Bancos Digitais começam a cancelar contas. Saiba como não ser vítima!

Raquel Luciano - 24 de Novembro de 2019 às 07:55:00 , atualizado ás 9:36 AM
Looks like you have blocked notifications!

Já pensou ter a sua conta em um banco digital cancelada?

É isso que alguns clientes tiveram a surpresa de saber, após Nubank, Banco Inter e outros começaram a cancelar as contas digitais de seus clientes.


RELACIONADAS



Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas começaram a trocar os bancos tradicionais por contas digitais.

E esses bancos avançaram no Brasil, como é o caso da Nubank que hoje conta com mais de 10 milhões de clientes e ganhou concorrentes fortes, como:

Mas, a surpresa que alguns clientes tiveram nos últimos meses é que esses bancos digitais começaram a cancelar as contas sem que a pessoa soubesse realmente o que estaria acontecendo.

Ou seja, o que será que é preciso fazer para não ter a sua conta digital cancelada?

O que os bancos digitais dizem sobre o cancelamento da conta
Bancos Digitais começam a cancelar contas. Saiba como não ser vítima! – Imagem: ipopba/istock

Alguns bancos como a Nubank e o Banco Inter antes de cancelar a conta e pegar os clientes de surpresas, estavam enviando uma mensagem por e-mail comunicando a desvinculação da pessoa com o banco.

De acordo com as empresas, elas estariam seguindo normas do contrato aceito no momento da abertura da conta.

Em nota, a Nubank disse que “os casos de bloqueio são muito raros no Nubank. Esses bloqueios são realizados em situações muito atípicas, sempre para prevenir e coibir práticas maliciosas e proteger os clientes de perdas financeiras por golpes ou fraudes. Em todos esses casos, o Nubank notifica imediatamente por app ou por email. Mais informações em https://blog.nubank.com.br/cancelamento-bloqueio-nuconta/

Assim, a pessoa tem um prazo para retirar o dinheiro que está em conta, e logo em seguida, tanto o cartão de crédito como o acesso via aplicativo, serão bloqueados.

Por isso, para não ser uma vítima dessa ação dos bancos digitais, o que é preciso fazer?

Como não ter a conta digital cancelada?

Analisando o contrato dos bancos é possível chegar a conclusão que um dos motivos que levou Nubank, Banco Inter e outros bancos digitais a cancelar as contas foi a falta de interesse em ter aquela pessoa como cliente.

E quando esse interesse dos bancos desaparece?

Isso acontece quando a pessoa deixa de movimentar a conta, ocupando um sistema do banco que nunca é usado.

Ou seja, o cliente recebe o cartão de crédito em casa, tem a conta digital aberta no aplicativo instalado no celular ou tablet, mas no final acaba não movimentando a conta digital como realmente deveria ser.

Assim, as dicas para não ter a conta digital cancelada é a seguinte:

  • Sempre movimente a conta digital, seja realizando saques, transferências ou outros procedimentos dentro do aplicativo;
  • Use o cartão de crédito o máximo possível;
  • Interaja com as comunidades do banco digital, tirando dúvidas. Isso mostra que você tem interesse em ainda ser cliente daquela instituição.

VEJA TAMBÉM



Postado por: Raquel Luciano
Jornalista com experiência na produção de conteúdo para diversos canais de informação espalhados pelo Brasil. E-mail: rachell.luciano@gmail.com