como funciona as 3 famosas dietas para emagrecer rápido

Entretanto, é importante encaixar nesta rotina uma pausa para se exercitar.

Vou listar 4 sugestões para você começar com os exercícios: caminhada, correr, andar de bicicleta e a natação.

3 Dicas Extras Para Você Começar A Praticar

Os exercícios físicos podem ser agradáveis e não precisam ser tediosos. Algumas sugestões podem tornar essa prática de exercícios bem mais prazerosa que se imagina. Mantenha o foco e pense que não se trata apenas de emagrecer com sáude, mas de qualidade de vida.

1.ªFaça uma avaliação física: Antes de mais nada, é imprescindível uma avaliação física e um check-up geral para dar início às atividades. É ela que determinará os limites físicos e cardiovasculares de cada um, importantes fatores para estabelecer uma programação de treinamento segura e eficaz;

2.ª – Escolha o lugar certo para praticar exercícios: Optar por um local próximo à residência ou ao trabalho ajuda a não dar aquela “escapada”. Dê preferência a academias com profissionais formados, que saibam orientar de forma correta, com equipamentos em bom estado e boa higienização é importante para se manter motivado com a atividade

3.ª – Pratique com outras pessoas: Comece a se exercitar acompanhado de um amigo, atividades diversas e em grupo ajudam na motivação e desenvolve mais laços de amizades.

Aproveite as dicas apresentados neste artigo e coloque-as em prática. Mexa-se e comece a trabalhar o seu corpo.

Isso não vai ajudar apenas a emagrecer com saúde, mas também irá melhorar o seu dia a dia!

Artigo escrito por Adilson Barreto do Blog Saúde e Esporte.

Instagram: @afolhahoje;

Página do facebook: A Folha Hoje;

Grupo do facebook: A Folha Hoje – Saúde




G M Rhaekyrion

Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

  

6 Comentários

  1. GABRIELA CARDOSO disse:

    Olá, Tudo Bem?
    Já parou para pensar que todo mundo fala a mesma coisa? Aah Para Emagrecer Você Precisa Fechar A Boca Blá Blá Blá. Eu vou te provar que é possível sim você emagrecer e secar a barriga sem passar fome, sem fazer dietas malucas, mesmo se você tiver pouco tempo, sem nenhum tipo de medicamento que só vai prejudicar sua saúde e além disso, não irá te trazer resultados nenhum. Nosso Método É Inovador e já ajudou milhares de pessoas a emagrecer

    Veja Oque Realmente Acontece se Você Tentar Emagrecer Parando de Comer

    Segundo especialistas da área de nutrição, a ideia de que ficar sem comer emagrece é um mito, na verdade, quem entra em uma dieta de privação de comida consegue emagrecer no início. APENAS. Você quer passar por todos esse problemas e depois voltar a engordar de novo?

    O problema é que essa pessoa ficará desnutrida e logo depois voltará a engordar o que não ajuda no objetivo dela que é emagrecer de verdade. A falta de nutrientes é muito prejudicial para a saúde. Ao parar de comer, o organismo vai fazer com que o corpo use primeiro a energia contida nos músculos antes de queimar de fato a gordura. SAIBA MAIS NO LINK ABAIXO e mude sua vida já.

  2. Olá Meninas! Para quem está querendo emagrecer de forma saudável. Segue a dica:
    DOUTOR REVELA:
    Método Cientificamente Comprovado Para Você Perder de 5 à 10kg em Apenas 21 dias: 100% Garantido!
    Acesse o Link: http://bit.ly/Perderde5a10kgemApenas21dias

  3. Você já está cansada ou cansado de fazer dietas milagrosas a fim de perder peso sem obter nenhum sucesso? E pior ainda, sofrer passando fome, só aumentando a ansiedade em torno do problema. Tire alguns minutos preciosos e click no link abaixo e assista o vídeo até o final. Faça como muitas pessoas que conseguiram perder peso da forma mais natural sem perder o prazer e a alegria de uma vida saudável.

  4. Marcio disse:

    Imagine você atingindo um emagrecimento saudável com uma alimentação correta e evitando uma série de desequilíbrios. Sim é possível. E o melhor, gastando pouco dinheiro e pouco tempo!
    Estou feliz com essa nova dieta, na verdade reeducação alimentar, chamada Dieta Low Carb. Tem me ajudado bastante e quero compartilhar com vocês.
    Acesse o link: http://bit.ly/38RoK5r

  5. Robson disse:

    Importantíssimos motivos para se exercitar e melhorar sua qualidade de vida. Consultar um médico e saber as ideais formas de se exercitar no seu atual estado físico, é fundamental.

  6. Maria disse:

    Uau, amei essa matéria, meus parabéns!
    Tenho certeza que vai me ajudar muitoo! Eu não emagrecia de jeito nenhum até que me indicaram as receitas para secar a barriga desse
    Foi tiro e queda, deu muito certo e emagreci com saúde e qualidade, principalmente depois que associei a alimentação com exercícios físicos. Estou muito satisfeita.