Concursos – Como planejar sua rotina de estudos? Descubra!

Concursos – A conquista pela aprovação em um Concurso público ou no Enem é o sonho de muita gente. No entanto, nem sempre as pessoas vão em busca desse objetivo, alegando falta de tempo. É muito comum ouvirmos que “se já é difícil passar em um concurso com dedicação total aos estudos, imagina para quem trabalha e deseja fazer o Enem?”.

É claro que é mais complicado. É inegável que sobram menos horas e mais cansaço para quem tem outras obrigações durante o dia. Mesmo assim, com um pouco de organização, é possível, sim, arranjar tempo e disposição para estudar concursos públicos como também para as provas do Enem 2018.

Surgiu um concurso e o edital que você não esperava e você tem pouco tempo para estudar? Não entre em pânico! A melhor opção nessas situações é otimizar seus estudos, fazendo com que a qualidade do seu aprendizado compense o pouco tempo que tem para se dedicar ao conteúdo.

Loading...

Na base da falta de foco estão velhos e novos vilões. O som hipnotizante da televisão, o toque repetitivo do celular, redes sociais e aplicativos de mensagens (como o WhatsApp) são alguns deles.

No entanto, vencê-los é apenas questão de (muita) força de vontade. Afinal, basta apertar o botão desligar para ter a certeza de não ser interrompido.

Loading...

Confira, abaixo as dicas de especialistas:

  • 1. FAÇA UM ROTEIRO DE ESTUDOS – Concursos

No momento em que você assimilar o conteúdo que precisará estudar para um concurso ou para o Enem é indicado que você faça um roteiro de estudos para aproveitar a maior parte do tempo. Tenha sempre uma agenda por perto e escreva os detalhes sobre suas aulas e atividades externas. Olhar a agenda lhe dará uma compreensão maior sobre como a semana/mês/semestre será, auxiliando a organização do tempo.

Em seu roteiro faça uma lista detalhada de quais capítulos, conceitos ou ideias pedidos no edital e divida o tempo de acordo com cada conteúdo. Também é indicado que você crie uma agenda para cada conteúdo e antes de iniciar o conteúdo, faça uma síntese do que será estudado naquele momento, após terminar o conteúdo risque da lista e vá para a próxima disciplina, dessa forma você terá uma organização maior nos conteúdos.

  • 2. SAIBA APROVEITAR O TEMPO – Concursos públicos

Faça um compromisso com si mesmo, de que quando você sentar para estudar você realmente encare como se fosse uma aula real, utilize o tempo com seriedade desligando o celular e usando a internet somente para pesquisar ou esclarecer dúvidas, pois com os aparelhos eletrônicos por perto é mais fácil perder a concentração com alguma mensagem ou ligação. Outra boa dica é que você opte por estudar sempre no mesmo horário do dia. Escolha um horário em que seu cérebro esteja mais alerta. Algumas pessoas gostam de estudar os materiais após o final da aula, quando o conteúdo ainda se encontra fresco nas mentes. Outros preferem descansar a mente antes de revisar o conteúdo.

Loading...
  • 3. FAÇA PROVAS PASSADAS – concurso público

Parece uma dica lógica, mas muitos concurseiros e participantes do Enem acabam esquecendo da necessidade de praticar o que está aprendendo. A melhor maneira de revisar o conteúdo e também descobrir pontos em que precisa reforçar a matéria é fazendo provas antigas, de preferência da mesma banca do atual concurso que você irá prestar.

Por isso, deixe selecionadas questões sobre o que você está estudando e regularmente veja essas questões e as responda. Isso irá te ajudar a colocar em prática o que aprende. Esse tipo de exercício também é excelente para avaliar seu conhecimento e saber se você está realmente aprendendo o que está estudando. Caso você perceba que não está acertando, pode ser um momento de reforçar os estudos naquele conteúdo.

  • 4. COMECE A ESTUDAR – Concurso 2018

Escolha o ambiente para as horas de estudo bem o conteúdo. certo. É necessário ter um lugar tranquilo, iluminado e sem perturbações para poder absorver a disciplina. Escolher o ambiente correto significa selecionar um lugar onde você se sinta “localizado” e livre de distrações. Evite ficar perto de uma televisão ou ir a lugares onde pessoas estejam se conversando e rindo. Se estiver estudando no quarto, feche a porta e procure não estudar na cama, pois a tendência é que dê sonolência.

Atente-se que o momento do dia em que você estuda é tão importante quanto o ambiente. Caso você seja alguém que acorda cedo e acha melhor estudar na manhã, maximize seu tempo de estudo matinal. Caso você seja uma pessoa da noite, deixe para o fim do dia.

  • 5. TENHA CALMA – Concursos 2018

É difícil manter a calma quando se está perto de prestar as provas do tão esperando concurso, no entanto manter a calma é fundamental. Faça intervalos durante os estudos, pois descansar é tão importante quanto focar nos estudos. A mente trabalha melhor quando você faz uma pausa a cada 25 minutos de estudo, pause 5.

Essa técnica ajuda a absorver a matéria e relaxar, fazendo com que sua mente se sinta renovada para mais estudos. Lembre-se também de fazer alguma atividade física, uma simples caminhada já é o suficiente, o importante é que o corpo se movimente, assim você ficará mais alerta e contribuirá para que corpo e olhos se ajustem depois do tempo excessivo concentrado em um único ponto. Não se esqueça de comer, mesmo que os lanches o ajudem a encarar uma sessão rigorosa de estudos, não pule refeições para estudar mais. Faça uma pausa para comer um lanche saudável ou alimentos que lhe deem energia!

  • 6. ESCREVA PARA NÃO ESQUECER – concurso público 2018

Uma boa técnica para fixar o conteúdo é escrevendo os principais tópicos do assunto, como um esquema com palavras chaves que ajudam a lembrar a matéria. Pois a escrita desenvolve a criatividade e a expressão pessoal, contribuindo para o raciocínio cognitivo. Por isso, se você está estudando você precisa escrever bastante. Resumos, mapas mentais, grifos, anotações em livros, esquemas coloridos e até mesmo desenhos que lembrem o conteúdo são uma excelente técnica de memorização. Quanto maior a escrita, mais fácil será o aprendizado, então sempre que puder, escreva!

  • 7. MANTENHA SUA MOTIVAÇÃO – concursos públicos 2018

Não existe estímulo maior do que pensar no objetivo alcançado. Se imagine no dia da sua aprovação, depois na nomeação e até mesmo exercendo a função. Se mantenha focado em seu objetivo e não desista, toda vez que se sentir cansado, lembre-se do porque deseja a aprovação e continue!

com informações, administradora e editora sanar

Loading...

Você pode gostar de
Tags: , , , , , ,

More Similar Posts

3 Comentários. Deixe novo

  • OLÁ AMIGOS !FAZ EXATAMENTE 2 ANOS QUE ESTOU NA LUTA PELA APROVAÇÃO E DIGO QUE SIGO ESSAS DICAS AS QUAIS VERDADEIRAMENTE SÃO DE GRANDE VALIA !MINHA ROTINA É DE APROXIMADAMENTE 5 HORAS DE ESTUDO COM 2 MATERIAS POR DIA + EXERCICIOS VOLTADA PRA BANCA Q IREI PRESTAR TAL CONCURSO, AOS FINAIS DE SEMANA REVISO O QUE ESTUDEI DURANTE A SEMANA E FAÇO SIMULADOS PROVAS ANTERIORES(REFERENTE A BANCA) E DIGO QUE CADA VEZ ESTOU MAIS PERTO DA APROVAÇÃO. GOSTARIA DE DIZER TBM QUE AOS QUE DECIDIRAM MERGULHAR NESSE MUNDO DOS CONCURSOS É PRECISO MTA DISCIPLINA. SE DESLIGAR DE ELETRÔNICOS (CELULARES,TABLETS,ETC. HÁ NAO SER QUE SEJA PRA ESTUDO SOMENTE ESTUDO)E TBM DE AMIZADES QUE NÃO PENSAM O MSM QUE VC OU NÃO TEM O MSM OBJETIVO .RESUMINDO DEDIQUE-SE SOMENTE AO ESTUDO E SERÁ QUESTÃO DE TEMPO PARA A APROVAÇÃO CHEGAR !BOA SORTE A TDS E BONS ESTUDOS !!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu