Carro financiado! Aprenda calcular taxa de financiamento de veículos

Taxa de financiamento de veículos, aprenda como descobrir quanto está pagando de juros ao financiar seu carro zero ou usado. Quando se faz um empréstimo para comprar um veículo é preciso tomar muito cuidado com a ‘taxa de financiamento’, pois é este detalhe que fará toda a diferença no final, pois depois de pagar o valor obtido, serão pagos também os juros e é preciso saber com antecedência, quanto irá pagar a mais.

Por exemplo, se a pessoa vai comprar um carro no valor de R$ 40 mil e recorre a um financiamento, então o valor do veículo será mais caro e é se informando sobre a taxa de financiamento que o consumidor descobrirá quanto irá pagar na verdade.

Porque é importante saber a taxa de financiamento de veículos, quanto as financiadoras cobram de juros

As instituições financeiras lucram com os juros, que também podem ser chamados de taxas. Alguns cobram taxas mais elevadas, outros nem tanto. Por isso é tão importante descobrir a taxa de financiamento do veículo, para planejar melhor a compra e evitar futuros problemas, por exemplo, deixando de pagar o débito por não saber que subiria tanto.

O primeiro passo na verdade é definir quanto será preciso pedir emprestado: e esta conta pode ser feita pelo próprio consumidor, que precisará levar em consideração a renda mensal e os gastos no decorrer de cada mês. Tudo precisa ser anotado, para ver quanto sobra e assim ter uma boa noção do valor máximo que deve ser cada parcela. Agora faça o levantamento de quanto já conseguiu economizar e depois, anote o valor do veículo que deseja.

Empréstimo Com Garantia de Carro ou Casa - Faça uma Simulação
Empréstimo Com Garantia de Carro ou Casa – Faça uma Simulação

Pronto, você já tem a relação do valor que possui, o valor do carro, o valor do empréstimo que precisa e principalmente, quanto pode pagar por mês.

Em quantas parcelas posso financiar meu carro?

O segundo passo é definir em quanto tempo poderá pagar o empréstimo e quanto antes melhor, pois pagará menos juros, só que as mensalidades serão mais altas. Com mensalidades mais baixas, demora mais a quitar o débito e fica mais tempo pagando juros. Não existe uma melhor solução, o importante é que cada um escolha aquela que melhor se encaixe em seu perfil.

É preciso tomar muito cuidado quando for fazer o cronograma para pagamento, lembre-se que durante este período poderão surgir imprevistos. É preciso estar preparado para tudo, do contrário, a dívida sai do controle e complica a vida financeira da pessoa.

Qual a taxa de financiamento de veículos cobrada pelas financeiras?

O consumidor na hora do empréstimo sempre precisa levar em consideração o CET – Custo Efetivo Total, onde estão embutidos todos os encargos e também as demais despesas. Fique atento a isso, pois toda instituição financeira é obrigada a informar o CET para o cliente.

Empréstimo consignado no Itaú: Taxas e Informações
Empréstimo consignado no Itaú: Taxas e Informações (Imagem: Reprodução Internet

Considerando o CET, o consumidor tem uma visão muito mais realista da taxa de financiamento do veículo.

Quem paga um empréstimo, a cada mês paga um pouco do valor total que lhe foi emprestado e também os juros. É só usar uma calculadora para descobrir quanto está pagando de juros, ou utilizar a fórmula abaixo:

[taxa de juros / numero de pagamento x montante principal = juros]

Ou seja, pegue a taxa de juros, divida pelo números de pagamentos a ser feito, agora multiplique pelo saldo do empréstimo e terá o resultado. Por exemplo:

Se o financiamento para a compra do veículo é de R$ 30 mil para ser pago em 6 meses a 8,40% ao ano, então fica assim: (0.084/12) x 30000 = 210.

Usando o Excel fica muito mais fácil fazer estes cálculos, assim você não perderá o controle do seu empréstimo, sabendo exatamente o quanto está pagando de taxa.

Vale ainda ressaltar que várias empresas de crédito estão oferecendo o refinanciamento de veículos, se você já tem um carro de um valor razoável, pode tentar refinanciar seu veículo para comprar um outro mais novo. As taxas também são atrativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here