07 de Outubro de 2019, atualizado ás 16:10

Campanha nacional de Vacinação contra sarampo começa hoje



Por: | Notícias

Compartilhar:
         

Começa hoje, segunda feira (07), a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo com foco em dois grupos e meta para imunizar mais de 15 milhões de pessoas.

Campanha nacional de Vacinação contra sarampo começa hoje. (Imagem: santavitoria.mg.gov)

O primeiro grupo diz respeito a crianças entre seis meses e cinco anos, com a campanha que começa e se estende até dia 25 de Outubro, com dia D de vacinação no dia 19.

Siga => A Folha Hoje no Google New

Do segundo grupo fazem parte jovens entre 20 e 29 anos que não estão com o cartão de vacinação em dia. Espera-se vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.

Para a campanha foi realizada a maior compra de vacinas contra o sarampo em 10 anos, serão 60,2 milhões de doses da tríplice viral, para garantir a imunização nos municípios.

Ministro da saúde faz apelo aos familiares para que levem suas crianças para vacinar, em meio a crise que levou o Brasil a perder o título de país que erradicou a doença.

“Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, disse Luiz Henrique Mandetta, atual ministro da Saúde. “Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, completou.

VEJA TAMBÉM:

Exoesqueleto controlado pelo cérebro faz paraplégico andar.

Desde o início do ano 25,5 milhões de doses da vacina foram distribuídas para garantir a vacinação de rotina em todos os estados. Só nos últimos três meses já foram registrados 5.404 casos da doença, sendo a maioria concentrados no estado de São Paulo, e 6 mortes confirmadas.

A vacinação é importante pois o sarampo pode levar o infectado a cegueira e nos casos extremos, como já vem-se acompanhado, o óbito.

No intuito de incentivar a vacinação o Ministério da Saúde disponibilizara R$ 206 milhões de reais como bonificação aos municípios que atingiram as metas estabelecidas. Para isso os gestores devem informar mensalmente o estoque das vacinas de poliomielite, tríplice viral e pentavalente.

Confira seu cartão de vacinação e leve suas crianças para vacinar nos postos de saúde mais próximos ou pontos de vacinação em sua cidade.




G M Rhaekyrion

Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

  

0 Comentários