12 de Setembro de 2019, atualizado ás 10:09

Consequências capilares do estresse crônico deletério



Por: | Beleza

Compartilhar:
         

Saiba que não importa a quantidade de hidratação, cuidado e texturização capilares que você faça, o estresse vai bloquear qualquer um desses tratamentos.

Consequências capilares do estresse crônico deletério (fernandacaroline.com)

Eu li direito? Isso mesmo! Pode manter seu cronograma impecável, abusar dos produtos naturais capilares e ter a melhor texturização do mundo, se estiver estressada nada disso funciona.

Mas por que?

É simples! O estresse é uma reação normal do nosso organismo para uma situação de perigo, ele alerta seu corpo para uma possível luta ou fuga.

E por essa razão ele manda toda a energia possível para os músculos, elevando os índices de colesterol sanguíneo e aumentando a adrenalina.

Agora, quando essa reação toda não é nem para lutar e nem para correr o que acontece?

Exatamente a mesma coisa, mas você não precisa fugir de um predador e nem vai defender seu território, você, provavelmente, está cansado, sobrecarregado, chateado, etc.

E se o estresse for crônico, ou seja, sempre presente, é que o quadro é pior e uma das coisas que mais sofre no nosso corpo é o nosso cabelo.

Consequências capilares para o estresse

A primeira observação é o ressecamento, como você está em situação de estresse seu corpo priorizará as células musculares e mandará mais suprimentos para elas.

Consequentemente, a queratina capilar será danificada, muitos dos aminoácidos que são essenciais para a cutícula do fio também são subtraídos,

E por isso seu cabelo fica com aspecto de ressecado.

Depois, vem o aspecto quebradiço. Pelas mesmas razões citadas seu fio fica fraco e opaco, então é mais fácil que sofra danos do sol, ou de temperaturas da água do chuveiro.

LEIA TAMBÉM:

Ir à praia. Saúde para sua alma, seu corpo e sua mente

Longos de doer, vem cá crespas, conheça esses penteados de abalar as estruturas.

Caso seu cabelo esteja descolorido ou com tinta, esse quadro é ainda pior, pois deixará poroso e elástico.

Se seus fios são cacheados, então adeus aquela finalização. Ele pode ficar oleoso demais e com friz demais, sem conseguir pegar definição ou o volume do jeito certo.

Além de aumentar a queda capilar e poder causar dermatites no couro cabeludo, ou inflamações no couro cabeludo, que acabam por favorecer a queda de cabelo.

Tudo isso por causa do estresse, então, se perceba mais, se ame mais.

Pois muitas pessoas pensam que tirar tempo para si e abrir mão de situações as quais são deletérias para o nosso emocional, mental e psicológico é um luxo.

Pelo contrário, é uma prioridade!




G M Rhaekyrion

Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

  

0 Comentários