Realmente é possível curar diabetes com dietas para emagrecer? Quais os sintomas e os tipos de diabetes? Como diagnostica-lo e quais os tratamentos para prevenir e gerar mais saúde e bem-estar.

Primeiro de tudo, vamos saber o que e como funciona: a diabetes é doença crônica que impede o corpo de fabricar insulina ou não usa adequadamente a insulina que produz. Vale lembrar que os mais comuns, são do tipo 1 e 2.

Quais os tipos de diabetes e como emagrecer ajuda no tratamento?


RELACIONADAS



A diabetes não tem cura, mas é possível “conviver” com a doença. Basta seguir rigorosamente todas as etapas passadas por seu médico. Uma das coisas mais simples e indicadas para qualquer pessoa, em qualquer idade é a prática de exercícios físicos. Principalmente para os diabéticos.

A Diabetes tipo 1 são mais frequentes em adolescentes como também em crianças e são chamadas de doença autoimune. Nesse caso, as células betas são atacadas pelo sistema imunológico. Pra esse tipo, nenhuma insulina é liberada para o organismo.

Na diabetes tipo 2, é a mais comum entre a população “geralmente adultos acima dos 30 anos de idade. Raramente crianças”. Estima-se que 90% dos diagnosticados com o problema apresentam esse tipo.

A doença surge a partir do momento em que, o organismo já não consegue fabricar corretamente a insulina que produz. Se o organismo para de fabricar o hormônio para controlar a glicemia, é justamente quando esse tipo de diabetes aparece.

Vale destacar que existem os fatores genéticos para o surgimento do tipo 2. Muito comuns em pessoas acima do peso. É ai onde entra a importância de manter o peso ou emagrecer.

Além do tipo 1 e 2, existem ainda, a diabetes gestacional. A doença surge durante a gravidez e geralmente é diagnosticada nos exames de glicose. Ela surge durante o período da gravidez e pode ser diagnosticada nos exames de glicose, a partir do quinto mês de gestação.

Nesse caso, pode causar disfunção na produção e ação da insulina no corpo. Geralmente é causada em mulheres que não tem hábitos de alimentação saudáveis e que tem excesso de gorduras e açucares.

Os sintomas dessa diabete é praticamente iguais do tipo 2 e pode ser controlado ou tratado com alimentação adequada, além de exercícios físicos. E atenção, a doença desaparece quando o bebê nasce. “maioria dos casos, é necessário o uso de insulina para um controle adequado da glicose no sangue.”

Quais os sintomas da diabetes 1 e 2?

O que é o diabetes? - foto: reprodução
O que é o diabetes? – foto: reprodução

São vários os sintomas da doença, os principais são: emagrecimento, muita sede e fome como também bastante vontade de urinar.

Os sintomas apresentados por pessoas com diabetes tipo 1 são de fraqueza, fadiga, nervosismo, sede e fome excessiva, náusea e vômito, como também, muita vontade de urinar.

No tipo 2 a fome e sede excessiva são comuns, além de infecções frequentes, feridas que demoram a cicatrizar e a alteração visual “a vista embaça”, sem falar nos formigamentos nos pés e furúnculos.

Eu posso pegar diabetes de outra pessoa? É contagioso?

Quando a isso você pode ficar tranquilo pois, a doença não pode ser passada de pessoa para pessoa. Geralmente a diabetes é “transferida” geneticamente, claro que, existem casos da mãe ter diabetes mas não passar para o filho.

Porém, já no tipo 2, é preciso ficar atento pois, a doença pode ser desenvolvida em qualquer pessoa. Geralmente aquelas que comem muitas besteiras ou que são sedentárias ou que estão acima do peso.

Sugestão para nossos leitores que tem diabetes

Aos nossos queridos leitores que tem diabetes, sugerimos que façam com rotina os exames sugeridos por seu médico. É muito importante ter em casa o “medidor de glicemia”, como também o medidor de pressão. Cuide de sua saúde, pratique exercícios físicos com frequência.

Por ser um assunto bem extenso, vamos tratar mais na frente, sobre o mesmo tema, com dicas de exercícios e como se prevenir. Tudo de uma forma bem leiga “fácil de entender”. Você não tem diabetes? Então! Sugiro que evite alimentos com muito açúcar.

Prevenir é sempre o melhor caminho. Não esqueçam, a diabete não tem cura e sim tratamento para “conviver de forma tranquila” com a doença.

Confira também: Sucos naturais: Ajudam a emagrecer? Como eles reagem no organismo.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui