Concurso Público

Concurso Público x Processo Seletivo – Afinal, Qual a Diferença?

Concurso Público edital sairá amanhã, confirmado por Governador

Não é nenhuma novidade que a cada ano, em meio a crise nacional, cresce o números de concurseiros em todo o país.

Jovens, adultos e estudantes buscam através dos concursos, uma independência ou estabilidade financeira, só que é tanta correria que acabamos esquecendo de pesquisar o ponto chave da coisa, qual a diferenças entre Concurso público x processo Seletivo? Qual o melhor? Vamos descobrir?

O que é um Concurso público?

Concurso Público edital sairá amanhã, confirmado por Governador
Concurso Público

O fator principal de um concurso público é que ele tem como objetivo o preenchimento de vaga efetiva (cargos que ficaram vagos por conta de aposentadorias, falecimentos e afastamentos definitivos de servidores). O candidato aprovado passará por um período de experiência denominado estágio probatório (que tem duração de 3 anos).

Loading...

Após o estágio probatório, o então funcionário, será avaliado e devidamente efetivado. Depois de efetivado, ele só deixará a vaga por vontade própria, não podendo ser despedido, salvo em casos graves. Nesse caso, então, o funcionário adquire estabilidade.

Todas as particularidades de um concurso público estão dispostas no artigo 37, inciso II da Constituição Federal

Loading...

O que é um Processo seletivo?

No caso do processo seletivo a coisa já muda de figura, pois, é para preenchimento de vagas em caráter temporárias, por tempo determinado pelo edital. Geralmente o governo faz o processo para atender a demandas e necessidades temporárias e excepcionais. Ou seja, nesse caso a pessoa aprovada, não terá estabilidade, mas será contratada pelo período descrito no edital. Lembrando que o período poderá ser prorrogado, quando houver necessidade e interesse por parte do empregador.

concurso público x processo seletivo – Como funcionam na prática?

Na prática, a diferença entre concurso público x processo seletivo é que, normalmente, a avaliação promovida pelo processo seletivo é mais simples. Pode haver prova escrita para ambos, mas normalmente, no segundo caso, essa avaliação é bem mais fácil.

Já o concurso, o candidato tem de passar por uma prova escrita e didática obrigatória de caráter eliminatório, e pode ainda se seguir uma prova prática, uma entrevista e/ou prova de títulos.

Embora alguns processos seletivos possam contar com todas essas ou algumas dessas etapas, é possível que apenas uma entrevista e análise de currículo sejam suficientes para a contratação. De uma coisa você pode ter certeza,  quanto menor o cargo e, consequentemente, o salário, mais fácil será esse processo.

Loading...

Lembrando que, devido a estabilidade oferecida pelo concursos, a exemplo de salários altos, é notório que o número de candidatos é bem maior, como também, a dificuldade de se conseguir uma vaga.

Minha dica é, planeje sua rotina e organizar seu tempo, reveja outros concursos e conquiste o cargo do seu sonho. Não se contente com o que você tem hoje, busque sempre o melhor, você é merecedor. Ainda tem dúvida sobre o assunto? Posso ajudar? O que você achou do artigo? Participe.

Loading...

Você pode gostar de
Tags: , , ,

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu