Cronograma capilar. Veja porque não podemos segui-lo

Jobiany Oliveira - 23 de Julho de 2019 às 16:12:41 , atualizado ás 12:42 PM
Looks like you have blocked notifications!

O cronograma capilar está em grande evidência em nosso meio social. Hoje em dia com a internet tudo ficou mais fácil.

Mas, você já parou para pensar que este “milagre”capilar pode não ser a grande solução para seu cabelo ?


RELACIONADAS



Confira agora o porquê de não podermos seguir esta “receita de bolo” que tanta gente fala que vai fazer uma grande mudança em seus cabelos .

Cronograma capilar não. Qual é a necessidade do seu cabelo ?
Cronograma capilar. Veja porque não podemos segui-lo fonte belezaesaude

O primeiro passo para seguirmos um cronograma capilar é saber o que o nosso cabelo realmente precisa, tendo um bom diagnóstico e este terá que ser realizado por um profissional da área de cabelos como um tricologista por exemplo.

Será analisado se seu cabelo necessita de uma hidratação, reconstrução ou nutrição. A partir do momento que conseguimos diagnosticar qual é necessidade do seu cabelo tudo mudará !

Pois você não vai seguir uma simples “receita de bolo “, você irá ter um cronograma personalizado para sua necessidade capilar específica.

Pense conosco. Se colocarmos uma hidratação em um cabelo que ,na realidade , está precisando de uma nutrição, este cabelo não vai ter o que ele realmente necessita e , consequentemente, não irá resolver o problema.

Como podemos ter um diagnóstico correto ?

Podemos ter um diagnóstico correto com o uso de um aparelho chamado dermatoscópio que é elaborado para garantir uma excelente qualidade na visualização de imagens ampliadas em até 250 x ( a depender do aparelho) .

E, para que serve este aparelho ? Ele serve para termos uma maior precisão, vendo como está o seu couro cabeludo, olhando também seu comprimento para saber se este cabelo está poroso ou não , entre outros fatores.

Portanto, precisamos ir a um dermatologista ou um terapeuta capilar para termos um diagnóstico mais preciso. Também podemos fazer o teste de elasticidade capilar . Com ele podemos perceber o potencial do seu cabelo, o quanto este está precisando de uma reconstrução proteica , por exemplo.

Cronograma capilar não. Entendendo mais sobre a estrutura capilar
Cronograma capilar. Veja porque não podemos segui-lo fonte bellkey

Antes de mais nada , vamos abordar sobre as duas principais estruturas do nosso cabelo. Podemos dizer que o nosso cabelo apresenta duas partes, a parte viva ( folículo piloso ) e a parte morta ( fio ou haste ). Iremos falar sobre a parte morta dele. Vamos lá !

Cutícula : A cutícula é a parte mais externa do nosso fio tendo como principal função proteger o córtex de seu cabelo e criar uma barreira protetora para agentes químicos como a selagem ,por exemplo. Quando nossa cutícula abre o nosso cabelo começa a ficar poroso .

Córtex : O Córtex é uma parte interna da estrutura capilar que está localizado logo abaixo das camadas da cutícula sendo a camada intermediária. Seu principal objetivo é ser responsável pela resistência dos fios. Ele é o corpo e o coração da fibra capilar.

Devemos observar como o nosso cabelo se comporta

Quando estamos desidratados ou com falta de alguma vitamina , proteína ou até mesmo uma irregularidade hormonal, as nossas unhas e cabelos são os primeiros a sentirem este impacto. Dessa forma, observe sempre os sinais dados por seu cabelo.

Portanto, fique atento(a) como seu cabelo está se comportando ultimamente. Se ele está frágil, quebradiço ou até mesmo com um percentual de queda excessiva.

O cronograma capilar tem que estar de acordo com as suas necessidades. Então é importante você procurar um profissional da área.

Confira mais algumas dicas clicando aqui

fonte youtube

leia também : Você sabe o que é lavagem a seco ?

VEJA TAMBÉM



Postado por: Jobiany Oliveira
Olá meu nome é Jobiany Fontes. Sou estudante de Estética e Cosmética e sou apaixonada pelo mundo da saúde e beleza estética.