Um cartão de crédito para autônomo não é muito diferente de um cartão concedido para um trabalhador assalariado, aposentado ou pensionista, que podem apresentar um holerite como comprovante de rendimento. Talvez a única diferença seja a maneira usada para a comprovação de que a pessoa possui renda suficiente para obter o plástico. Bancos digitais, por exemplo, podem se basear numa boa movimentação de dinheiro em conta, e lógico, mediante as análises de praxe: nome limpo, sem pendências no Serasa ou SPC e se paga suas contas em dia (score de crédito).

Comprovante de renda para cartão de crédito para autônomos: uma das primeiras dificuldades enfrentadas na hora da comprovação da renda

Se você se encaixa nesta modalidade de cliente, veja como facilitar o caminho para obter um cartão de crédito sem comprovante de renda tradicional, principalmente porque não recebe um holerite para comprovar um salário que recebe todos os meses. Porém, não é impossível comprovar a renda sendo autônomo, e algumas ferramentas estão disponíveis para essa finalidade.

Histórico de movimentação bancária pode servir como comprovante de renda no seu banco


RELACIONADAS



Se você é cliente de um banco ou instituição financeira, é possível comprovar sua renda usando o próprio extrato de sua conta no banco como comprovante de renda. Se seu pedido for direto no banco em que tem conta, seu gerente poderá usar sua movimentação financeira para comprovar que você tem renda compatível para obter crédito.

Não só para a possível a liberação do limite de um cartão de crédito, mas também para outros tipos de empréstimos, como o cheque especial e crédito pessoal automático.

Quase sempre funciona assim, mas seu cadastro pode ser recusado quando sua movimentação é muito baixa. Mas não se afobe! Mesmo assim você poderá obter um cartão mais básico e com limite de crédito menor, que com o tempo, pode ter o limite aumentado de acordo com seu histórico de gastos e pagamentos (em dia, obvio!).

Comprovar renda em outras instituições de crédito

O histórico de movimentação em conta também pode ser usado para comprovar a renda em instituições de cartões de crédito onde você não tem conta e quer ter o crédito. Porém, são mais difíceis de serem aceitos, o que pode ajudar é abrir uma conta na instituição. Muitos banco digitais oferecem cartão de crédito sem comprovação de renda, porém seria melhor se movimentasse dinheiro nesta conta em questão.

Histórico positivo de crédito ou score de crédito

Muitas instituições estão usando bastante o score de crédito para fornecer cartões aos seus clientes. Esse score de crédito é uma pontuação que vai aumentando de acordo com sua disciplina financeira, ou seja, se você paga suas contas e empréstimos em dia, ele é basado no seu uso do crédito, (se você teve), disponível em outras instituições, etc.

É possível consultar seu score de crédito no SERASA no próprio site ou através de apps, Vale lembrar que mesmo se você tiver um score positivo não há garantias de que o limite de um cartão será liberado, mas está sendo muito usado para concessão de crédito. Ressaltando que o score é muito usado para a liberação do limite de crédito, baseado nos valores movimentados, mesmo que você use outras formas de comprovação de renda.

Imposto de Renda como comprovante de renda para cartão de crédito

Você faz declaração de Imposto de Renda? Mesmo que esteja na faixa de isenção e não pague imposto? Se não faz está perdendo a chance de ter em mãos um comprovante de renda!

No próximo ano, procure seu contador e faça a declaração mantendo os valores dentro da faixa de isenção. Se for o caso de ganhar mais, seja honesto e pague seu imposto, isso vai ser de grande valia na hora de tentar obter um cartão de crédito, ou outros tipos de empréstimos.

Muitos bancos e instituições financeiras que emitem cartões de crédito para não correntistas disponibilizam a possibilidade de comprovação de renda através do imposto de renda do ano anterior. Apesar de não ser uma garantia de que você vai ter o limite do cartão liberado, porém a maioria das instituições de crédito ‘aceitam de bom grado’ o imposto de renda como comprovante de rendimentos. E, como já dissemos, não espere um limite muito alto se seu imposto de renda tiver uma renda muito baixa declarada.

DECORE serve como comprovante de renda?

A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, também conhecida pela sigla DECORE, é um documento legal, emitido por um contador, e pode ser usado como comprovante de renda. O DECORE é bem aceito na maioria das transações financeiras do mercado, inclusive na comprovação de renda para obtenção de limite para um cartão de crédito.

Cartões de crédito online

Como já foi dito, empresas como Nubank usam outras maneiras de analisar seu cadastro e não apenas comprovantes de renda para a liberação de cartões de crédito aos seus clientes. Vale a pena pesquisar e buscar essas instituições, pois muitas delas tem cartões extremamente vantajosos. Veja também no Banco Next que está na mesma categoria.

Cuidados ao obter cartão de crédito para autônomo

Vale a pena lembrar, que quanto maior o risco para a instituição financeira, ao concederem um cartão de crédito, maiores serão as taxas e juros do seu cartão, principalmente no refinanciamento do valor da fatura. (acontece comumente em cartões crédito concedido por lojas). Em outras palavras, quanto mais “suspeita” for sua comprovação de renda, menos a chance de você obter um cartão de crédito com boas taxas e um bom limite, então capriche e siga nossas dicas.

Por último, se sua solicitação para cartão de crédito não for aprovada

Entre em contato com o emissor do cartão de crédito para saber o motivo. Pode acontecer algum conflito de dados ou com o comprovante de renda usado, ou até mesmo se você esta pleiteando um cartão de crédito que não se encaixa no seu perfil financeiro.

Seja como for, um gerente do banco ou um visita o site da instituição, na aba de perguntas ou SAC, poderão dar pistas e indicar o que aconteceu e os passos a seguir para garantir que você consiga seu cartão de crédito para autônomos.

Ficou alguma dúvida em relação a cartão de crédito para autônomo? Deixem suas perguntas nos comentários e iremos respondê-las!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui