01 de Agosto de 2019, atualizado ás 20:08

Adoçantes naturais.Veja como escolher



Por: | Beleza

Compartilhar:
         

Hoje em dia temos várias opções de adoçantes e açúcares naturais no mercado.

Você sabia que o açúcar descoberto pelos indianos é, hoje em dia, uma das substâncias mais consumidas no mundo ?

Confira neste artigo quais são as melhores opções de adoçantes naturais para a sua saúde.

Adoçantes artificiais. Quais são eles?

Adoçantes naturais.Veja como escolher fonte.up.edu.br

Primeiramente, os adoçantes artificiais são : sucralose, aspartame, ciclamato de sódio e sacarina. Contudo eles possuem uma capacidade de adoçar bem maior comparados ao açúcar natural como o demerara, cristal, açúcar refinado , entre outros.

Existem dois tipos de substâncias que podem conferir doçura aos alimentos: naturais e artificiais. Como o termo adoçante significa apenas aquele elemento que tem a capacidade de adoçar, todos são considerados adoçantes, inclusive os açúcares e os edulcorantes (termo mais neutro para denominar os adoçantes artificiais). A diferença entre eles é que os edulcorantes têm poucas ou nenhuma caloria.

Segundo daninoce

Contudo, estes edulcorantes são mais indicados para pessoas que possuem diabetes uma vez que estes não precisarão da insulina para serem digeridos. Mas, fique atento porque existem alguns adoçantes que não podem ser aquecidos.

Podendo ficar amargos ou mudarem sua estrutura . Além disso, podem se tornar tóxicos. Então fique atento ao rótulo, pois os que podem ser aquecidos vêem especificando na embalagem: “adoçante forno e fogão “.

Adoçantes naturais. Quais são eles ?

Adoçantes naturais.Veja como escolher fonte belezaesaude

Antes de mais nada, precisamos saber de onde são extraídos os nossos adoçantes naturais. Bom, iremos te dizer. Eles são extraídos a partir de plantas ou alimentos que não sofrem nenhum tipo de reação química. Vamos citar alguns !

Temos o xilitol que é obtido pela xilose ( enzima encontrada na bagaço da cana de açúcar, palha de arroz, sabugo de milho e leveduras que são os fungos). Este adoçante possui alguns benefícios para a nossa saúde, podendo ser utilizado pelos diabetóticos pois possui baixo índice glicêmico.

Há no mercado também o eritritol, sendo menos calórico do que as outras substâncias naturais como por exemplo o xilitol e o sorbitol. Possuindo 0,24 cal/g . Já o açúcar de coco contém 45 cal/ 1 colher de sopa, possuindo um baixo índice glicêmico, servindo também como fonte de antioxidante, zinco, ferro, potássio, fósforo e cálcio .

Mel de abelha e Stevia

O nosso amado mel de abelha é um ótimo adoçante natural. Possuindo alguns benefícios para a nossa saúde como ser um fortalecedor do nosso sistema imunológico e auxilia também na digestão. Adoçando 25 x mais do que o açúcar sendo nutritivo e possuindo 64 cal em uma colher de chá.

Vamos comentar agora da stevia ,que também é um ótimo adoçante natural, sendo extraída da stevia rebaudiana ( uma planta originada da América do Sul ) não fornece calorias e tem um poder de adoçar 300 x maior do que o açúcar . Sendo ótima para adoçar cafés, chás, sucos , entre outros.

Vale ressaltar que diabetóticos devem procurar um profissional especializado para poder ingerir estas substâncias .

Confira agora mais dicas nutricionais clicando aqui

fonte youtube

leia também : Abacate. Confira seus benefícios




Jobiany Oliveira

Olá meu nome é Jobiany Fontes. Sou estudante de Estética e Cosmética e sou apaixonada pelo mundo da saúde e beleza estética.

  

0 Comentários