Campanha de Vacinação Contra a Gripe Termina nesta Terça-feira na Paraíba!
A campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina nesta terça-feira, 30 de junho. Saiba aqui se você é do grupo prioritário!
Juliana Seixas - 30 de Junho de 2020 às 10:02:55

E termina nesta terça-feira, dia 30 de Junho, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe na Paraíba. A vacinação atingiu a meta geral de 90% de pessoas imunizadas no estado; além disso, foram aplicadas mais de um milhão de doses na Paraíba.

O início da campanha começou no dia 23 de março e tem como meta vacinar os grupos prioritário, sendo no mínimo de 90% de cada um deles, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).


RELACIONADAS



Antes de mais nada, a campanha foi prorrogada, por uma determinação do Ministério da Saúde, para que as pessoas do grupo prioritário possam encontrar um posto de imunização e assim receber a vacina.

O chefe de Imunização da Secretária Municipal de saúde declarou que:

“Este ano, desde o início da campanha, tivemos uma procura bem maior pela vacina do que nos anos anteriores e conseguimos bater recordes de imunização. Mesmo assim, é importante que, aqueles que integram os grupos prioritários e ainda não estão imunizados, se dirijam a um dos pontos de vacinação até esta terça-feira”.

Confira quem pode tomar a Vacina contra a gripe!
Nesta terça-feira termina a campanha da vacinação contra a gripe!

Os grupo prioritários, que são aqueles que devem tomara vacina contra a gripe, são as pessoas com deficiência; as crianças entre seis meses a menores de seis anos; as mães que tiveram bebês recentemente (até 45 dias);

Além disso, os trabalhadores da saúde; professores que trabalham em escola pública ou privada, esses devem apresentar algo que comprove sua função; por fim, as pessoas entre 55 e 59 anos de idade e indígenas.

Os dados na Paraíba mostram que alguns grupos ainda não atingiram a meta, entre eles estão as gestantes, as crianças e os adultos ( de 55 a 59 anos). Confira as informação abaixo:

  • Adultos entre 55 e 59 anos atingiram 75,93%
  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos atingiram 76,13%
  • Gestantes atingiram 75,12%
  • Mães no pós parto atingiram 90,84%
  • Indígenas atingiram 100,04 %
  • Idosos atingiram 108,13%
  • Trabalhadores da saúde atingiram 116,08%

Por fim, a vacina tem eficácia contra influenza, contudo, não tem eficácia nenhuma contra o novo coronavírus. Porém, ela vai ajudar a reduzir o número de pessoas que procuram os hospitais ou postos de saúde, visto que, ajudam os profissionais da saúde na eliminação do diagnóstico de Covid-19, já que os sintomas são bem parecidos.

VEJA TAMBÉM



Postado por: Juliana Seixas
Sou Engenheira de Materiais, professora de Inglês e Francês e escrevo para o site A Folha Hoje.