-Publicidade-

Brasil assume a presidência do BRICS durante governo de Bolsonaro

-Publicidade-

Brasil assume a presidência do BRICS durante governo de Bolsonaro (foto: internet)
Brasil assume a presidência do BRICS durante governo de Bolsonaro (foto: internet)

Receba Mais notícias como essa – Clique Aqui!

Durante o governo de Jair Bolsonaro, o Brasil irá assumir a liderança do BRICS. O processo de presidência rotativa está prevista para iniciar nesta quarta-feira (13/03) na capital paranaense. Nela, o Brasil será o responsável por coordenar as reuniões.

Estima-se que aconteçam aproximadamente 100 reuniões durante este ano, todas lideradas pelo Brasil. Em cada um desses encontros, serão debatidos assuntos de extrema relevância para o país, que vão desde saúde até a cooperação financeira.

-Publicidade-

Bolsonaro assume presidência do BRICS

Em 2019, o Brasil irá assumir a presidência rotativa do bloco econômico BRICS, composto por países como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Devido a isso, o presidente Jair Bolsonaro e o chanceler Ernesto Araújo irão ficar a frente das decisões do BRICS.

A primeira reunião sob a presidência brasileira teve início nesta quarta-feira (13) e tem previsão de ser finalizada na próxima sexta-feira (15), na cidade de Curitiba no Paraná. Ela contará com a participação dos “sherpas” que são os vice-ministros representando cada país participante do bloco econômico.

-Publicidade-

Brasil assume a presidência do BRICS durante governo de Bolsonaro (foto: internet)
Brasil assume a presidência do BRICS durante governo de Bolsonaro (foto: internet)

Relação com a China

A presidência brasileira do BRICS poderá ajudar a fortalecer as relações comerciais do nosso país com a China, que recentemente foi alvo de críticas do governo brasileiro. Segundo especialistas, Bolsonaro tem demonstrado interesse em se aproximar novamente do governo chinês.

O Itamaraty divulgou uma nota à imprensa, informando que o Brasil irá coordenar cerca de 100 eventos do BRICS. Isso inclui reuniões, foros, debates sobre uma diversidade de temas que abrangem desde cooperação financeira até segurança e saúde.

-Publicidade-

Leia Também:

Suspeito de assassinar Marielle Franco reside no mesmo condomínio de Bolsonaro no Rio

Presidente Bolsonaro publica falsa declaração de repórter e ataca imprensa

Importância do BRICS

A presença do Brasil no BRICS têm uma elevada importância na economia tanto para o nosso país, quanto para os demais países integrantes do bloco. A prova disso, é que cerca de 30% das exportações brasileiras em 2018 foram destinadas para os demais países integrantes do bloco.

Essas transações comerciais geraram um faturamento de mais de US$ 73 bilhões no ano passado. Vale a pena destacar que o Brasil também realiza importação de produtos essenciais desses países, o que torna essa relação comercial tão relevante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos termos de uso Aceitar Ler Política