Melhores práticas

Tipos de Notícias

NOTÍCIA
São notas, matérias e reportagens relatando notícias de forma imparcial. A equipe de jornalista está sempre atenda aos fatos que ocorrem com o compromisso de levar ao conhecimento público ouvindo todos os lados da apuração de forma precisa e ética, dando crédito e respeitando também as fontes.

ANÁLISE
São textos analíticos dando continuidade aos fatos que ocorrem. Reportagens com ‘suíte’ com os desdobramentos da notícia e contextualização. São também matérias que dão espaço a diversos pontos de vista com especialistas ou personagens que fazem parte do contexto. Ao mesmo tempo, e equipe de reportagem ajuda que o leitor faça a interpretação da notícia por diversos ângulos, baseada em evidências e dados. O repórter instiga mas deixa que o leitor compreenda e tire as próprias conclusões sobre a notícia, levando em consideração todos os lados envolvidos. São textos baseados em fatos, porém feito de forma imparcial.

OPINIÃO
São textos feitos em primeira pessoa com a opinião do autor. Não necessariamente são jornalistas que escrevem os textos, mas profissionais de diversas áreas podem escrever como blog/coluna falando sobre um determinado assunto que tem conhecimento técnico com as suas opiniões e podem ainda citar fontes de pesquisa e render o assunto. São textos mais opinativos com a defenda de ideias e conclusões com base na interpretação de fatos e dados. Podem narrar fatos ou simplesmente render um determinado assunto. Ao mesmo tempo, o autor se responsabiliza pela assinatura do conteúdo.

HUMOR
É o espaço de entretenimento que com texto mais livres, sem compromisso com a fidedignidade dos fatos, com sátira/humor. Pode usar o exagero como charges, ironia ou humor para destacar um assunto/tema com paródias também. São produções artísticas que a liberdade permite a licença poética. Mas sempre prezando pelo respeito ao próximo.

CRÔNICA
São matérias ou artigos mais livre e leves com foco no cotidiano. São histórias reais ou não, mas com a pitada artística sem a precisão jornalística. É um espaço que fica entre o entretenimento e jornalismo e leva ao leitor uma reflexão e/ou lição.

CHECAGEM DE FATOS
Faz parte das matérias e/ou reportagens feitas pela equipe de jornalismo. São textos imparciais dando espaço para a apuração dos fatos que estão ocorrendo. Tudo pode ser pauta mas para ser publicado é necessário a apuração da equipe que está atenda a tudo o que está sendo publicado em redes sociais e/ou grupos de compartilhamento de informação. É necessário checar tudo e ouvir os lados envolvidos. É uma forma de levar credibilidade aos leitores, fazer o jornalismo com ética e reforçar a campanha contra as fake News.

PUBLIEDITORIAL
São textos feitos com o objetivo de ‘vender’ determinado produto. Divulgando empresas de forma leve, sem o tom agressivo, mas com criatividade e informação também. É possível, por exemplo fazer uma matéria com um especialista falando sobre a importância de evitar o consumo exagerado de doces para uma melhor saúde e ao mesmo tempo trazendo alternativas para driblar os sedentarismo, ou indicar alimentos saudáveis… incentivando que o leitor consuma determinado produto como a empresa de atividade física, loja com roupas fitness ou empresa que vende comida saudável. A criatividade faz a diferença também. Portanto, a equipe de jornalismo está preparada para atender esta demanda, de forma responsável, e oferecer o resultado esperado pelo cliente. São textos publicitários maquiados com a pitada e criatividade do jornalismo.