Na manhã desta sexta-feira (26), o Presidente Jair Bolsonaro inaugurou a obra de transposição das águas do rio São Francisco em direção ao Ceará, que levará água às regiões de seca, no nordeste do país.

A inauguração da obra teve como cenário a cidade de Penaforte, no estado do Ceará, onde foi feita a abertura das comportas.


RELACIONADAS



Além disso, estima-se que mais de 12 milhões de pessoas, em 390 cidades sejam beneficiadas com o projeto do Eixo Norte, no projeto de Integração do São Francisco.

Loading...

Assim, a água que já abastece o reservatório Milagres, em Pernambuco, passa pelo túnel Milagres, na divisa com o Ceará, e começa a encher o reservatório Jati, no próprio Ceará

Projeto de Integração do São Francisco é considerado a maior obra hídrica do Brasil

Bolsonaro abre comportas que levam água do São Francisco para o Ceará - foto: reprodução
Bolsonaro abre as comportas que levam água do São Francisco para o Ceará – foto: reprodução

Visto que, a obra conta com mais de 700 quilômetros de canais feitos em concreto, no eixo norte e leste, os quais foram inaugurados em março de 2017.

Loading...

Em resumo, o objetivo do projeto é garantir segurança hídrica, através da integração de bacias hidrográficas a uma região que sofre com a escassez e a irregularidade das chuvas, nas região semiárida do nordeste.

Sobre os benefícios da obra, Bolsonaro declarou:

“[Para a] Agricultura, irrigar terras, levar água pra casa do cidadão nordestino, é uma novela enorme que está chegando ao fim”.

Dessa forma, a transposição irá passar por Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, destrinchando mais de 477 quilômetros de extensão em seu percurso.

Para receber todas as notificações e ficar por dentro das notícias mais recentes, acesse a página de alertas e clique no botão azul “Criar alerta“, e se mantenha sempre informado.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui