Bolsonaro deve decidir qual será a idade mínima na Reforma da Previdência




O presidente Bolsonaro deve decidir qual será a idade mínima da Reforma da Previdência. Esse é considerado um dos pontos mais sensíveis na proposta da mudança na aposentadoria dos brasileiros.

Bolsonaro deve decidir qual será a idade mínima na Reforma da Previdência (foto: internet)
Bolsonaro deve decidir qual será a idade mínima na Reforma da Previdência (foto: internet)

 

Siga A Folha Hoje no Google News – Clique Aqui!

Proposta da Reforma da Previdência

A nova proposta da Reforma da Previdência está sendo elaborada pela equipe do ministro da economia, Paulo Guedes. Nela, estão previstos alguns pontos sensíveis para a população brasileira, sendo que a principal delas é a estipulação da idade mínima para as aposentadorias.

Segundo o ministro, existe a possibilidade de que tanto homens, quanto mulheres precisem completar os 65 anos para conseguirem se aposentar. Caso isso acontecesse, a idade mínima subiria de maneira gradual para não prejudicar a quem está perto de se aposentar.

Contudo, essa decisão pode ficar a cargo do presidente Bolsonaro, que até então não está de acordo com a ideia de que seja fixada uma idade mínima única para as aposentadorias de homens e mulheres.

Bolsonaro deve decidir qual será a idade mínima na Reforma da Previdência (foto: internet)
Bolsonaro deve decidir qual será a idade mínima na Reforma da Previdência (foto: internet)

Leia Também:

 “Tu quer me matar?”, diz Jair Bolsonaro a Hamilton Mourão em tom de brincadeira

Ministros mostram resistência a Mourão e Governo espera Bolsonaro

Resistência da ala política

Apesar da ideia de ser fixada uma idade mínima única para homens e mulheres se aposentarem, ser considerada a mais viável para a equipe econômica, a ala política ainda apresenta grande resistência. Segundo a assessoria, o próprio presidente Bolsonaro é contra essa definição de idade mínima.

Essa resistência se deve ao fato de que o governo teme que a exigência de 65 anos para homens e mulheres, proposta por Guedes, gere maiores críticas ao governo de Bolsonaro. Sobretudo por parte das eleitoras, que são mais resistentes a voltarem a eleger Bolsonaro no período eleitoral.

Devido a isso, a equipe de Guedes pretende fazer novos cálculos para estabelecer novos patamares etários para a aposentadoria. Dentre as possibilidades está a proposta por Bolsonaro, na qual os homens poderiam se aposentar com 62 anos e as mulheres com 57.

No entanto, Guedes não concorda com um patamar etário inferior a 60 anos para as mulheres. Essa discordância quanto a idade mínima para se aposentar pode ocasionar o atraso da proposta de Reforma da Previdência, sobretudo com a resistência da população para aceitar a nova estipulação para faixa etária para se aposentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here