13 de Agosto de 2019, atualizado ás 10:08

Cachos com Frizz? Não! Aprenda a se livrar do Frizz.



Por: | Beleza

Compartilhar:
         

Seu cabelo está com Frizz? Não sabe o que fazer para extinguir os fios rebeldes dos Cachos? Calma que vamos ajudar em tudo que for necessário!

Cachos com Frizz Não Aprenda a se livrar do Frizz. (pinterest)

O que é o Frizz?

Frizz é, basicamente, o fio de cabelo arrepiado. Como assim? Nossos cabelos são formados por camadas celulares, que confere a estrutura, alimentação e cor dos fios.

Porém, o tipo de cabelo – Cachos – é afetado por inúmeros fatores abióticos, dentre eles a umidade e quando esta se se encontra elevada as camadas externas dos fios tendem à arrepiar.

Diferença do cacho para o liso

Os cabelos cacheados possuem estrutura molecular diferente dos cabelos lisos. Uma delas é o peso molecular, os Cachos possuem peso molecular menor que os fios lisos.

Bem como menos massa e menos cutícula e por essa razão, menos proteção. Sendo assim, mais sensível à umidade e, consecutivamente, ao Frizz.

Então, não se preocupe, seu cacho não é rebelde, atípico, apenas está se comportando como deve. Mas tenho algumas dicas que vão ajudar.

Tratar ou maquiar?

Bem, existem muitas técnicas pós finalização e dia seguinte que ajudam os Cachos a manterem a definição, mas não vão extinguir o Frizz.

Isso se chama maquiagem, que é um efeito temporário para esconder o arrepiado.

Cachos com Frizz Não Aprenda a se livrar do Frizz. (pinterest)

Entretanto, produtos e hábitos cotidianos e dentro do cronograma capilar vão agir justamente na estrutura do cacho, acabando por minimizar ou extinguir o Frizz.

Sendo assim, é melhor fazer o tratamento, mesmo conhecendo técnicas maquiadoras.

URGENTE:

Não esqueçam de verificar se todos os seus produtos são 100% liberados, livres de parabenos e sulfato. Se você não sabe o que significa isso, confira: Tá Liberado. Entenda o que significa um produto Liberado para cacheadas.

Outro ponto é conhecer seu tipo de cacho. Cada cacho é um cacho e cada fio é um fio, então, é importante que saiba qual é o seu.

Alguns cremes e técnicas não funcionam em um cacho A, outros não funcionam com cacho B e isso segue pela tabela. Se você não conhece seu tipo, confira: Misturinhas para cacheadas pode? Danificam? Conheça as dicas para cabelos cacheados.

DICAS DE OURO

1 – Temperatura da Água para lavagem

Se você costuma tomar aquele banho morno ou quente, que faz um bem danando para os músculos, relaxam e combatem o estresse. Bom, tenho uma notícia:

Água quente é TERRÍVEL para os Cachos. O fio capilar possui cutículas e elas se dilatam na água quente e, consequentemente, ajuda no Frizz. Então, é melhor o velho banho frio.

2 – Tempo de lavagem

Eu sei que suar e oleosidade são coisas para serem evitadas e geralmente são combatidas vigorosamente, mas, acreditem, Cachos precisam de oleosidade.

Se você lava o cabelo com muita frequência, passa shampoo em excesso ou esfrega o couro cabelo em excesso, vai prejudicar seu cacho e aumentar o Frizz.

O ideal é que intercale o cronograma com dias sem lavar o cabelo. Mas, claro, leve em consideração o quão oleoso seu cabelo fica para decidir quantos dias não lavará.

Porém, não sejam paranoicos, um pouco de oleosidade faz bem.

3 – Secando o cabelo

Esfregar?? Nunca na galáxia! Tenha mais cuidado com seu cacho na hora de secar, esfregar aumenta o Frizz.

Então, é preferível que amasse os Cachos suavemente, até a umidade ceder.

Lembrem-se que o Frizz também vem do atrito e quanto mais ele for estimulado mais arrepiado o cacho fica.

4 – Modo de desembaraçar

Prefira pentear ou desembaraçar os Cachos quando estão molhados, de preferência durante o banho e após a aplicação do creme ou hidratação.

Isso permite uma definição melhor e evita o Frizz.

Aposente sua escova de plástico e nunca, nunca comece a pentear o cabelo pela raiz, isso danifica o fio e o torna quebradiço, bem como aumenta o Frizz.

Escovas de madeira ou o bom e velho pente são preferíveis.

Cachos com Frizz Não Aprenda a se livrar do Frizz. (pinterest)

5 – Cronograma capilar

Outro quesito que aumenta o Frizz é um cabelo não hidratado.

Existem inúmeros aminoácidos e nutrientes que os Cachos precisam para manterem definição e estar saudável.

É importante que haja um cronograma capilar para tratar profundamente seus Cachos, principalmente a hidratação.

Além disso, uma alimentação balanceada e cheia de frutas e vegetais que são ricos em nutrientes ajuda a dar saúde aos Cachos.

LEIA TAMBÉM:

Ingredientes caseiros pode? Receitas naturebas para Hidratação capilar.

Cacheadas: Lavagem diária correta. Dicas para o dia-à-dia.

Lembrem-se que nosso cabelo é formado por células e como o resto do nosso corpo demanda de componentes ingeríveis para manter a saúde.

Só creme não resolve, bem como só alimentação também não, pois o fio do cacho, dvido sua ondulação, dificultada a absorção completa desses componentes.

Então, use produtos veganos e bons para seu cabelo e também tenha uma alimentação saudável.

IMAGEM

Por hoje é só.

GMR




Anderson Gomes

Professor de Física e estudante de Engenharia Civil, gosto de uma boa música, games e, acima de tudo, estar com minha família.

  

0 Comentários