Uma pesquisa realizada na Paraíba pelo IBGE mostrou que no mês de maio deste ano cerca de 85 mil pessoas apresentaram sintomas associados ao Coronavírus. Estudos mostram que são 12 os sintomas mais comuns que os infectados apresentam quando estão com a Covid-19.

No entanto, os sintomas mais frequentes são: tosse, febre e dificuldade para respirar; ou perda de paladar ou/e olfato; ou febre, tosse e dor no peito. Das 85 mil pessoas que apresentaram esses sintomas conjugados no mês de maio, cerca de 59 mil não procuraram por ajuda médica.


RELACIONADAS



A pesquisa ainda mostrou que se for analisada apenas as pessoas que tiveram somente um sintoma relacionado a Covid-19, esse número passa a ser de 73.600 mil pessoas. Vale lembrar que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) foi feita através de ligação telefônica.

Loading...

As entrevistas realizadas pelo Pnad levam em conta apenas o que o morador diz, ou seja, nenhum diagnóstico médico é exigido. Portanto, se você receber alguma ligação, e quiser confirmar a identidade dos agentes do IBGE basta ligar para 0800 721 8181.

Covid-19 na Paraíba: O que fazer caso apresente os sintomas do Coronavírus?

Coronavírus na Paraíba - Pesquisa mostra que 85 mil pessoas tiveram sintomas
Coronavírus na Paraíba – Pesquisa mostra que 85 mil pessoas tiveram sintomas

O que a população deve fazer caso apresente os sintomas da Covid-19 vai depender da gravidade dos sintomas apresentados. Casos os sintomas sejam leves, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Lá o paciente passará por um procedimento de testagem rápida.

Loading...

Contudo, somente se os sintomas se agravarem, e sejam de moderados à graves, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um hospital devem ser procurados. Assim, será avaliada a necessidade de internação.

Por fim, a Secretaria do Estado da Saúde alerta aos pacientes que liguem e se informem com os canais de atendimento do estado. Pois assim as equipes médicas te indicaram qual melhor ação a ser adotada de acordo com seu caso.

Loading...