Não importa o tamanho da sua empresa ou reconhecimento que a sua marca tem hoje no mercado. A partir do momento em que você conseguir identificar o melhor perfil de influenciador digital para falar dos seus produtos ou serviços, tenha a certeza: a jornada da sua marca pode mudar, incrivelmente, da noite para o dia.

Existem diversos casos de empresas que viram suas vendas cresceram, substancialmente, depois de aliar seu nome a perfis de alto engajamento nas redes sociais. Mas conseguir este sucesso não é tão mágico como parece ser.


RELACIONADAS



Contar com a consultoria de uma boa agência especializada no segmento é fundamental para não ter um resultado negativo, já que aliar sua marca à imagem de um criador de conteúdo pode prejudicar a reputação da sua empresa se não for bem analisada todas as etapas, inclusive a qualidade do conteúdo a ser gerado pelo influencer.

Loading...

É preciso contratar uma agência para ter sucesso?

Agência - Comunicação
Agência – Comunicação

Quando vamos executar qualquer serviço, sempre a melhor opção é nos cercarmos de bons profissionais especializados em suas áreas. Mas para economizar, muita gente prefere arregaçar as mangas e fazer por sua própria conta e risco. As vezes dá certo, outras nem tanto e muitas vezes é um verdadeiro desastre, não é mesmo?

A grande verdade é que a gente se esquece que profissionais especializados se dedicam por anos a fio para entender como funciona seu mercado, dispendem recursos, tempo e acompanham as mudanças, seguem as tendências e os melhores acabam quebrando paradigmas e criando oportunidades incríveis para seus clientes. Como diz o ditado – “cada macaco no seu galho”.

Loading...

Desde que surgiu o marketing de influência, empresas, profissionais de comunicação e pessoas em geral, estão buscando um lugar ao sol para se dar bem neste mercado, afinal de contas, já sabemos que, enquanto marca, estar aliado a perfis de alto engajamento nas redes sociais tem se mostrado uma verdadeira ferramenta de visibilidade até mesmo para os mais desconhecidos e para minúsculas empresas.

Por ser um mercado novo, ainda em formação, os formatos de campanhas e o melhor caminho para ser trabalhar com este público ainda estão em construção. Então, tem muita oportunidade ainda para abraçar. Mas até por ser novo, a urgência em se profissionalizar é urgente, e tem muitos profissionais se capacitando na área, de maneira muito inteligente e estratégica, encurralando, cada vez mais, os oportunistas de plantão.

Hoje, este segmento já conta com muitos profissionais que estão se dedicando há anos para ajudar o setor e o resultado é um punhado de agências que sabem muito bem como trabalhar com este público e a força deles vai pra lá da criatividade e o poder de gerar aumento das vendas. Afinal, ninguém mais tem tempo sobrando, e um deslize de reputação pode acabar com sua marca em questões de dias com o poder de propagação de notícias nas redes sociais.

Resumindo a pergunta: Sim! Toda empresa, por menor que seja, precisa de uma boa estratégia de comunicação na construção de uma campanha com influenciadores digitais, e se puder contar com profissionais capacitados, bingo!

Loading...

Como criar campanhas com influenciadores digitais?

Influenciadores digitais são profissionais que se dedicam a produzir conteúdo, diariamente para ajudar sua rede de seguidores. Os bons criadores de conteúdo, acabam se especializando em um ou mais assuntos e se tornam experts trazendo novidades, lançamentos, conselhos e opiniões. Por conta disso ganham a atenção e confiança extrema dos seus seguidores.

Todo este movimento é orgânico, ou seja, os seguidores acompanham os influenciadores por livre e espontânea vontade, eles procuram por conteúdo e aconselhamento e esperam ansiosos pelo compartilhamento de informações.

Com o tempo, estes profissionais ganham autoridade e engajamento, tornando seus canais em um ativo de comunicação enorme.

Saber fazer conteúdo, neste contexto, é o que determina o sucesso e crescimento dos criadores de conteúdo. Tudo que eles precisam quando se associam a uma marca é usar de honestidade e transparência. Diferente do mercado publicitário – e podemos usar aqui o exemplo da Xuxa e a marca Monange – a primeira pergunta que um seguidor faz quando vê seu influenciador favorito usando uma marca é – ele realmente usa o produto/serviço que está citando em suas redes sociais?

Esta é a grande diferença, e justamente o motivo principal, do grande sucesso dos influenciadores digitais; pessoas comuns com problemas e desafios semelhantes dos seguidores e que se preocupam em resolver, dar soluções e empoderar seus públicos. E tem gente ainda que não entende o poder transformador deste mercado!

Entendido esta dinâmica, a marca deve sempre, em primeiro lugar, buscar o perfil que usa ou viria a usar, verdadeiramente, seu produto ou serviço. Se conseguir identificar influenciadores apaixonados ou grandes admiradores da sua marca, metade do problema já foi solucionado.

Identificando o perfil é necessário que você tenha em mente quanto quer e pode investir em uma campanha. Existem dois formatos para se trabalhar com influenciadores. Confira!

Como trabalhar com influenciadores digitais?

O primeiro formato é o orgânico. O objetivo das campanhas orgânicas é proporcionar experiências para que influenciadores tenham contato com a marca, seus serviços e produtos.

Neste formato, a agência seleciona um mailing de perfis que esteja em sintonia com o propósito da marca e desenha uma campanha, que pode ser desde um presente a ser enviado de maneira muito simples, mas sempre elegante, ou a organizar um evento, experienciar um serviço ou mesmo organizar uma viagem de imersão.

Neste formato não há pagamentos diretos e contratos assinados. Por isso, o influenciador também não tem obrigação de postar ou falar da marca. Mas como a agência seleciona perfis que “conversam com a campanha”, 70% dos profissionais que irão receber o produto ou participar do evento, acaba falando da sua experiência com a marca, pois o que fornecemos são escopos de conteúdo para as suas redes sociais.

Existe também o relacionamento com a agência, que permite, em muitos casos, a cocriação de conteúdo para beneficiar os seguidores com informações mais precisas e especializadas.

Qual a melhor plataforma?

Já conhecemos os principais canais onde estão os influenciadores como Instagram e Facebook, mas a grande verdade é que o setor digital corre com uma velocidade assustadora e todo mês a gente acaba sabendo de novos. Claro que nem todos vigam, mas hoje já dispomos de outras plataformas, muitas vezes, incrivelmente melhores que as mais conhecidas.

Um exemplo é o Twitch, uma plataforma de streaming que cresce assustadoramente. O streaming, ou transmissão ao vivo é uma das últimas tendências no segmento, porém ainda muito dominada por gamers. Mas vale a pena arriscar algumas ações diferenciadas como este público. Marcas de automóveis, alimentos e o mercado de moda já descobriram alguns caminhos bem interessante para trabalhar com este público.

O Tik Tok também anda aguçando a criatividade de influenciadores e marcas. Com seus vídeos mais curtos e engraçados, se tornou um verdadeiro canal de entretenimento que cresce sem precedentes na história.

Por onde começar?

Antes de começar a trabalhar com influenciadores digitais, analise se você tem estrutura para atender a demanda que uma boa campanha pode gerar. Recentemente uma marca têxtil lançou uma máscara fashion, superdiscreta e confortável para usar na pandemia. A empresa enviou a máscara para dezenas de influenciadoras de moda e foi um sucesso absoluto. O problema é que é quase impossível comprar a tal máscara.

A frustação para quem deseja a máscara é enorme. Muitos desistem e outros começaram a odiar a marca, porque nem todo mundo é paciente, as pessoas têm reações diferentes.

Por isso, antes de começar, verifique se você tem uma boa estrutura de atendimento e se seu canal suporta a visita diária de internautas, sistemas de segurança para pagamento e principalmente se você tem o produto em estoque.

Isso não quer dizer que você deve produzir uma quantidade enorme de itens para iniciar, mas sim que deve agir com prudência e pés no chão, talvez com perfis menores e alcance menos generalizado para não frustrar o seu público.

Agência de comunicação especializadas no setor de marketing de influência

Por ser um setor novo, poucas agências de comunicação estão preparadas para desenvolver e executar campanhas de marketing de influência. As agências de publicidade acabaram não acreditando no setor quando ele surgiu e as agências de marketing digital não sabem como atuar com este publico, já que seu foco é outro.

Quem abraçou desde o começo este novo formato de comunicação, foram as agências de assessoria de imprensa e de relações públicas. Mas algumas demoraram demais para entender e acreditar no grande potencial deste novo ecossistema que nasceu para ajudar marcas e pessoas como nunca antes visto na história da comunicação empresarial.

Muitas plataformas que reúnem influenciadores, inclusive alguns aplicativos internacionais, tem atuado fortemente no Brasil, mas eles não oferecem o principal, que é o relacionamento estreito com este público e acabam não conhecendo de verdade o melhor perfil para ajudar marcas.

Agências de PR multinacionais instaladas no país acabaram por terceirizar este trabalho para plataformas. Então, o resumo, é que existem poucas agências especializadas no setor. Uma forma de descobrir boas agências é seguir alguns influenciadores pequenos e médios, que você acredita que seja um bom perfil para conversar com a sua marca.

Geralmente, a maioria destes influenciadores acabam marcando as agências mais parceiras em seus posts, como forma de gratidão pelo acompanhamento de suas carreiras.

Existem agências de assessoria de imprensa que oferecem, inclusive, cursos, encontros e master class, gratuitos, para a formação de influenciadores, tamanha é a cumplicidade com estes públicos e o interesse de ver o setor crescer e se profissionalizar. Vale a pena estudar estas agências, conhecer sua rotina, cases e escolher a melhor para sua empresa.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui