Cabelo branco precoce: o estresse é confirmado como o responsável
Por: G M Rhaekyrion / 23 de Janeiro de 2020 às 17:07:49

Looks like you have blocked notifications!

Os últimos estudos voltados para as razões que induzem o cabelo a ficar branco cedo e a ter um grande volume de queda, apontam que o estresse é um dos responsáveis.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE NEWS

Cientista da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e o bioquímico Thiago Mattar Cunha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), confirma que o estresse seria uma das causas do cabelo branco antes da hora.

Confirmado: o estresse é responsável pelo cabelo branco precoce. (Imagem: delas.ig)

O velho ditado de que as tensões estão clareando os fios é a mais pura verdade. Casos como os de mulheres russas que participaram da Segunda Guerra Mundial e o da rainha Maria Antonieta durante a revolução francesa, são exemplos famosos do efeito do estresse no cabelo.

É comum atribuir os tais fios brancos após os filhos, pois é um período de extrema tensão, preocupação e estresse.

Confirmando as suspeitas tão enraizadas na sociedade, o estudo publicado na Nature, uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo provou a relação direta entre o estresse e o cabelo branco.

Como tudo começou:

Thiago Matta Cunha é um bioquímico que investiga os mecanismos por trás da sensação de dor e para isso aplicam substâncias bastante desconfortáveis em camundongos.

Após algumas semanas com o tratamento Thiago percebeu que os animais começavam a apresentar pelos brancos em sua pelagem preta.

Confirmado: o estresse é responsável pelo cabelo branco precoce. (Imagem: retirada do g1/ Harvard/FMRPUSP)

Ao viajar para Harvard e apresentar seus resultados aos colegas, ele viu que o resultado deles era parecido.

Como o estresse deixa o cabelo branco?

Depois de constatarem que haveria interferência do estresse no cabelo branco os cientistas começaram a investigar melhor.

A primeira prova foi que a tensão de fato está envolvida no surgimento precoce de cabelos brancos, depois descobriram como isso aconteceria.

O estresse sempre eleva os níveis de cortisol no corpo, então pensamos que esse hormônio teria um papel aí”, diz Ya Chieh Hsu, professora de Harvard envolvida nos trabalhos.

“Mas, surpreendentemente, quando removíamos a glândula adrenal dos animais para que eles não produzissem mais cortisol, seus pelos ainda ficavam brancos após situações de estresse”, completa.

Então a atenção foi para o sistema nervoso simpático, que é superativado em situações estressantes para reagirmos rapidamente a possíveis ameaças. É esse sistema que faz o coração bater mais rápido e a respiração acelerar, por exemplo.

Os nervos que transmitem as mensagens do sistema nervoso simpático também estão presentes nos folículos pilosos, estruturas onde os fios de cabelo crescem.

Sendo assim, os pesquisadores descobriram que os animais que sofrem tensão alta têm os nervos estimulados a fabricarem mais noradrenalina dentro dos folículos.

“Os folículos pilosos contêm um nicho de células-tronco que, com o tempo, convertem-se em unidades produtoras de pigmentos para substituir as antigas”, explicar Mattar Cunha.

Então, quando as células produtoras de pigmento se esgotam os fios brancos se multiplicam. Por essa razão o envelhecimento é intimamente ligado ao surgimento de cabelos brancos.



A noradrenalina acelera bastante esse processo de esgotamento celular, deixando as células que tingem os pelos sem estoque mais rapidamente, então o cabelo branco aparece.

VEJA TAMBÉM:

+3 dicas para recuperar os cachos do cabelo após descoloração
+3 dicas milagrosas para controlar o cabelo com frizz indesejado

Quanto mais estresse mais cabelo branco

Para saber qual nível de estresse conferia o aparecimento de fios alvos, os pesquisadores testaram vários métodos estressores e os resultados apontaram que todos podem promover o clareamento do pelo em animais.

Significando que para nós tanto um pico de tensão quanto uma rotina tensa podem acarretar cabelos brancos precoce.

Porém, os pesquisadores atentaram que quanto mais intenso é o estresse mais pelos brancos os camundongos têm.

O único quesito difícil de ser precisado pelo estudo foi o tempo, ainda não sabe-se exatamente quando ocorre o aparecimento, apenas como e a causa.

Como o tempo de vida dos camundongos é muito mais curta que a do ser humano, saber exatamente quando acontece ainda não foi possível.

“Não posso garantir 100% que o mesmo vá ocorrer na gente”, revela Mattar Cunha.

“Mas os mecanismos que estudamos são muito parecidos entre esses bichos e os seres humanos, então existe uma grande chance de os resultados serem aplicáveis”, completa.

Impedir os cabelos brancos

Outro fator interessante da pesquisa foi a possibilidade de frear esse fenômeno precoce dos fios brancos.

“Nós vimos que a noradrenalina gera aquelas alterações no folículo piloso por meio da uma enzina chamada CDK2. Talvez inibidores dela possam ser aplicados diretamente na cabeça para impedir o branqueamento do cabelo”, afirma Mattar Cunha.

Apesar de ainda está em hipótese e serem necessários mais estudos, a ideia é promissora.

Existe uma jornada árdua na ciência com relação aos efeitos do estresse e suas implicações no envelhecimento precoce, mas Mattar Cunha afirma ter bastante interesse em continuar os estudos.

“Eu tenho vontade de avaliar se o estresse interfere da mesma maneira em células do sistema imunológico. Se for o caso, teríamos como tentar controlar melhor infecções e mesmo o câncer”, afirma o pesquisador.

Agora já sabemos, estresse dá sim cabelos brancos.

Siga nas redes sociais:

Instagram: @afolhahoje

Página do facebook: @afolhahoje

Grupo do facebook: A Folha Hoje – Beleza


Postado por: G M Rhaekyrion
Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

Load more

Notícias relacionadas

Receba nossas notícias NO CELULAR

Receba nossas NEWSLETTER

Futebol ao Vivo Receita Notícias Futebol ao Vivo