Responsável por uma série de sintomas deletérios, o estresse é o maior inimigo da sociedade moderna, com seu poder danoso a saúde, é capaz de causar doenças graves e afetar nosso dia-a-dia, sem que percebamos, como por exemplo nosso cabelo e pele.

Muitas vezes, as queixas sobre um cabelo ressecado, caindo e sem brilho podem ser um reflexo de altos níveis de estresse, bem como a pele ressecada, porosa e com marcas de expressão, embora nem sempre consigamos identificar se estamos sofrendo desse mal.


RELACIONADAS



Dessa forma, para saber distinguir quais são os tipos de estresse e o que eles causam, primeiro precisamos entender o que ele é. Toda e qualquer desregulação que provoque uma alteração da homeostasia (equilíbrio) corporal é considerado um estresse.

Antes de começarmos a nos aventurarmos nesse mundo dos estresses e saber como identifica-los e diferenciar os tipos, clique nesse botão azul Criar Alerta e fique por dentro das novidades da A Folha Hoje.

Tipos de estresse como afeta a pele e os cabelos

Cabelo Seco e Pele Danificada Podem Ser Resultados Desses Dois Tipos de Estresse. (Foto: mdmsaudecapilar.com)
Cabelo Seco e Pele Danificada Podem Ser Resultados Desses Dois Tipos de Estresse. (Foto: mdmsaudecapilar.com)

Existem vários tipos de estresses, o que acontece de forma aguda, é o que dura um curto período de tempo. Porém, os que acontecem de forma crônica, podem durar longos períodos de tempo e são os responsáveis pela maior parte das queixas humanas.

Dessa maneira, os causadores do estresse são chamados de estressores e esses podem variar desde a mudança climática, à perda de alguém querido, ou um barulho alto repentino, a chegada de bebê, entre outros motivos.

Porém, no meio de uma gama de fatores que levam a um estresse, os que acontecem de forma negativa e crônica são os prejudiciais. Levando a queda de cabelo, danos na pele, problemas de saúde e até dificultando processos de emagrecimento.

Todavia, o modo como encaramos essas situações adversas é que vão classificar se aquele momento é realmente danoso ou não para a saúde. Sendo assim, existem 2 principais tipos de estresses, que mais acometem a sociedade.

Estresse psicoemocional e Estresse Ocupacional

Ligado diretamente ao psicológico humano, o estresse psicoemocional está relacionado as emoções e ao psicológico mental do indivíduo. Engloba emoções, sentimentos e cultura e é um dos mais sorrateiros e difíceis de identificar.

Em contrapartida, o estresse ocupacional está ligado ao trabalho, podendo ser físico, mental, psicológico ou emocional. Altamente deletério, sendo a razão pela qual a sociedade está tão doente.

O estresse no trabalho é o que mais causa danos no ser humano, pois consome o físico e o mental, levando a sintomas como dores, cansaço constante, irritabilidade e agravo de doenças pré-existentes. Portanto pode causar queda no cabelo e ressecamento da pele, aumentando o envelhecimento precoce.

Por essa razão, aquela sensação de cansaço, ou irritabilidade, ou seu cabelo está opaco mesmo que cuide constantemente dele, pode ser resultado do estresse. Então, lembre-se de ter momentos de lazer frequentes e separar um tempo para si diariamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui