06 de Fevereiro de 2019, atualizado ás 11:02

Dieta é essencial para o tratamento e a prevenção do câncer



Por: | Saúde

Compartilhar:
         

A dieta é formada por uma alimentação saudável e isso sem dúvidas tem a ver com o dia mundial do câncer.

Dieta é essencial para o tratamento e a prevenção do câncer (imagem: Reprodução/internet)

Geralmente este hábito é combinado principalmente com o acompanhamento regular de exercícios físicos, auxilia tanto a combater como também a prevenir tumores.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), A porcentagem de casos com essa doença é de 20% em países que estão em desenvolvimento, como o Brasil, e a porcentagem por mortes são 35%, consequentemente causadas por uma dieta inapropriada. Esses números são bastante gritantes!

De acordo com um especialista, quando uma pessoa é diagnosticada com câncer, o médico nutricionista, irá avaliar seus dados pessoais, como altura, dobras cutâneas e peso.

Em seguida, o profissional irá definir a dieta, além disso ele monitorará o índice de nutrientes e vitaminas nesse período todo que acontecesse o processo.

O diagnóstico irá detectar qual dieta é proporcional para o paciente

Geralmente surgirá a falta de algum elemento, ocorrendo a carência do mesmo, sendo assim, o médico nutricionista irá recorrer a suplementos alimentares, de maneira que possa atingir os níveis corretos.

Porém, mesmo que seja indicada para certos casos, essa alternativa não garantira o combate de doenças na sociedade em geral.

Dieta é essencial para o tratamento e a prevenção do câncer (imagem: Reprodução/internet)

Existem casos de alguns pacientes oncológicos passarem por uma desnutrição proteica e calórica, pois o tumor geralmente cria uma demanda por ingestão de nutriente que estão presentes no corpo.

Desta maneira, a doença ainda dificultará o processamento de proteínas, carboidratos e lipídios causando assim a falta de apetite.

Uma alimentação adequada é fundamental na dieta do paciente

Para contribuir no suporte para o paciente, a terapia nutrifuncional é essencial, mesmo que seja de maneira indireta.

Manter uma alimentação saudável ajuda a prevenir quadros com pouca imunidade, em preparatório no procedimento clínico ou cirúrgico, nas reações do corpo ao tratamento, entre diversas vantagens.

Sendo assim, a dieta balanceada favorecem uma boa qualidade de vida e geralmente diminuem até o período de internação no hospital.

O nutricionista passará uma dieta adequada ao paciente que sofre com o câncer

Assim que o médico especializado identificar a dosagem da substância que o paciente irá precisar, ele indicará uma dieta para o mesmo, mantendo o respeito envolvendo a restrição alimentar, sem interferir nos gostos do paciente. Sem dúvidas a preferência dele é fundamental.

Dieta é essencial para o tratamento e a prevenção do câncer (imagem: Reprodução/internet)

As quantidades de alimentos diariamente, e o tipo e a forma da alimentação recomendada, variam de acordo com cada caso. Mas, o ideal é sempre manter uma alimentação saudável e que deixe o paciente a vontade para se alimentar corretamente.

Além de manter uma alimentação saudável é importante incluir a pratica de atividades físicas frequentemente, e inserir na sua vida uma dieta rica em alimentos que sejam naturais e evitar os industrializados.


Cleia Santana

Casada, maquiadora profissional e redatora do portal A Folha Hoje

  

0 Comentários