Em um país de clima tropical como o Brasil, o ar-condicionado torna-se um eletrodoméstico essencial nas residências e ambientes de trabalho.
No entanto, assim como qualquer outro tipo de aparelho, com o tempo e até mesmo mau uso, ele começa a apresentar defeitos.
RELACIONADAS
Pensando nisso, conheça os problemas mais comuns no ar-condicionado!
Como identificar o mau funcionamento do ar condicionado

Existem diversos fatores que podem interferir no desempenho deste eletrodoméstico.
Pensando nisso, montamos uma lista para de sinais que você deve ficar atento para que assim, entre em contato com o profissional adequado para realizar o conserto:
- O compressor e o motoventilador não funcionam;
- O compressor não funciona, o motoventilador funciona;
- O compressor funciona continuamente, mas não desliga;
- O ar condicionado não liga;
- Desempenho abaixo do esperado;
- Compressor fica ligado por pouco tempo;
- O aparelho causa mau cheiro;
- O aparelho vaza água;
- O motoventilador gira em sentido contrário;
- O aparelho não resfria o ar.
Formas de garantir o funcionamento correto do ar-condicionado
Além de adquirir um bom aparelho, é necessário tomar os devidos cuidados para que não haja algum tipo de falha técnica provocada por mau uso.
Também fique atento à todas as especificações informadas no manual de instruções, também siga algumas dicas importantes que separamos para te ajudar:
- Higienize a serpentina (unidade evaporadora). Para isso, use ar comprimido ou um jato de água de baixa pressão no sentido contrário das aletas;
- Siga as instruções do fabricante a respeito do tempo de duração dos filtros de ar. Isso porque, essas peças são responsáveis por reter a poeira, de forma que elas não voltem a circular no ambiente;
- A unidade condensadora também deve ser higienizada corretamente uma vez que fica ao ar livre e exposta a todos os tipos de sujidades e acúmulo de resíduos, como é o caso de insetos, folhas de árvores, poeira e afins;
- Não se esqueça de desligar o aparelho quando ninguém estiver no espaço. Assim você diminui a circulação de partículas que são prejudiciais à saúde, além de economizar os gastos com a conta de energia;
- A quantidade de gás refrigerante outro ponto de atenção importante. Quando está em falta, o aparelho torna-se incapaz de conseguir refrigerar o ambiente, o que acaba ocasionando o superaquecimento do compressor;
- Por fim, mas não menos importante, agende manutenções preventivas pelo menos uma vez no ano.
Além da higienização do aparelho, o profissional adequado conseguirá verificar o funcionamento do aparelho e possíveis trocas, bem como fazer a limpeza do ar condicionado de uma maneira mais minuciosa.
Importância da manutenção preventiva
Já ouviu aquele ditado que diz que “prevenir é melhor que remediar”? Pois bem, o mesmo vale para o seu ar condicionado!
Isso porque com a manutenção preventiva, e boas práticas diárias de uso você garante o funcionamento correto do aparelho, e evita gastos inesperados.
Quando você deixa tais precauções de lado, acaba correndo o risco do eletrodoméstico apresentar um defeito mais grave e consequentemente de precisar de um conserto mais caro.
Com os cuidados e manutenções indicadas, você consegue economizar mais pela diminuição de reparos e consequentemente pelo aumento de tempo da vida útil do ar condicionado.
Também como assegura que o ambiente terá um ar mais saudável sem a presença de microorganismos causadores de doenças respiratórias (como bactérias, fungos etc), melhora a produtividade do aparelho, e ainda tem a segurança de contar com as peças sob garantia.
Agora que você já sabe quais medidas devem ser tomadas para garantir o funcionamento correto do ar condicionado, não deixe de tomar esses cuidados tanto para evitar gastos inesperados e expressivos, mas também, para assegurar a saúde de todos do ambiente!