A Polícia Civil de Goiás confirmou, por meio de publicação em diário oficial, nesta segunda-feira, 23 de abril, a assinatura do contrato com a banca organizadora do seu novo concurso público para o cargo de delegado, que será a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Com isto, a expectativa é de que a divulgação do edital ocorra nas próximas semanas.

O concurso de delegado contará com uma oferta de 100 vagas e faz parte de um um pacote de medidas que serão adotadas a curto e médio prazos, no sentido de diminuir os índices de criminalidade do estado, anunciado recentemente pelo governador José Eliton. Agora, a expectativa é de que sejam agilizados os preparativos para outros cargos da corporação, que conta com expectativa de total de 650 oportunidades, já considerando as 100 de delegado.


RELACIONADAS



A Comissão – Concurso Polícia Civil GO

Loading...

A comissão do concurso, constituída em 1º de março, é presidida pela superintendente de escola de governo Liliane Morais Batista de Sá, tendo como vice-presidente o delegado Gustavo Carlos Ferreira. A comissão conta, ainda, com o coordenador técnico João Francisco Alves; os delegados Eraldo José Augusto, Tatyane Gonçalves Cruvinel e Gustavo José Borges de Araujo; o escrivão Marcelo Aires Medeiros e os servidores da gerência de recrutamento e seleção do governo Dogmar Mendes Rocha de Souza e Daniel Soares Porto.

Vale lembrar que a autorização deste certame foi liberada no dia 31 de outubro do ano passado pelo então governador de Goiás, Marconi Perillo, durante a solenidade de formatura de 400 policiais civis.

Loading...

No aval concedido pelo governador consta que o concurso Polícia Civil GO 2018 terá 100 vagas para a carreira de delegado e 550 distribuídas entre as funções de agente e escrivão.

Todos os cargos liberados são destinados a profissionais com ensino superior completo em diversas áreas de atuação – vale ressaltar que para delegado será exigido bacharelado em direito.

Atribuições dos cargos – Concurso Polícia Civil GO 2018

Agente – Efetuar diligências a fim de prender criminosos; apreender objetos furtados e localizar pessoas; fazer investigações, realizar rondas noturnas e diurnas; policiar zonas impróprias para menores; dar plantão; seguir elementos suspeitos da prática de infração penal; fazer coletas de informações; prender infratores em flagrante ou em virtude de mandado da autoridade competente; conduzir pessoas à presença da autoridade de polícia judiciária, quando necessário ao esclarecimento de fatos delituosos; elaborar relatório das investigações realizadas; entre outras atividades.

Loading...

Escrivão – Reduzir a termos ocorrências, declarações e depoimentos; expedir intimações, citações e notificações; redigir portarias, ofícios, mandados, termos, autos, ordens de serviço, editais, circulares, boletins, etc.; preencher guias para identificação, recolhimento e soltura de presos; protocolar ofícios, requerimentos e representações; catalogar e arquivar em pastas próprias todos os documentos relativos ao serviço; organizar os livros de cargas e descargas de remessa de autos, de conclusões de inquéritos e de ofícios, documentos e demais papeis dos cartórios policiais; entre outras atividades.

Delegado – instaurar e presidir, com exclusividade, inquéritos policiais, termos circunstanciados de ocorrência e outros procedimentos policiais legais para a apuração de infração penal ou ato infracional; exercer atribuições previstas na legislação processual penal de competência da autoridade policial; dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades logísticas e finalísticas da unidade sob sua direção; determinar intimações e, em caso de não comparecimento injustificado, condução coercitiva; requisitar a realização de exames periciais e complementares, destinados a colher e resguardar indícios ou provas da ocorrência de infrações penais ou de quaisquer outros exames que julgar imprescindíveis à elucidação do fato investigado; entre outras atividades.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui