Curiosidades que poucos torcedores conhecem sobre o Flamengo



O Flamengo viveu um 2019 mágico, conquistando o Brasileirão e a Libertadores no mesmo ano. Alcançando um feito inédito, que até mesmo o Santos de Pelé não conseguiu.
Felipe Dantas - 02 de Junho de 2020 às 15:00:00 , atualizado ás 9:47 AM

O Flamengo viveu um 2019 mágico, conquistando o Brasileirão e a Libertadores no mesmo ano. Alcançando um feito inédito, que até mesmo o Santos de Pelé não conseguiu.

Esse novo Flamengo, cheio de dinheiro, muito bem administrado e que vem jogando um futebol primoroso que há anos não se via no Brasil, não nasceu da noite para o dia.


RELACIONADAS



O processo de reestruturação começou com a gestão de Bandeira de Melo, que mudou a administração do clube e equilibrou as finanças. Logo depois, Landim e Marcos Braz contrataram o Mister, Jorge Jesus e acertaram em todas as contratações.

Desse modo, muitos rubro-negros tiveram sua paixão pelo Flamengo reacendida e estão empolgados com o momento vivido pelo clube. Por onde você passa o Flamengo é assunto, tanto dos torcedores, quanto dos rivais, que morrem de inveja.

Pensando em você, nós elaboramos uma lista de curiosidades super interessantes. Assim, você pode comentar na sua roda de amigos e provar o quão apaixonado você é pelo Mengão!

O primeiro esporte não foi o futebol

Final do estadual de Remo 2019 – Foto: Flamengo

A princípio o Clube Regatas do Flamengo participava apenas de competições de Remo. Então, em 1911 alguns sócios do Fluminense tiverem um desentendimento com a diretoria e abandonaram as laranjeiras.

Como resultado, eles se juntaram ao Flamengo e em uma noite de Natal criaram o Departamento de Esportes Terrestres, assim, o Mengão começou a disputar os torneios de futebol.

Primeiras cores

Parece loucura pensar no Flamengo sem as cores vermelho e preto, mas no início não foi assim. Em 1985, quando a primeira bandeira foi criada, as cores eram azul e dourado, porém essas cores desbotavam muito e a diretoria decidiu trocar para os tradicionais vermelho preto.

Hino oficial

A grande maioria pensa que o “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo…” é o hino oficial, mas na verdade é o mais popular. O hino oficial do clube foi composto pelo ex-goleiro do clube e jornalista Paulo Magalhães.

O hino oficial do Flamengo lhe demonstra como “campeão da terra e mar”, fazendo alusão ao time que foi campeão carioca de futebol em 1914 e de remo em 1916.

Amistosos contra a Seleção Brasileira

6 de Outubro de 1976 – Amistoso – Estádio Maracanã – Flamengo 2 x 0 Brasil

Hoje em dia é fácil de imaginar o Flamengo enfrentando a seleção brasileira, mas antigamente o Brasil tinha verdadeiros timaços e o rubro-negro chegou a enfrentá-los.

Na história o Mengão já enfrentou a seleção brasileira em 3 oportunidades e nunca perdeu um jogo, são 3 jogos, sendo duas vitórias e um empate.

Era mais vitoriosa

Embora os dias atuais encham o torcedor de esperança com um Flamengo cada vez mais dominante no futebol brasileiro e sul-americano, foi a época de Zico a mais vitoriosa.

O Mengão contava com uma verdadeira seleção e dominou o futebol entre 1980 e 1987, nesse período foram conquistados 4 brasileiros, uma libertadores e um mundial.

Tricampeonato carioca sob o Vasco da Gama

As brincadeiras e zoações fazem parte do futebol e são uma das melhores partes deste esporte. Assim, praticamente todo flamenguista já chamou em algum momento da sua vida um vascaíno de vice.

Podemos dizer que entre 1999 e 2001 a “zueira” passou dos limites, isso porque em 2001 o Mengão conquistou o Campeonato Carioca por três anos seguidos, e todos sob o Vasco.

Em 2001, o Flamengo conseguiu o feito de tornar o Vasco “tri-vice” do Mengão e o melhor de tudo com um golaço de falta marcado por Petkovic aos 42 do segundo tempo. Sendo um jogo que nenhum flamenguista de respeito pode esquecer!

Maior público

O Flamengo é o time com a maior torcida do mundo, são cerca de 42 milhões de rubro-negros espalhados pelo mundo. Assim, seria justo o clube também possuir o maior público em um estádio.

Em 1963 pela final do Campeonato Carioca, o clássico Fla-Flu reuniu o maior público da história do futebol. Foram 194,603 presentes no estádio do Maracanã. O jogo terminou empatado em 0 a 0, o resultado rendeu mais um título ao Flamengo.

Rei do Rio

Estádio Maracanã

É possível notar várias bandeiras no Maracanã em dias de jogo com a frase “Rei do Rio”, que faz alusão ao domínio do Flamengo em seu estado.

Confira agora o porque da hegemonia rubro-negra sob seus rivais:

  • Campeonato Carioca: 35 títulos (maior campeão)
  • Campeonato Brasileiro: 7 títulos (maior campeão)
  • Copa Libertadores: 2 títulos (maior campeão)
  • Copa do Brasil: 3 títulos (maior campeão)
  • Mundial: 1 título (maior campeão)

O Mengão é gigante! Nesse sentido, agora rubro-negro você conhece muito da história do Flamengo e pode sair espalhando seu conhecimento com seus amigos e rivais. SRN!!

VEJA TAMBÉM



Postado por: Felipe Dantas
Filho de Deus, apaixonado por futebol e entusiasta do mundo gamer.