16 de Abril de 2019, atualizado ás 16:04

Bolsonaro anuncia saída do Brasil da Unasul



Por: | Notícias

Compartilhar:
         

Bolsonaro anuncia saída do Brasil da Unasul (foto: internet)


Siga A Folha Hoje no Google News – Clique Aqui!

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) acabou por anunciar ainda nesta segunda-feira (15), que retirou o Brasil oficialmente da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O presidente realizou uma postagem em sua conta do Twitter  e optou ainda por informar sobre a criação do Prosul, sendo que o mesmo que já estava previsto em uma declaração que foi assinada quando viajou ao Chile, em março.

A postagem do presidente falava sobre o fato de o Ministro das Relações Exteriores, ter formalizado a saída do Brasil da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), além de realizar ainda o Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul). Bolsonaro que é muito conhecido por postar na internet não perdeu tempo e já explicou que o Brasil fazia parte da Unasul porque o ex presidente Lula havia decidido assim.

Bolsonaro anuncia saída do Brasil da Unasul (foto: internet)

Sobre o anúncio

 Esse anúncio foi realizado logo após a própria Argentina e o Uruguai anunciarem que também deixariam a Unasul, a decisão tomada pelo presidente brasileiro foi comunicada diretamente ao Equador, o mesmo que era o líder do acordo em questão.

Segundo Bolsonaro, atualmente os únicos membros que ainda estão em atividade na Unasul são o Suriname, Venezuela, Guiana e Bolivia.  Lembrando ainda que a Unasul nasceu no ano de 2008, esse que começou como um projeto arquitetado pelo atual presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o mesmo que era constantemente apoiado pelo ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Essa nova proposta de criação do Prosul, foi assinada até o momento pelos presidentes tanto do Brasil, quanto da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e ainda por um representante do governo da própria Guiana.

O presidente Bolsonaro em uma entrevista recente acabou por comentar sobre a criação deste novo Fórum, segundo o mesmo o Prosul acaba marcando o lançamento de novas bases para que haja espaço tanto para o diálogo quanto para a integração da América do Sul.

Além disso, o próprio presidente ressaltou ainda que os pilares serão a democracia, que haverá o respeito às soberanias, sendo que as mesmas farão oposição ao avanço totalitário que tem sido observado no continente nos últimos anos, entre eles o próprio avanço dos problemas que ocorrem por exemplo na Venezuela.




Redação A Folha Hoje

https://www.afolhahoje.com/

A Folha hoje é um portal Notícias, Entretenimento e Conteúdo de nichos específicos como, concurso público, dicas de cartão de crédito, resultados de loterias, e muito mais. Para falar conosco envie um e-mail para contato.afolhahoje@gmail.com

  

0 Comentários