Me lembro como hoje da sensação de ver a Física pela primeira vez no ensino médio. Se foi boa? claro que não! afinal eu era péssimo em matemática – fruto de uma educação pública de “qualidade” – e fiquei abismado com os gráficos, símbolos e teorias.

É um engano pensar que o conhecimento em matemática é a única coisa necessária para aprender Física. Raciocínio lógico e interpretação de texto também são peças fundamentais.


RELACIONADAS



Tenho amigos que são ótimos em Cálculo, mas não conseguem interpretar questões de Física. Já outros – como eu – sabiam interpretar a questão, mas não tinham o domínio matemático para resolver. Ou seja, uma coisa complementa a outra.

A única certeza é que, se você pensar constantemente que não vai aprender, você realmente não vai. Porém, só cheguei nessa conclusão após ter sido reprovado, então se não quiser repetir os mesmos erros fique aqui que vou te mostrar o passo a passo agora de como aprender Física do zero!

Primeiro Passo – Queira aprender

A percepção do conhecimento em Física ou qualquer outro ramo
Formas de receber o conhecimento

A forma de como você deseja aprender alguma matéria – Física, História, Biologia… – depende da sua vontade de querer entendê-la. Veja o primeiro funil da imagem acima, ele representa o conhecimento quando você é forçado a absorvê-lo, enquanto na segunda imagem representa alguém que está disposto a aprender.

Quando você, aluno, abre seu livro de Física e durante toda a leitura mantém aquele ‘gatilho’ que fica em seu inconsciente repetindo a frase “eu não vou entender, eu não vou aprender, é difícil demais…”, está cometendo o primeiro erro.

Se o seu professor lhe ensina bem, ótimo, é um estímulo a mais. No entanto, o aprendizado é um conceito interno, nenhum professor por melhor que seja irá fixar o conhecimento em sua memória, pois essa etapa é exclusivamente sua e vem por meio de leitura.

Segundo Passo – Revise Matemática

Como Aprender Física do Zero - Primeiros Conceitos
Como Aprender Física do Zero – Primeiros Conceitos

Para começar a resolver as questões é necessário o básico de conhecimento em matemática. Não sinta vergonha se o assunto for do 5º, 6º ano, vai lá e revise! Um dos assuntos básicos e que você tem que revisar são:

  • Operações fundamentais – somar, subtrair, dividir e multiplicar é essencial. Aprenda a usar o jogo de sinais, operações com vírgulas e use a calculadora apenas para confirmar suas respostas.
  • Fração – Faça operações com fração (soma, divisão, subtração e multiplicação), aprenda o que é m.m.c e m.d.c.
  • Unidades de Medidas – aprenda o máximo que puder sobre comprimento, área e volume.
  • Potenciação – aprenda como usar expoentes que será muito necessário na Física.
  • Regra de três simples – outro tópico fundamental. Quase 90% (aproveitando, também revise porcentagem) das questões de Física envolve uma regra de três simples.

Parece muita coisa, mas não é. Isso é só a base, têm muito mais além disso. Porém, leve em consideração que você irá utilizar esse conteúdo ao longo do seu ensino médio, faculdade ou até mesmo para o resto da vida, como foi o meu caso.

Terceiro Passo – Mantenha o Foco

Se errar alguma questão não desanime, tente novamente, passe para outra, mas não saia de um assunto sem antes dominá-lo.

Vou começar aqui neste site uma série de assuntos, partindo da mecânica até a Eletromagnetismo. Você vai aos poucos se convencer de que essa matéria não é tão assustadora quando se imagina.

Antes de continuarmos não se esquece da revisão! Nos vemos nos próximos artigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui