Embora não existam evidências científicas conclusivas sobre a eficácia da hidroxicloroquina e cloroquina no tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a procura pelos medicamentos nas farmácias brasileiras aumentou consideravelmente após algumas pesquisas indicarem que os produtos apresentaram resultados promissores no enfrentamento da doença.

Diante disso, já há relatos de esgotamento dos estoques dos produtos em algumas farmácias, situação que levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA a enquadrar os medicamentos como de controle especial, ou seja, somente podem ser vendidos mediante apresentação de receita branca especial, em duas vias.


RELACIONADAS



A medida visa evitar que usuários das medicações não sejam desassistidos e que não haja desabastecimento do mercado.

Loading...

Como proceder a partir do novo enquadramento?

Hidroxicloroquina e cloroquina viram medicamentos controlados. Foto: scoopnest.com
Hidroxicloroquina e cloroquina viram medicamentos controlados. Foto: scoopnest.com

A classe médica já deve adotar o novo modelo estipulado pela ANVISA ao prescrever os medicamentos para os pacientes que efetivamente necessitam da utilização, os quais normalmente são receitados para pessoas com malária, lúpus e artrite reumatoide.

Com o novo enquadramento, as farmácias que realizarem a venda das medicações sem exigir as receitas adequadas cometem infração grave, e estão sujeitas às sanções previstas na legislação vigente.

Loading...

Durante o prazo de 30 dias, será permitida a utilização da receita simples na compra hidroxicloroquina e cloroquina para os pacientes que habitualmente fazem uso  das medicações, ficando o farmacêutico responsável pelo registro da receita e pelo controle do medicamento no momento da dispensação.

Ademais, não há nenhuma conclusão sobre os benefícios ou sobre a ação desses medicamentos no enfrentamento da Covid-19, bem como a utilização de qualquer medicação sem orientação médica pode representar graves riscos à saúde, portanto procure um especialista para obter o melhor tratamento para o seu caso.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui