As imagens são de arrepiar. Um rosto fantasmagórico olhando através da janela em uma ruína histórica na Escócia surpreenderam a internet.

As fotos foram tiradas em North Ayrshire, na Escócia, e causaram um notável aumento de curiosos após serem compartilhadas online.

Mesmo com a perceptível clareza do ‘suposto rosto’ alguns internautas acreditam que se trata de uma ilusão de ótica, causada por uma dupla exposição, para explicar a imagem assustadora. Mas o fotógrafo até forneceu um negativo da fotografia que também mostrava o rosto.

Loading...
Rosto aparece na foto de um castelo abandonado da Escócia
Rosto aparece na foto de um castelo abandonado da Escócia

Desde então a foto vem se tornando um desafio para os céticos, um deles comentou nas redes sociais: “Bem, vou dar crédito, meu amigo fotógrafo, estou tendo problemas para desmascarar este aqui.” Outro acrescentou: “Esta foi a evidência [de um possível fantasma] mais convincente que vejo há algum tempo. Grande captura!”

Relatos do fotógrafo

O fotógrafo, que pediu para permanecer anônimo, tirou a foto em 2016, mas por algum motivo desconhecido esperou alguns anos para compartilhar as imagens.

Loading...

Ele disse: “Na hora de tirar a foto não senti nada fora do comum, nada estranho. Quando eu revelo um filme, sempre o escaneio. Facilita a determinação da qualidade da foto e do que vale a pena imprimir com o ampliador.”

“O rosto estava bem óbvio na digitalização. Fiquei feliz por ter capturado algo parecido com isso – algo que acho interessante olhar – e mais tarde um pouco orgulhoso de ter algo para mostrar às pessoas que gostam de mistérios.”

Contudo, apesar da empolgação em torno das imagens, o fotógrafo – que desde então voltou da Escócia para sua terra natal, a República Tcheca – permanece cético.

Esta imagem assustadora tirada na Escócia
Esta imagem assustadora tirada na Escócia

O homem ainda acrescentou: “Sinceramente, não acho, mesmo depois de olhar através de um microscópio, que haja detalhes suficientes para criar características faciais específicas.”

Loading...


“Claro que é possível especular, mas o cérebro humano nos faz ver características familiares em todos os lugares, especialmente quando olhamos para ele por tempo suficiente. Algumas pessoas até dizem que veem outros rostos ali, não apenas aquele. Não vejo outros, mas alguns dizem que sim.”

“Como regra geral, não gosto do termo ‘paranormal’. Se existe, é normal. No caso dos fantasmas, não sei se existem. Eu gostaria de encorajar as pessoas a apresentarem suas próprias teorias.” Concluiu.

Casos semelhantes

Registros de possíveis aparições
Registros de possíveis aparições

Ao longo da história sempre surgiram relatos de fantasmas ou ‘coisas misteriosas’ aparecendo em fotografias, desde as mais antigas, com pouca resolução, até as mais atuais.

A explicação mais aceita para essas ‘aparições’ se chama pareidolia facial, que é o fenômeno de ver pessoas em objetos ou imagens aleatórias.

Entretanto, na maioria dos casos, algumas fotografias seguem sem explicação. Veja imagens que já circularam na internet e, provavelmente, tiraram o sono de várias pessoas:

Garotas no Texas

Fantasmas em fotos
Fantasmas em fotos. (Foto: Divulgação)

Essas duas amigas de faculdade queriam apenas tirar uma foto no campus da Universidade do Texas, mas acabaram capturando algo assustador: uma pessoa, aparentemente do sexo feminino, apareceu no outro lado da rua.

Fantasma no sanatório

Fantasmas em fotos
Fantasmas em fotos. (Foto: Divulgação)

Essa foto foi tirada durante uma excursão no Waverly Hills Sanatorium, um visitante tirou uma foto de uma sala escura na espera de ver algo assustador, e aparentemente conseguiu o que queria. Quando o turista aumentou o brilho e o contraste da foto, percebeu essa imagem acima. Mas como já citei anteriormente, a pareidolia facial pode explicar essa aparição.

Caindo do teto

Fantasmas em fotos
Fantasmas em fotos. (Foto: Divulgação)

RELACIONADAS



Existem muitas teorias acerca desta imagem. Alguns dizem que a figura assustadora só apareceu na foto revelada, outros dizem que um cadáver caiu do teto no momento exato em que a foto foi tirada. Mas, pessoalmente, acho que se trata de uma montagem (assim como a maioria delas).

Foto do baile

Fantasmas em fotos
Fantasmas em fotos. (Foto: Divulgação)

A mãe desse rapaz tirou essa foto antes dele levar sua namorada ao baile, disse um usuário da internet. Bom, tirem suas próprias conclusões.

William Hope

Fantasmas em fotos
Fantasmas em fotos. (Foto: Divulgação)

William Hope foi um famoso investigador e fotógrafo de atividades paranormais nos anos 20. Aqui você pode ver a confirmação de seu trabalho sinistro.

Horror em sépia

Fantasmas em fotos
Fantasmas em fotos. (Foto: Divulgação)

As fotos antigas são as mais assustadoras, disso não tenho dúvida. Este show de horror em sépia foi feito em 1920, mas sua origem ou veracidade ainda são desconhecidos.

Passeio noturno

Fantasmas em fotos
Fantasmas em fotos. (Foto: Divulgação)

Se for possível capturar fantasmas em uma fotografia, tente fazer isso de madrugada. Nesta imagem um casal registrou algo que parecia ser o próprio Slender Man.

Fantasma no aplicativo

Seria um fantasma no aplicativo?
Seria um fantasma no aplicativo? (Foto: Divulgação)

A mãe de Jacob, de apenas três anos, ficou assustada ao perceber que a foto que fez do filho em um aplicativo capturou um segundo rosto. Donna Gill disse ter tido a impressão de ser um fantasma “brincando” ao lado de Jacob. Mas provavelmente pode ter sido apenas um erro do aplicativo.

Vulto segurando braço

Aparição na foto
Aparição na foto

Essas duas amigas pediram para uma pessoa tirar uma foto delas durante uma noitada. Todo mundo se assustou quando um ser estranho apareceu segurando o braço de uma delas.

Visita na janela
Visita na janela. (foto: Divulgação)

Aparentemente esse homem estava com uma companhia inesperada dentro de sua casa. Notem que ao fundo da imagem aparece uma mulher de cabelos longos na casa deste homem (creio que não seja sua esposa ou algum parente). Mas e você, o que acha sobre o assunto? Seria possível mesmo capturar fantasmas, é tudo armação ou apenas fruto de nossa imaginação?

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui