O cartão de crédito se tornou uma ferramenta indispensável na nossa vida, seja pela segurança que ele proporciona como a praticidade na hora de fazer as compras, evitando a necessidade de andar com grandes quantidades de dinheiro no bolso.

Mas você sabe como o cartão de crédito surgiu?


RELACIONADAS



Artigos que você pode se interessar:

Loading...

Conheça a novas regras do cartão de crédito

Dicas para usar o cartão de crédito de forma correta

Loading...

História do surgimento do cartão de crédito

O cartão de crédito se tornou uma ferramenta indispensável na nossa vida, seja pela segurança que ele proporciona como a praticidade na hora de fazer as compras, evitando a necessidade de andar com grandes quantidades de dinheiro no bolso. (Foto: Internet)

A primeira venda a ser realizada por crédito como conhecemos hoje ocorreu em 1730 quando Christopher Thornton vendeu seus móveis de forma parcelada onde cada parte poderia ser paga semanalmente. Esta foi a estratégia utilizada por ele para que conseguisse vender as peças que estavam há muito tempo em sua loja.

Após, entre os séculos XVIII e XX os tallymen vendiam suas roupas em troca de pagamentos também feitos de forma semanal. Eles assim eram chamados em função da forma como controlavam as vendas ao utilizar uma vara de madeira.

Assim, de um lado eram feitos talhos para demostrar a quantia devida enquanto o outro mostrava os pagamentos feitos.

Mas foi somente na década de 20, nos Estados Unidos, que surgiu um novo modelo de comércio onde o cliente poderia comprar agora e pagar depois, mas somente as lojas que emitiam este sistema, aceitavam esse tipo de pagamento.

Loading...

Como muita gente começou a gostar desse sistema de pagamento, essa ideia foi muito bem aceita, pois o cliente tinha em suas mãos uma facilidade maior na hora de fazer suas compras, pois ele não precisa ter o dinheiro naquela hora.

Somente em 1950 que o primeiro cartão de crédito. A marca era Diners Club e foi o primeiro serviço que enviava uma cobrança para sua casa.

Um ano depois do lançamento, o Diners Club já tinha 200 clientes com cartão que poderiam utiliza-lo em 27 restaurantes de Nova York.

Porém, apenas em 1970 surgiram os primeiros cartões com tarja magnética. É aí que entra a poderosa American Express e depois a Visa, que dominam o mercado de cartões de crédito.

Hoje temos inúmeros tipos de cartões, de diferentes lojas e benefícios baseados no perfil e necessidade dos clientes.

Assim, é difícil encontrar uma pessoa que não tenha um cartão de crédito hoje ou que já teve esse produto à sua disposição.

Muitas pessoas ainda preferem pagar com cartão, mesmo que estejam com dinheiro, pois acreditam que esse método proporciona mais segurança as compras.

O que precisa ficar em alerta apenas é na forma como ele deve ser usado, sempre com cautela para que o abuso não gere dívidas acumulativos, prejudicando o orçamento familiar.

Se achar necessário, faça uma planilha com tudo que foi comprado. Isso ajuda na hora de fechar as contas e saber o que você pode comprar ou não.

Quer saber mais sobre as a história do cartão de crédito?

Então nos siga agora mesmo em nossas páginas do Facebook e do Instagram e permita nossas notificações para receber mais notícias sobre cartão de crédito, contas digitais, empréstimos e finanças em geral.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui