07 de Outubro de 2019, atualizado ás 17:10

Como os cães evoluíram junto aos humanos?



Por: | Notícias

Compartilhar:
         

Considerado o melhor amigo do homem, os cães tiveram sua evolução congruente com a nossa e se desenvolveram devido ao nosso convívio social.

Isso mesmo, nossa evolução e do ancestral dos nossos cães fazem parte uma da outra e nosso surgimento na vida canina foi quem possibilitou a domesticação nesses animais tão amados.

Siga => A Folha Hoje no Google New

Como os cães evoluíram junto aos humanos? (youtube.com)

Quando vemos nosso cãozinho, sendo ou não de raça, aquela ligação que temos, o amor que sentimos fluindo, jamais pensamos que antes de serem a coisa fofa que criamos eram lobos selvagens, que viviam às margens dos bandos que formávamos.

Isso mesmo, os lobos são os antecessores dos nossos cães, que antes uivavam e formavam bandos consistentes, com uma comunicação social complexa e forte.

Mas como chegaram ao cão doméstico?

Bem, primeiro é preciso ser entendido que a evolução não é uma linha contínua, houveram várias modificações genéticas, vários cruzamentos espontâneos e várias pressões naturais para chegarmos o nosso cão.

O começo de tudo ainda é bastante discutido, mas a teoria mais falada e aceita é que os lobos viviam nos rastros dos humanos para se aproveitar dos nossos restos.

Essa percepção de que podiam se alimentar facilmente, sem precisar caçar, dos restos humanos fizeram algumas matilhas nos acompanharem.

Como os cães evoluíram junto aos humanos? (infoescola.com)

Isso há mais ou menos 20 mil anos no passado.

Assim, com os lobos por perto, também tivemos nossa vantagem, pois ficamos protegidos de outros predadores.

Essa nova relação acabou levando a uma geração de lobos que aprendeu desde cedo a obter comida através dos humanos. Já não era preciso caçar.

Esses novos filhotes eram mais dóceis, por já estarem acostumados aos humanos e assim, geração por geração, os lobos começaram a conviver próximos de nós.

LEIA TAMBÉM:

Criados para serem caçados, leões sofrem num comércio cruel

De bolinhas branquinhas nasceu a zebra Tira no Quênia

Assim, os lobos viraram cães, ao longo de muita modificação genética natural ao longo das gerações e essas modificações não só vieram no físico, mas também na mente.

Que tornaram os cães propensos às relações humanas, vendo o homem como líder, que é o provedor e protetor do bando.

E esse instinto e ligação perdura até hoje, por isso é tão importante se impor diante de seu cachorro, fazê-lo entender que você é o líder. Dar limites.

Essa educação é necessária para seu cão, o deixará mais feliz e saudável mentalmente.

Do mesmo modo que nós passamos a enxergar os cães como nosso companheiro e não mais estávamos sozinhos com a nossa espécie. Tínhamos nossos cachorros e eles tinham a nós.

Daí por diante o homem exerceu várias influências no desenvolvimento canino, que gerou as diversas raças que conhecemos.

Então, quando olhar pro seu dog lembre que um dia ele foi um lobão. E que a ligação forte que possuem é real e instintiva, tanto de nós para eles, quanto deles para conosco.




G M Rhaekyrion

Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

  

0 Comentários