O guindaste é uma máquina para diferentes segmentos, especialmente para o setor industrial e o de construção civil. Com a variedade de equipamentos para o transporte de cargas pesadas, é difícil identificar o que são os guindastes.

Isso porque existem diversas variações de guindastes, como os famosos guindautos. O que confunde muitas pessoas que procuram por este serviço.

Mas, fazer o transporte de cargas pesadas não é uma tarefa simples e exige máquinas apropriadas e funcionais. Então, escolher a máquina correta fará total diferença no serviço com uma locomoção mais rápida, ágil e segura.

Loading...

Hoje vamos te explicar o que são os guindastes, como identificá-los, seus benefícios e, principalmente, te apresentar os tipos de guindastes que existem. Se você está perdido entre tantos nomes e equipamentos, este conteúdo é seu!

Como identificar os guindastes?

Como identificar os guindastes
Como identificar os guindastes. (Foto: Divulgação)

Afinal, o que são guindastes? Vamos começar respondendo esta pergunta, já que sabendo da estrutura desta máquina, será possível identificá-la e diferenciá-la das demais opções no mercado.

Loading...

Que os guindastes são equipamentos que erguem e fazem a movimentação de cargas pesadas, você já sabe. A estrutura deles variam dependendo de seu modelo, mas todos são formados por alguns materiais básicos.

Normalmente são feitos por uma torre móvel, cabos, roldanas, gancho e uma cabine de controle, lugar onde o técnico especializado opera o equipamento e suas movimentações. Mas, os guindastes não são todos iguais!

Como dissemos, existem diversos modelos dessas máquinas. São vários os tipos de guindastes que têm estruturas e finalidade diferentes. Como assim? Por exemplo, alguns têm a base fixa no chão, já outros contam com um suporte ou ficam em caminhões.

Cada modelo possui suas peculiaridades e formas de uso, podendo variar em tamanho, sustentação e funcionalidade. Mas, se você precisa identificar se é ou não um guindaste, se atente aos pontos básicos citados.

Loading...

Se tem torre móvel, cabos, roldanas, gancho e uma cabine de controle, é um guindaste. Ficou claro? Para entender melhor, vamos explicar a diferença desta máquina em relação aos guindautos. Já que são equipamentos parecidos que são muito confundidos!

Diferença entre guindastes e guindautos

Os guindastes e guindautos têm a mesma finalidade: mover cargas pesadas. A diferença está na maneira como cada um pode se mover e os serviços recomendados para cada uma dessas máquinas.

Vamos conhecer como os guindautos ou caminhões munck, como também são chamados, funcionam para entender melhor.

O caminhão munck é um equipamento tem o chassi de um caminhão e um sistema hidráulico, além de um “braço” articulado – como um gancho, por exemplo. Essa estrutura  faz a movimentação das cargas.

Ele suporta grandes pesos, podendo elevar até mesmo outros veículos, porém a capacidade depende do modelo que for escolhido.

Ou seja, diferentemente dos caminhões muncks, os guindastes são equipamentos de grande porte com estrutura para a realização de diversos serviços mais complexos, considerando raio, altura, peso etc. 

Já o guindauto é capaz de transportar peças e máquinas pesadas com os braços mecânicos. Mas, é utilizado para movimentações mais simples.

Esperamos que tenha ficado claro que apesar de ter opções semelhantes, a estrutura dos guindastes são diferenciadas e capazes de movimentações complexas, pesadas e com altura elevada.

Quais os tipos de guindastes?

Escolher o modelo certo é muito importante para um bom serviço. Então, conheça os principais modelos e suas particularidades.

  • Grua: é o famoso guindaste Torre. Essa opção pode elevar  de 10 até 150 metros.  É muito versátil e pode ser utilizado por anos sem defeitos;
  • Grua Florestal: a estrutura é a mesma que a opção anterior, mas esta é especializada em transporte de toras de madeira;
  • Guindastes pórticos: É um guindaste muito resistente, utilizado para o transporte de containers;
  • Guindaste caminhão: Esse tipo de guindaste é acoplado a caminhões e suporta grandes volumes, sendo mais utilizado para carga e descarga;
  • Mini guindaste: por último, mas não menos importante, temos esta que é a melhor opção para espaços reduzidos. Apesar do tamanho, é um modelo de guindaste estável e que aguenta grandes volumes.

Benefícios dos guindastes

Para quem precisa carregar ou elevar uma carga muito pesada, seja pessoa física ou jurídica, o guindaste é o ideal. Mas, para finalizar, vamos te contar os benefícios desta máquina diante de tantas opções no mercado.

A acessibilidade é um ponto positivo, já que têm acesso a lugares difíceis, que não são fáceis para a entrada de caminhões e carretas, por exemplo. Tem um ótimo custo benefício e variedade!

Isso porque, eles podem ser comprados, porém uma opção muito viável é a locação de guindastes.

É uma máquina que garante uma locomoção segura, tanto para a carga quanto para os profissionais envolvidos no serviço, de forma ágil e tranquila.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui