Nesta quinta-feira, 14 de maio, o presidente Jair Bolsonaro declarou, durante encontro virtual com empresários, que eles precisam ‘jogar pesado’, tratando-se de João Dória, governador de São Paulo. A recomendação visa impedir que seja efetuado um eventual ‘lockdown’ no estado. Inclusive, Bolsonaro chegou a falar em ‘guerra’, referindo à disputa política.
“Um homem está decidindo o futuro de São Paulo. Está decidindo o futuro da economia do Brasil. Os senhores [empresários], com todo o respeito, têm que chamar o governador e jogar pesado, jogar pesado, porque a questão é séria. É guerra”, afirmou o presidente.
RELACIONADAS
Além disso, participaram da videoconferência com o presidente da República empresários e Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Visto que a reunião virtual objetivou tratar a necessidade de retomar a economia durante a pandemia ocasionada pelo coronavírus.
O Brasil apresentou nesta quinta (14), conforme levantamento do Ministério da Saúde, 202.918 mil casos confirmados de COVID-19 e mais de 13 mil mortos pela doença. No entanto, Bolsonaro defendeu, no encontro virtual, a adoção do isolamento vertical no país, seguindo exemplo da Suécia.
Mais sobre o encontro virtual com Jair Bolsonaro

No decorrer do encontro com os empresários, Jair Bolsonaro novamente expressou críticas as medidas de isolamento social adotadas por governadores, como forma de prevenção e contenção da infecção por coronavírus. Segundo o presidente “apagão total” no estado de São Paulo é “inimaginável”.
Além disso, o secretário de Comunicação do governo, Fábio Wajngarten, fez argumentações na mesa direção. Afirmando que o governo aspira “o contrário” do que defende o governo Paulista. Sendo assim, pediu que os empresários pressionem os governadores para a retomada da economia.
“Então, pressionem os governadores, pressionem os governos a quem de direito. A Presidência da República está com vocês. O presidente Bolsonaro trabalha para vocês. O governo trabalha para vocês, a Presidência, aqui em Brasília. Pressionem a quem de direito, por favor. A gente é voz solitária aqui. Paulo [Skaf], lidere isso por favor”, afirmou Wajngarten.