04 de Dezembro de 2019, atualizado ás 19:12

Comemorações de Iansã e Santa Bárbara marcaram o dia em Salvador



Por: | Notícias

Compartilhar:
         

Comemora-se hoje o dia de Santa Bárbara e Iansã e o festejo é um dos mais importantes de Salvador, levando milhares de fiéis as ruas do Pelourinho, para homenagear a santa católica e a orixá umbandista e candomblecista.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE
Comemorações de Iansã e Santa Bárbara marcaram o dia em Salvador. (Imagem: Itapagipe Online)

As comemorações começaram as 5 horas da manhã com uma alvorada festiva, de onde os fiéis se encaminharam até o Largo do Pelourinho, onde foi realizada a missa campal por volta das 8 horas.

A procissão começou depois da missa. Os fiéis percorreram o centro histórico, passando pelas ruas Gregório de Matos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça, em mais de um quilometro de percurso até chegar ao Corpo de Bombeiros (Santa Bárbara é padroeira dos bombeiros).

VEJA TAMBÉM:

+Indicação de filme Netflix: O Matador – Resenha crítica
+História do HIV no Brasil já na Netflix – Carta para Além dos Muros

 

Na praça do quartel foi colocado um antigo carro de bombeiros, que foi utilizado para refrescar os fiéis, jogando água para afastar o calor, enquanto a imagem de Santa Bárbara era entregue e recebia mais homenagens.  

Comemorações de Iansã e Santa Bárbara marcaram o dia em Salvador. (Imagem: G1)

Vermelho e branco era a cor predominante nas ruas do Pelourinho e ao longo do Centro Histórico, as cores da santa e da orixá. Atabaques e timbaús juntaram-se aos cânticos religiosos nesse encontro de religiões.

Santa Bárbara é protetora das tempestades e padroeira dos bombeiros e Iansã é rainha dos trovões e senhora dos ventos e das tempestades. 

Comemorações de Iansã e Santa Bárbara marcaram o dia em Salvador. (Imagem: G1)

O dia delas abre os calendários de festejos populares em Salvador, que só termina em fevereiro, com grandes comemorações que atraem milhares de pessoas da cidade e milhares de turistas.




G M Rhaekyrion

Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

  

0 Comentários