06 de Outubro de 2018, atualizado ás 17:10

Emagrecer na gravidez é saudável? Grávida pode perder peso?



Por: Cleia Santana | Mulher

Compartilhar:
         

A preocupação da grande maioria das as mulheres não é o tamanho da barriga durante a gestação e sim, como ela ficará após. Como é natural engorda enquanto grávida, muitas gestantes se desesperam e querem saber como perder peso durante a gravidez sem prejudicar o bebê. Afinal, emagrecer nesse período é preocupante. Não é verdade? Vamos conferir.

Emagrecer na gravidez é saudável? Grávida pode perder peso? (imagem: reprodução/internet)

Primeiro de tudo, esteja ciente de que, é possível emagrecer durante a gravidez sem prejudicar seu bebê e sua saúde. Controlar o peso na gestação evita inchaço e estrias, além de promover a segurança na hora do parto. Qual é a mulher que não deseja isso?

Emagrecer durante a gravidez é saudável?

Por outro lado, os especialistas afirmam que, as mulheres grávidas não devem perder peso durante a gestação, pois, pode não ser saudável para o bebê. Contudo, no inicio da gestação muitas mulheres acaba emagrecendo pois, sofrem muito com os sintomas de enjoos, vômitos ou náuseas etc.

Emagrecer na gravidez é saudável? Grávida pode perder peso? (imagem: reprodução/internet)

Não se desespere, pois, esses sintomas no início da maioria das gestantes é bem natural. “até o bebê aproveite o excesso de calórias da mamãe”.

Estou grávida! Como saber se devo perder peso?

Você descobriu que está grávida e “sente a necessidade” de emagrecer? Na verdade isso varia de pessoa pra pessoa. Mas, vamos lá. Durante a gestação, “uma mulher acima do peso poderá engordar até 9kg, no caso da mulher com peso normal, esse valor varia entre 11kg a 16kg”, no caso daquelas bem magrinhas, o peso poderá chegar a 18kg.

E atenção! Perder peso não é a maior preocupação, foque na sua saúde e do seu bebê. Lembre que ele precisa de muitas calorias para se desenvolver.

Dicas para grávidas emagrecer com saúde durante a gravidez

Como sempre os exercícios físicos são os mais recomendados e saudáveis para todas as gestantes, além de promover saúde e bem estar, vão aliviar muitas dores que apenas quem é gestante conhece ou irá conhecer. Sem falar na grande ajuda que contribui na hora do parto.

Emagrecer na gravidez é saudável? Grávida pode perder peso? (imagem: Shutterstock)

Profissionais recomendam caminhada, outras vezes exercícios aeróbicos ou hidroginástica, sem muito excesso é claro. É bom ficar atentos pois, se por acaso surgir algum sangramento ou estourar a bolsa, pare tudo e corra atrás do seu médico. Vale ressaltar, com todas as letras, que não é recomendado perder peso sem a orientação do seu médico.

Sugestões para uma gravidez tranquila

Faça o básico como por exemplo: cortar as comidas gorduras, evitar refrigerantes, sobremesas, frituras e carnes gordurosas. Coma sempre frutas, beba suco. Sempre coma as 3 refeições sem salta, caso não esteja com apetite, recorra as frutas.

Nós da Folha Hoje, desejamos um bom parto, breve lançaremos um segundo artigo com mais informações para mulheres que tem como preocupação, o “excesso de peso durante a gravidez.


Cleia Santana

Casada, maquiadora profissional e redatora do portal A Folha Hoje

  

0 Comentários

Sobre Nós

A Folha hoje é um portal especializado em diversos nichos como, concurso público, dicas de cartão de crédito, informações sobre empréstimos, entretenimento, resultados de loterias, entre outros. Acompanhe nosso site e fique por dentro do seu conteúdo preferido.


Contato: atendimento@afolhahoje.com

Siga-nos


        

2016 - 2019 A Folha Hoje