Se o Corinthians é considerado um dos principais times paulistas, isso não é novidade. O clube faz parte da elite do futebol paulista ao lado de Santos, são Paulo e Palmeiras.

Ao longo de seus 110 anos de histórias o Timão possui 2 mundiais, 1 Libertadores, 1 Recopa Sul-Americana, 7 Campeonatos Brasileiros, 3 copas do Brasil, 30 Campeonatos paulistas, dentre vários outros.


RELACIONADAS



Confira agora uma seleção com as maiores curiosidades sobre o Corinthians, aposto que nem o torcedor da Fiel conhecia todos esses fatos, confira o Top 15:

Top 15 Curiosidades sobre o Corinthians

#1 – O Jogador Mais Expulso do Corinthians

Curiosidades do Corinthians
Curiosidades do Corinthians – O Jogador Mais Expulso do Corinthians

O meia Marcelinho foi considerado o jogador que mais foi expulso de campo em jogos do Corinthians. Entre os anos de 1994-2001, Marcelinho foi expulso 19 vezes.

No entanto, o jogador ainda é muito bem falado nos dias de hoje, como um dos melhores meias que já passou pelo Timão.

#2 – O Atacante Mais Participativo do Coringão

Curiosidades do Corinthians: quase 110 anos de história e fatos marcantes
Curiosidades do Corinthians: quase 110 anos de história e fatos marcantes

O memorável Vaguinho, com mais de 551 participações em jogos pelo time do Corinthians, o jogador é lembrado até hoje como uma “fera” em campo. Vaguinho jogou no Timão entre os anos de 1971-1981.

#3 – O Histórico JeJum de Títulos do Corinthians

O Histórico JeJum de Títulos do Corinthians
O Histórico JeJum de Títulos do Corinthians

Após vencer o Palmeiras por 1 x 1, e levar o título do Campeonato Paulista de 1954, o Timão ficou quase 23 anos sem ganhar um único título, sendo considerado o maior jejum sofrido pelo time.

#4 – O icônico Mosqueteiro Mascote do Time

O icônico Mosqueteiro Mascote do Time
O icônico Mosqueteiro Mascote do Time

Diz a história, que após vencer uma partida de forma excepcional, o Corinthians ficou conhecido nos jornais de época como Mosqueteiros. Que fazia alusão a bravura, a garra e a vontade de vencer que o time levava ao campo.

Na época, a comparação foi feita pelo cronista Thomaz Mazzoni, da Gazeta Esportiva, em 1929. Que se deu após a vitória do Corinthians sobre o time argentino Barracas, emplacando 3 x 1.

#5 – A Primeira Camisa tinha as cores Bege e Preto

A Primeira Camisa tinha as cores Bege e Preto
A Primeira Camisa tinha as cores Bege e Preto

Isso mesmo, nem sempre a camisa do Timão carregou as cores que são vistas atualmente. No início de tudo, lá pelos anos de 1910, as cores das camisas eram bege e com detalhes em preto.

A mudança veio após uma partida na Liga Paulista Foot-Ball, onde os jogadores usavam as próprias camisas adquiridas, e como eram de baixo custo, as cores desbotavam.

Só então, de última hora antes do dia do jogo, com a costura das siglas ‘C’ e ‘, o Time do Povão assumiu as cores alvinegras, que em sequência se tornariam as cores oficiais do time.

#6 – O Treinador que mais esteve a frente do Corinthians

O Treinador que mais esteve a frente
O Treinador que mais esteve a frente

O inesquecível Oswaldo Brandão, ele que marcou o time desde a sua entrada em 1954, até o seu último ano no comando, em 1981.

Entre esses intervalos, Oswaldão comandou o time em 439 jogos, sendo considerado um dos grandes treinadores de todos os tempos.

E quem não fica pra trás é o Tite, com 378 jogos, mas deixou o Timão em 2013. Hoje, ele atua como técnico da Seleção Brasileira.

#7 – A Imagem do Gavião e a Torcida Corinthiana

A Imagem do Gavião
A Imagem do Gavião

Por muitas vezes, vários torcedores se perguntam sobre o porquê do uso simbólico do Gavião para representar o Corinthians, e não o Mosqueteiro.

O uso advém da maior torcida organizada do Brasil, a Gaviões da Fiel, que carrega o símbolo da ave em seus desfiles. Bem como, significa liberdade, poder, caçadores natos por natureza.

A ave é uma das mais temidas nos céus, com uma visão absolutamente aguçada, pode chegar a aproximadamente 160 km/h.

#8 – A nova Arena do Corinthians e o antigo Estádio Parque São Jorge

A nova Arena do Corinthians
A nova Arena do Corinthians

Essa mudança aconteceu devido aos grandes números de visitantes que eventualmente lotavam o antigo estádio. Tendo o Parque São Jorge lotação máxima para 16.000 visitantes.

Vista a necessidade de um local maior, a nova Arena do Corinthians começou a ser construída, ficando pronta em 2014, trazendo mais conforto e espaço, com vagas para 48.000 torcedores, mais que o dobro do antigo.

Do mesmo modo, o Parque São Jorge ainda é considerado por muitos a ‘Casa do Corinthians’, por carregar muita história do Timão, não deixou de ser ponto histórico para muitos torcedores. de carteirinha.

#9 – Escudo Corinthians é eleito o mais bonito do Futebol Brasileiro

Escudo Corinthians é eleito o mais bonito do Futebol Brasileiro
Escudo Corinthians é eleito o mais bonito do Futebol Brasileiro

Em disparada, através de uma pesquisa feita com estrangeiros sobre os times brasileiros, o Corinthians recebeu o título de ‘escudo mais bonito’ entre os times do Brasil.

Além disso, curiosamente, o escudo possui mais que as cores preto, branco e vermelho; possui as cores azul e amarelo presentes em sua pintura. Muitas vezes, esses detalhes passam despercebidos por serem tão minuciosos.

# 10 – O Primeiro Título do Corinthians no Campeonato Paulista

 O Primeiro Título
O Primeiro Título

Aconteceu em 1914, o Sport Club Corinthians Paulista participava da décima terceira edição dos jogos paulistanos filiados a Liga Paulista de Futebol, junto de outros sete times.

Por fim, a conquista do título veio no dia 15 de novembro, quando o Corinthians venceu o Luzitano por 3 x 0, levando o primeiro título oficial da história corinthiana.

# 11 – Nomes Alternativos que seriam dados ao Corinthians

Nomes Alternativos que seriam dados ao Corinthians
Nomes Alternativos que seriam dados ao Corinthians

De início, o time ainda precisava de um nome, e reza a lenda, que entre os membros, haviam dois nomes cotados para o Timão: Santos Dumont ou Carlos Gomes.

Os nomes seriam uma homenagem ao “Pai da Aviação”, o aeronauta brasileiro Santos Dumont, ou o paulista Carlos Gomes, um compositor de ópera famoso na época.

Ao final, acabou recebendo o nome de Corinthians, mas com ‘s’, retratados pela imprensa como “Corinthian’s Team”, pela inspiração que os fundadores do time tiveram com o futebol do Corinthian FC de Londres.

# 12 – A Maior Goleada dada pelo Corinthians em sua História

A Maior Goleada dada pelo Corinthians em sua História
A Maior Goleada dada pelo Corinthians em sua História

Esse marco, que ainda hoje é a maior goleada feita pelo Corinthians, aconteceu em 1920, na Vila Belmiro, na casa do Santos.

Por fim, o que o Peixe não esperava, eram as inúmeras estocadas dada pelo Mosqueteiro corinthiano, que venceu a partida por 11 x 0.

E ainda nessa partida, depois de 10 gols marcados pelo Corinthians, teve direito até a gol contra e intencional por parte do jogador do Santos, Ary Patusca, que foi expulso por atitude anti-desportiva após chutar a bola no próprio gol.

# 13 – A Maior Derrota sofrida pelo Corinthians em sua História

A Maior Derrota sofrida
A Maior Derrota sofrida

Aconteceu em 2003, pela trigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro, dentro do Estádio Alfredo Jaconi. Nesse jogo, o Corinthians acabou perdendo contra o Juventude.

No dia 28 de setembro, um domingo a tarde, o placar final do jogo fechou em Juventude 6 x 1 Corinthians, em um jogo fora de casa. Um dia triste para muitos torcedores alvinegros.

# 14 – O Maior Memorial do Corinthians do Mundo

Maior Memorial
Maior Memorial

Fica na antiga casa do clube, dentro do Parque São José, em São Paulo. Lá, um verdadeiro museu que guarda a história e as relíquias do Sport Club Corinthians Paulista.

Vale a pena conferir. Com entradas bastante acessíveis, qualquer pessoa pode visitar o Memorial do Corinthians.

# 15 – O Corinthians vai Além dos Campos de Futebol

Além dos Campos de Futebol
Além dos Campos de Futebol

Você sabia que já são mais de 30 atividades competitivas associadas aos clubes do Corinthians? E que incluem desde o clube de Xadrez até o clube de Box?

Visto que, o Sport Club Corinthians Paulista possui uma vasta diversidade de esportes associados aos clubes, neste link, você confere a lista completa de esportes competitivos terrestres.

Então, além de ser um torcedor apaixonado, você também tem a chance de se tornar um profissional pelo seu esporte e time do coração.

Bônus – A história do Timão

O Sport Club Corinthians Paulista, foi fundado em 31 de agosto de 1910, através de uma iniciativa feita por 5 operários moradores do bairro Bom Retiro, em São Paulo.

Conta a história, que sob a luz de lampiões, os cinco operários e mais oito colegas moradores do bairro, foram convidados e se tornaram os primeiros sócios-fundadores do clube, que até então, ainda não possuía alcunha.

E só então, com a nomeação do primeiro presidente do clube, representado pelo alfaiate italiano Miguel Bataglia, o Corinthians teria sido nomeado e marcado com a seguinte frase do Miguel:

“O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time.”
Escudo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, feito por Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador do Corinthians, data do ano de 1922  - foto: reprodução
Escudo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, feito por Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador do Corinthians, data do ano de 1922 – foto: reprodução

Como resultado dessa frase, até hoje o Corinthians é também conhecido como o “Time do Povão”, com mais de 27 milhões de torcedores em todo o mundo.

E essas foram apenas algumas curiosidades do Corinthians. Para receber mais matérias sobre o Corinthians, se inscreva no site A Folha Hoje e receba as notificações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui