Os blocos ‘Unidos Venceremos’, ‘Kaya na Gandaia’, o Bar de Baixo e outros voluntários se uniram em prol dos moradores de rua da cidade de são Paulo. Juntos, eles formaram o ‘Bloco da Marmita‘, que distribui comida e cobertores todas as quintas-feiras no centro da cidade.

Ao todo já foram distribuídas mais de 780 marmitas e 400 cobertores. Só na última quinta-feira (17) foram entregues 318 refeições.


RELACIONADAS



O projeto foi idealizado inicialmente pelos blocos ‘Unidos Venceremos’, e ‘Kaya na Gandaia’. Logo após surgiu a parceria com o Bar de Baixo e recentemente mais dois blocos de juntaram à causa: os ‘Filhos de Gil’ e ‘Filhas da Lua’.

A ideia é que a cada duas semanas dois novos blocos colaborem com o projeto, mobilizando ritmistas, pequenos negócios e outras redes de contado.

Mais sobre o Bloco da Marmita e como participar

Bloco da Marmita: grupo se une para ajudar moradores de rua em SP
Bloco da Marmita: grupo se une para ajudar moradores de rua em SP

A motivação surgiu com base na ideia de que todos os anos milhões de pessoas vão às ruas para pular o Carnaval, enquanto ignoram várias outras que dormem diariamente nessas mesmas ruas. Sem abrigo, proteção e alimento. Gabriel Toledo, um dos idealizadores do Bloco da Marmita e sócio do Bar do Baixo, comentou:

“A população em situação de rua na capital aumentou 53% nos últimos 4 anos. São aproximadamente 24 mil pessoas morando nas ruas de São Paulo. O cenário se agravou ainda mais durante a pandemia do novo coronavírus. Em fevereiro de 2020, 15 milhões de pessoas foram às ruas da cidade para celebrar o Carnaval.”

As refeições são feitas no Bar de Baixo e distribuídas pela Ciclo Ação – um projeto que conecta doadores com ciclistas e realiza entregas de alimento, água e agasalhos para pessoas em situação de rua. Mas os cobertores e agasalhos são entregues pela Pastoral do Povo de Rua de SP, outra entidade parceira.

Voluntários do projeto Ciclo Ação
Voluntários do projeto Ciclo Ação

Fundado em 19 de agosto, Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, o Bloco da Marmita conseguiu arrecadar R$10.050 em pouco mais de dez dias.

As doações podem ser de roupas, alimentos e dinheiro, e quem estiver interessado em colaborar basta entrar em contato com o Bloco da Marmita pelos perfis nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui