Buscando emagrecer rápido, muitas pessoas acabam caindo em ciladas perigosas, que podem prejudicar a saúde e não surtir o efeito desejado. Isso é o que mais acontece com quem segue dietas restritivas sem acompanhamento profissional, pensando que passar fome é o caminho certo para perder peso.
Entretanto, enxugar alguns quilos pode ser mais fácil e prazeroso do que se imagina, basta saber equilibrar sua alimentação e conhecer dicas realmente significativas, que são realistas e ajudam no processo de emagrecimento.
Então, se quer conhecer quais dicas vai te ajudar a perder peso, continua com A Folha Hoje. Agora, não se esqueça, que para alcançar resultados duradouros é preciso conciliar a alimentação saudável com uma atividade física de sua preferência.
3 dicas de ouro para emagrecer rápido e com saúde

1 – Abandone o açúcar refinado e o amido
Controlar o apetite é o primeiro e mais difícil desafio de quem deseja emagrecer rápido. Sendo, também, a parte mais importante da sua mudança alimentar, onde demanda mais dedicação e esforço. Por isso é preciso conhecer bem seus hábitos alimentares, para então aprender a controlar o apetite.
Então, a velha história de que é preciso cortar açúcar refinado, amigo e alimentos industrializados, porque engordam, é a regra principal da sua mudança. Não só pelo fato de conter ingrediente maléficos para a saúde, mas por não permitirem uma saciedade prolonga.
Ou seja, alimentos com muito teor de açúcar e amido causam picos glicêmicos no nosso organismo, levando a um pico de insulina. Dessa forma, há um aumento de acúmulo de gordura corporal e uma menor sensação de saciedade. Então, prefira alimentos que tenham lenda absorção, que vão combater a fome constante.
2 – É preciso comer proteínas, gorduras e vegetais de forma balanceada
Ter uma alimentação baseada em uma variedade pequena de grupos alimentares não vai te fazer emagrecer rápido. Isso acontece porque os tipos de alimentos são complementares e nosso organismo precisa ingerir uma quantidade equilibrada de cada grupo.
Então, não exclua as gorduras por preconceito, mas saiba qual tipo é melhor para consumir e em qual alimento. Portanto, o segredo é ter em suas refeições o equilíbrio entre gordura, proteína e vegetais.
Aposte em carnes magras, ovos, azeite, abacate, brócolis, espinafre e uma série de alimentos que contém poucas calorias e são ricos nutricionalmente. Mas nunca exagere ou coma um único tipo de alimento, a variedade e o equilíbrio é que farão a diferença.
3 – Pratique um exercício de força 3 vezes por semana
Apesar da academia ser um local bem desconfortável para a maioria das pessoas, pois é relacionada com sofrimento, a tão temida musculação não precisa ser a única forma de fazer exercício com peso.
Então, vários estudos provam que o levantamento de peso ajuda na queima de gordura e a emagrecer rápido, além de tonificar seu corpo e combater a flacidez na pele. Porém, não é necessário que vá a uma academia, você pode fazer crossfit, ou arte marcial, ou um esporte.
Além disso, a prática de uma atividade física que você realmente goste leva a uma sensação de bem-estar melhor, aumentando a autoestima e reduzindo o estresse. É importante se sentir bem enquanto se exercita.