20 de Outubro de 2018, atualizado ás 12:10

Conheça os benefícios do limão para a saúde



Por: Cleia Santana | Saúde

Compartilhar:
         

O limão é uma maravilha da natureza, e uma das melhores formas de conseguir os benefícios do limão é utilizando a polpa e o suco, a casca da fruta também pode ser usada batida ou ralada, pois nela possui óleos indispensáveis do fruto.

Conheça os benefícios dos limões para a saúde (imagem: reprodução/internet)

O limão é considerado o pai dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações.

Como o limão reage no organismo

A fruta possui um componente ativo chamado de d-limoneno (presente na casca), que auxilia no combate da depressão ansiedade, controle de ácido úrico, excesso de colesterol LDL (ruim), e até mesmo prevenção do câncer.

O limão além de ser rico em vitaminas, os nutrientes fazem papéis essenciais para a nossa saúde permanecer saudável. Essas vitaminas são, vitamina C, riboflavina, tiamina, silício, fósforo, ferro e cálcio.

Conheça os benefícios dos limões para a saúde (imagem: reprodução/internet)

Proteção no sistema imunológico

Além desses benefícios, existem outros, que é para o sistema imunológico, pois ele se mantém ativo evitando agentes nocivos. Desta forma a fruta se torna poderosa para combater e evitar doenças virais e as gripes.

Já para as pessoas que desejam emagrecer e manter uma boa forma, o limão auxilia no emagrecimento, fazendo com que você perda peso, sem estimular o catabolismo (perda muscular).

Além disso, para as pessoas que praticam esportes, exercícios físicos e atletas, estudos fazem a indicação de pelo menos um copo de água com limão no período da manhã para a melhora da qualidade corporal e da sua performance.

Conheça os benefícios dos limões para a saúde (imagem: reprodução/internet)

Os componentes presentes no limão auxilia a previr de algumas doenças como;

A hipertensão arterial e diabetes e ainda ajuda favorecendo do funcionamento do fígado (órgão bastante importante para o metabolismo). A fruta tem flavonoides, que são antioxidantes que combatem a ação maléfica dos radicais livres, combatendo assim o envelhecimento precoce.

Para aqueles que tem gastrite e azia, o limão possui componentes que ajudam a digestão, auxiliando o controle de doenças.

Mesmo estando no estado natural e possuir como princípio ativo o tão comentado ácido cítrico, este, em contato com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado enquanto faz a digestão ou seja, acaba neutralizando a acidez interna.

Vale ressaltar que nenhum alimento faz milagres sozinho.

Dica: Quando for usar limões em suas refeições, lembrar de não fazer a utilização das cascas, guarde no congelador e vá utilizando as raspas da casca da fruta em sucos, carnes ou chás.


Cleia Santana

Casada, maquiadora profissional e redatora do portal A Folha Hoje

  

2 Comentários

  1. Shirle Carvalho disse:

    Olá, e então qual a melhor forma de consumir o limão.
    Em forma de suco, chá ,junto aos alimentos, pela manhã , à noite , antes ou após as refeições? ??????