Após críticas, Bolsonaro recebe Maia no Palácio de Planalto
Nesta quinta-feira(14), Bolsonaro recebeu, no Palácio do Planalto, o Presidente da Câmara de Deputados, mesmo após criticá-lo em reunião com empresários.
-Publicidade-
Nesta quinta-feira, 14 de maio, o presidente Jair Bolsonaro reuniu-se com o presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia, por alguns minutos, no Palácio do Planalto.
Embora, durante uma videoconferência com empresários, no período da manhã, Bolsonaro tenha expressado críticas à Rodrigo Maia, quanto a condução de medidas provisórias. O encontro entre os dois aconteceu no horário da tarde.
“Conversamos sobre o momento, sobre como é que cada vem enxergando esta crise. Nós sabemos qual é a posição do presidente, hoje mesmo ele falou. Eu tenho a minha posição. Ele sabe qual é. O que eu disse ao presidente é que precisamos encontrar os pontos que nos unem”, declarou o presidente da Câmara durante entrevista após o encontro, no tocante à crise do coronavírus.
De acordo com Maia “o importante é que todos possam voltar a sentar à mesa e discutir os caminhos. Por exemplo, a importância de a gente conseguir acelerar e aumentar o número de brasileiros testados”.
-Publicidade-
“Os conflitos, as brigas, elas geram insegurança, perda da confiança da sociedade”, afirmou Maia. Além disso, completou: “Meu papel institucional é levar ao presidente a pauta da Câmara e mostrar o que nós estamos fazendo”.
As declarações de Bolsonaro e Rodrigo Maia

-Publicidade-
Inicialmente, durante a reunião virtual com empresários anteriormente citada, Jair Bolsonaro não chegou a citar o nome de Rodrigo Maia, mas criticou sua posição favorável ao isolamento social, em atendimento as recomendações dos especialistas e da Organização Mundial de Saúde – OMS.
“Parece que quer afundar a economia, para ferrar o governo, para talvez tirar um proveito político lá na frente”, afirmou Bolsonaro.
No entanto, ao ser questionado por um jornalista, durante a entrevista “Ele [Bolsonaro] acusou o senhor de boicotar o governo”, Rodrigo Maia declarou: “Nós vamos construir os caminhos para sair da crise. Eu não vou responder a essa pergunta”.
Além disso, Bolsonaro expressou outras críticas no encontro com empresários, dentre elas a entrega da relatoria da MP 936, a qual trata da flexibilização dos contratos de trabalho, ao Deputado Orlando Silva. No entanto, sobre o assunto, Maia destacou: “É um excelente relator”.
-Publicidade-
“Entregar a MP da flexibilização de contratos para o PC do B é para não resolver. Então, tem gente que não é do governo, está lá dentro de outra Casa, que não quer resolver o assunto. Parece que fez acordo com a esquerda. E não dá para fazer acordo com a esquerda. Nós já sabemos qual é a linha da esquerda. É uma linha sindical, é uma linha que realmente não tá voltada para o desenvolvimento”, declarou Bolsonaro aos empresários.
Veja outras críticas do presidente da República
Jair Bolsonaro ainda criticou a tramitação da MP 910, a qual trata da regularização fundiária, que está na iminência de perder a validade, devido não ter existido acordo durante a votação. O instrumento textual encontra-se no plenário da Câmara, no entanto, os líderes já fecharam acordo.
Portanto, foi protocolado um projeto de lei de conteúdo semelhante, em lugar de prosseguir a MP encaminhada pelo governo.
“Nosso diálogo foi para manter o diálogo, não foi para dividir”, afirmou Rodrigo Maia. “Como presidente da Câmara, tenho a responsabilidade de estar sempre dialogando”, disse. “Meu papel na Câmara tem sido construir pontes, construir diálogos”.