A cidade do Rio de Janeiro é famosa por sua beleza exuberante e por diversas opções de lazer que oferece, não só aos turistas, como também aos seus moradores. Mas, saia dos tradicionais passeios e conheça o Rio de Janeiro de uma forma diferente.

Com uma localização privilegiada, repletas de encostas, morros e pedras, o Rio de Janeiro vem sendo considerado um ótimo lugar para quem gosta de apreciar as belezas da cidade do alto.


RELACIONADAS



E foi pensando nisso, que se criou durante os anos inúmeras trilhas que pudessem levar os aventureiros a uma área da cidade pouca conhecida, tirando aquele estigma de que o Rio possui apenas praia como seu ponto mais conhecido.

Loading...

A base disso, selecionamos as trilhas mais famosas que vem atraindo centenas de visitantes todos os anos. Algumas delas podem ser praticadas por pessoas com poucas experiências ou para aqueles que já tem o domínio e vive de altas aventuras.

Conheça o Rio de Janeiro em locais diferentes

Conheça o Rio de Janeiro de uma forma diferente (Foto: Superinteressante)
Conheça o Rio de Janeiro de uma forma diferente (Foto: Superinteressante)
  • Rio de Janeiro de uma forma diferente: Costão de Itacoatiara
Rio de Janeiro de uma forma diferente: Costão de Itacoatiara

A trilha do Costão do Itacoatiara é composto por uma subida em que dá acessa a três caminhos diferentes. Placas no local indicam que se o aventureiro escolher o caminho da direita, encontrará no final o Costão.

Loading...

E como essa trilha é composta? Seu percurso é todo pela mata, finalizando a chegada na pedra.

Para quem tem medo na hora da subida, uma dica dos viajantes é fazer a escalada engatinhando, mas não se apavore: a rocha é bem aderente e com um bom tênis o turista consegue caminhar de forma tranquila.

A Trilha Costão de Itacoatiara é indicada para quem gosta de exercícios, visto que a subida exige preparo das pernas. Ou seja, se você não pratica alguma atividade física ou está negligenciando na academia, fique ligado que a subida poderá ser complicada, pois exigirá um preparo do seu corpo.

  • Rio de Janeiro de uma forma diferente: Trilha da Pedra Bonita
Rio de Janeiro de uma forma diferente: Trilha da Pedra Bonita

A Trilha da Pedra Bonita proporciona uma caminhada agradável, que tem como em sua estrutura diversos espaços de reflorestamento com uma privilegiada vista da cidade do Rio de Janeiro.

Loading...

A trilha se inicia na Estrada da Pedra Bonita, e para chegar lá, o aventureiro pegará o acesso pela orla de São Conrado, subindo a Estrada das Canoas. Existem diversas sinalizações que vão auxiliar a chegada do turista até o ponto certo.

Para que gosta de um passeio com percurso mais íngreme, a Trilha da Pedra Bonita é a pedida certa, o que torna ela acessível a pessoas que tenham algum grau de preparo físico.

Na parte inicial da trilha, é possível encontrar uma vegetação mais densa,  tornando a temperatura mais baixa, o que ajuda no momento da caminhada.

Em alguns trechos, a vegetação é aberta e a exposição ao sol é maior, por isso, a dica é se proteger com protetor solar adequado, sem esquecer da garrafa de água.

Na parte final, é onde o preparo física é mais exigido, com subidas em terreno arenoso, mantendo sempre o cuidado com uma possível queda.

Já em seu topo, é possível observar a Pedra da Gávea no horizonte, finalizando em grande estilo o passeio.

Rio de Janeiro de uma forma diferente: Trilha da Urca

A quem diga que não tem como visitar o Rio de Janeiro e não participar de uma trilha no Morro da Urca. Ela é obrigatória para quem gosta de entender como a cidade do Rio de Janeiro foi fundada e outras curiosidades.

Nesta região, o turista tem acesso a primeira fortaleza da cidade que era usada para impedir que inimigos franceses e holandeses invadisse a cidade pelo mar. Durante a trilha, será possível avistar um pouco da região e como esse ponto era estratégico para Rio de Janeiro logo nos primeiros anos de chegada dos portugueses.

Para o turista que escolher subir a trilha, é possível comprar ingressos para o bondinho que leva até o segundo morro, onde a vista da cidade é incrível.

Para quem gosta de aventuras mas não tem um preparo de atleta, essa trilha é a mais indicada pois possui um trajeto considerado fácil em relação as demais já mencionadas.

  • Rio de Janeiro de uma forma diferente: Pedra da Gávea

Considerado o maior bloco de pedra à beira mar do mundo, a Pedra da Gávea recebeu esse nome por ser comparada ao cesto para observação que ficava situado no mastro das caravelas portuguesas.

Com aproximadamente 842m de altura, é possível observar de seu alto toda a orla carioca, além da Zona Sul e a Zona Oeste da cidade e as montanhas da Floresta da Tijuca.

A Trilha da Pedra da Gávea é considerada uma das mais difíceis trilhas da cidade, por isso é destinada a quem possui um bom condicionamento físico e está acostumado com esse tipo de caminhada e aventura.

Uma dica é usar um guia experiente que vai auxiliar o turista em sua subida. A parte mais difícil, e as vezes mais tensa, é escalada com 30 metros de altura, considerada o ponto mais crítico do trajeto.

Mas o final do percurso mostra que valeu a pena toda o esforço quando o aventureiro dá de cara com uma vista maravilhosa da cidade do Rio de Janeiro.

  • Rio de Janeiro de uma forma diferente: Pedra do Telégrafo
Rio de Janeiro de uma forma diferente: Pedra do Telégrafo

A trilha da Pedra do Telegrafo fica no Parque Estadual da Pedra Branca, e possivelmente recebeu esse nome pois, durante a Segunda Guerra Mundial, abrigava um posto avançado de observação que identificava a chegada de submarinos inimigos, e assim prevenia possíveis ataques de embarcações as unidades brasileiras.

Hoje a Trilha da Pedra do Telégrafo é conhecida pelas famosas fotos que mostram pessoas se segurando em uma pedra com a sensação de estarem em um abismo, criando uma ilusão de ótica na fotografia, mas que na verdade abaixo da pedra existe o chão, que de acordo com o ângulo da foto, pode criar imagens sensacionais.

No alto da trilha é possível observar as praias Selvagens, do Grumari, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Floresta da Tijuca.

Com 3,5 Km de trilha, o percurso leva cerca de duas horas e pode ser realizada por pessoas com qualquer porte físico, desde que estejam disposto a uma boa aventura.

Uma dica dos viajantes é chegar bem cedo a curtir o nascer do sol lá do alto. A vista é incrível e a sensação de paz e realização é enorme.

Por isso, conheça o Rio de Janeiro de uma forma diferente de todos os roteiros conhecidos. Você vai perceber que a viagem ficará mais divertida.

Quer saber mais sobre viagem e turismo? Então nos siga agora mesmo em nossas páginas do Facebook e do Instagram e permita nossas notificações para receber mais notícias.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui