Alagoas, Notícias

Covid-19: cartilha orienta sobre cuidados no retorno às atividades físicas em Alagoas

Covid-19: cartilha orienta sobre cuidados no retorno às atividades físicas

Devido às consequências provocada pela pandemia por COVID-19 no território alagoano desde março de 2020, o CEREST Regional Maceió elaborou uma cartilha com a finalidade de orientar o segmento de atividade desportivas e condicionamento físico.

Na cartilha contém medidas que visam proteção em ambientes abertos e fechados, afim de mitigar a disseminação da COVID-19 entre as pessoas que praticam exercícios físicos.

As orientações foram baseadas em portaria, notas técnicas do Ministério da Saúde e a cartilha desenvolvida pela Associação Brasileira das Academias (ACAD).

Loading...

As instruções podem ser seguidas tanto pelos profissionais de educação física/desportiva, quanto pelos clientes, em ambientes abertos ou fechados, após reabertura gradual dos ambientes para as práticas de atividade físicas.

Bruna Omena, enfermeira do Cerest e idealizadora da cartilha. Foto: Ascom/SMS
Bruna Omena, enfermeira do Cerest e idealizadora da cartilha. Foto: Ascom/SMS

A OMS recomenda o hábito da prática de atividades físicas diária, por estimular a saúde do corpo, da mente e prevenir o surgimento de diversas doença durante a pandemia.

“É importante lembrar também que em ambientes fechados, como academias e estúdios, recomenda-se que durante seu funcionamento, o estabelecimento faça de duas a três pausas por dia de 30 minutos para a limpeza geral e desinfecção. Os profissionais devem sempre estar usando os equipamentos de proteção individual e tendo cuidado para evitar aglomerações, principalmente nas atividades ao ar livre”. Destaca Bruna Omena, enfermeira do Cerest.

Etiqueta de Higiene Durante a Prática da Atividade Física

Covid-19: cartilha orienta sobre cuidados no retorno às atividades físicas
Covid-19: cartilha orienta sobre cuidados no retorno às atividades físicas
Loading...

O material traz ainda orientações sobre o uso e a higienização correta das máscaras reutilizáveis para evitar riscos de contaminação. Confira algumas recomendações presentes na cartilha:

  • Levar para sua atividade física objetos de uso pessoal, como: garrafa de água, toalha, e não compartilhar estes objetos com outras pessoas;
  • Realizar a limpeza dos materiais e equipamentos com álcool a 70% ou solução desinfetante de água sanitária, antes e após utilizá-los;
  • Limpar as mãos com álcool 70% ou água e sabão após tocar nos materiais e
    equipamentos no local da prática; antes de elevar às mãos aos olhos, boca e nariz;
  • Manter o distanciamento de 2 metros entre as pessoas;
  • Não utilizar bebedouros coletivos;
  • Evitar cumprimentos como: beijos, abraços, aperto de mãos, etc;

Realizar a limpeza com frequência das mãos, antes de iniciar e após as atividades físicas, após tossir ou espirrar, após utilizar o banheiro; com água e sabão ou álcool gel 70%. Secar com papel toalha e descartar o papel em lixo com tampa e dispositivo de pedal. Fonte: Ascom/SMS.

Loading...
Você pode gostar de
Tags: , ,

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu