Já pensou ter suas dados roubados na hora de fazer compras online? É isso que os Cibercriminosos estão fazendo, por lançar falsa lojas de e-commerce.

Nos últimos anos, o número de golpes aplicados a internet cresceram 297%, e a maioria está ligada aos cibercriminosos que se passam por serviços de e-commerce para coletar informações dos usuários, como dados bancários.

Uma pesquisa mostra que o Brasil é o campeão de atividades de fraude no varejo, sendo 24,9% mais perigoso para realizar transações online que a média. Em seguida, aparecem México (10,4%) e Índia (1,9%). De acordo com os analistas, esses países são conhecidos por terem empresas com medidas de segurança cibernética mais fracas, o que facilita a ação de criminosos.

Loading...

O estudo verificou ainda que, no terceiro trimestre de 2018, foram criados em média, 23,6 sites falsos por empresa — no quarto trimestre de 2017, a taxa era de 5,95. Para os pesquisadores, esse aumento pode estar diretamente relacionado com as melhorias nos serviços de inteligência cibernética, capazes de identificar páginas de phishing de forma mais rápida. Antigamente, os endereços maliciosos eram mantidos no ar por semanas – mas, agora, ficam por dias ou horas. Assim, os criminosos precisam criar novos sites para prosseguir com as ações fraudulentas.

Cibercriminosos atuam na Black Friday

Cibercriminosos usam lojas falsas para roubas dados dos clientes
Cibercriminosos usam lojas falsas para roubas dados dos clientes. (Imagem: IT Forum)

E o perigo com os Cibercriminosos cresce ainda nesse época do ano devido a chegada da Black Friday, onde a maioria deixar para comprar produtos mais baratos, e acabam sendo atraídas para a armadilha.

Loading...

Segundo a pesquisa, a maior parte dos produtos comprados a partir de dados bancários roubados é revendido na dark web a preços muito abaixo daqueles cobrados pelo mercado, o que prejudica não só a vítima direta, mas também as empresas. Foi observado um aumento de 278% no mercado ilegal de produtos das varejistas rastreadas pelo estudo no período de um ano.

Como evitar cair no golpe dos Cibercriminosos

Para não cair no golpe dos Cibercriminosos, é importante ficar sempre em alerta sobre que tipo de site você está acessando para realizar as compras.


RELACIONADAS



Sempre busque empresas confiáveis e que já esteja com bastante tempo de mercado.

Além disso, ao receber alguma mensagem pelo celular, e-mail ou redes sociais com propagandas de lojas, mesmo que sejam de empresas conhecidas, não clique no link e sim acesse o site da loja diretamente pelo oficial.

Loading...

Os Cibercriminosos são tão inteligentes que conseguem montar um site e promoção iguais aos originais, e é ai que mora o grande perigo quando a pessoa acaba caindo na armadilha, colocando todo os dados pessoais e bancários e depois descobre que caiu em um golpe.

Quer saber mais sobre Cibercriminosos e golpe na internet?

Siga agora mesmo nossas páginas do Facebook e do Instagram e permita notificações para receber mais notícias sobre jogos Ao Vivo, futebol, esportes e etc.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui